SESI

Serviço Social da Indústria do Estado do Paraná

 

clique para ampliar clique para ampliarPrimeira Logomarca do SESI (Foto: Centro de Memória)

Em 25 de junho de 1946, foi editado o Decreto-lei 9.403 que atribuía à Confederação Nacional da Indústria (CNI) a criação do Serviço Social da Indústria, o Sesi. Era o resultado da convicção de diversos empresários, entre eles Roberto Simonsem, de São Paulo e Euvaldo Lodi, do Rio de Janeiro, de que o crescimento do país exigia tranquilidade social, solidariedade entre empregados e patrões.

O Serviço Social da Indústria Sesi apoia as empresas industriais nas suas iniciativas voltadas a promover a qualidade de vida dos trabalhadores e dependentes, com foco na educação, cultura, esporte e lazer, saúde e segurança no trabalho e estimular a gestão socialmente responsável.

O Sesi tem forte presença na saúde e segurança no trabalho, seja com programas de apoio às empresas na adequação às Normas Regulamentadoras, seja com ações de educação para a prevenção de doenças e acidentes e promoção da saúde do trabalhador.

A Rede Sesi Educação oferece escolarização para trabalhadores das indústrias e educação infantil, ensino fundamental e ensino médio para filhos de industriários e de famílias da comunidade na qual a indústria se insere.

Os produtos e serviços da área de cultura, esporte e lazer criam mecanismos inovadores para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador.

Também presta orientação em ações e projetos de responsabilidade social corporativa, que valorizam o relacionamento ético entre empresa, trabalhadores e a comunidade.

O Sesi Paraná presta efetiva colaboração para que a indústria alcance competitividade e cumpra o seu papel social de crescer, de forma consciente e sustentável. A entidade conta com uma completa infra-estrutura de atendimento em todo o Paraná.

Missão

"Contribuir para o fortalecimento da indústria e o exercício de sua responsabilidade social, prestando serviços integrados de educação, saúde e lazer, com vistas à melhoria da qualidade de vida para o trabalho e ao desenvolvimento sustentável."

Entre os programas e ações do Sesi PR merecem destaque:

Saúde e Segurança no Trabalho;

Programa Sesi/Senai de Redução de Acidentes - PRAT;

Colégio Sesi;

Educação do Trabalhador;

Inclusão Digital Itinerante;

Atividade Física na Empresa;

Gestão Social;

Cartão Sesi;

Empreendedorismo Social;

Sesi Cultural.

Saiba mais aqui sobre as ações atuais do Sesi Paraná.

Centro de Memória do Sistema Fiep
Avenida Cândido de Abreu, 200 - 1° andar | Curitiba | Paraná | Fone: 41 3271-9317 e 41 3271-9065

A Rede de Participa��o Pol�tica, apartid�ria, prioriza o debate democr�tico, com respeito � diverg�ncia de id�ias e liberdade de express�o.Para que todos tenham oportunidade de expor seus pontos de vista. dentro de princ�pios �ticos, seguem algumas orienta��es: 1) N�o ser� permitido nenhum tipo de campanha, seja partid�ria ou comercial; 2) N�o ser�o tolerados textos com teor pornogr�fico ou que sejam ofensivos a qualquer participante; 3) Todos os textos ser�o de responsabilidade dos seus respectivos emitentes; 4) Os administradores do site t�m autonomia para retirar do ar qualquer opini�o que fuja do contexto �tico e democr�tico do debate.