Eventos Histˇricos SESI

Rainha da Indústria

Proporcionando o lazer, o SESI Paraná promovia entre suas festividades desde 1967 o "Concurso Rainha das Sociedades Operárias de Curitiba", primeiro nome dado ao evento, o qual em 1972 foi substituído pelo "Concurso Rainha da Indústria", num baile de confraternização ao qual compareciam empregados e empregadores.

Como parte integrante da programação oficial do "Dia da Indústria", o concurso visava, principalmente, premiar a mulher que trabalhava na indústria, como uma homenagem especial à sua contribuição para o progresso e desenvolvimento do Estado. Assim, cultuando a beleza, como nos tempos gregos, industriais e industriários, realizavam uma festa tradicional.

Um evento tradicional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e do Serviço Social da Indústria (SESI), em conjunto inicialmente com o jornal Tribuna do Paraná e, posteriormente, realizada parceria também com o jornal O Estado do Paraná.  

As candidatas vencedoras e seus respectivos clubes representantes recebiam medalhas e troféus, oferecidos pelos promotores do concurso e por indústrias paranaenses e curitibanas. Além disso, havia um troféu de posse transitória, ou seja, ficava com o clube vencedor até o próximo evento, o qual elegeria a nova candidata e sociedade vencedora, e o troféu seria então passado a nova vencedora, de forma sucessiva, entretanto, após a terceira vitória de um mesmo clube o troféu tornava-se efetivo desde clube. 

Com o passar dos anos, o nome do concurso foi se modificando, e sendo adaptado com as novas perspectivas e atividades do Sesi. O concurso começou com o nome de "Rainha do Carnaval das Sociedades Operárias", no qual era nomeada a rainha e suas princesas, posteriormente, passando ao nome de "Rainha das Sociedades Operárias Beneficentes de Curitiba" em 1967, e também, "Rainha das Sociedades Operárias de Curitiba". Já em 1972 torna-se efetivamente o concurso "Rainha da Indústria", entretanto, tem seu cancelamento no ano de 1979, e é substituído em 1981 pela "Mostra de Artes da Família Industriaria do Paraná", que finaliza seu ciclo em 1984.

No ano de 1984 retorna o concurso da Rainha da Industria na cidade de Irati, e a partir de então, inicia-se o ciclo do concurso da "Rainha dos Jogos", realizado apenas nas cidades do interior do estado do Paraná até os dias atuais.

Veja aqui a lista de denominações deste evento ao longo dos anos e algumas rainhas premiadas.

Ação Global

SESI, Rede Globo e seus parceiros em 1991 realizaram a primeira Ação Global em Minas Gerais. Em 1996 ela ganhou dimensão nacional ofertando para a sociedade em um único dia e local, diversos serviços que transformam a vida de milhões de pessoas.

No Paraná, sua primeira edição foi realizada no ano de 1996, apoiado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), pela Rede Globo e Rede Paranaense de Televisão, a Ação Global é um mutirão de serviços de cidadania, saúde, educação e lazer e tudo isso ao som de música ao vivo. Desde 1995, a Ação Global já beneficiou mais de 12,4 milhões de pessoas e prestou 26 milhões de atendimentos. Por seu impacto e abrangência, a iniciativa tem funcionado como um termômetro das necessidades da população brasileira. Em 2008, o tema foi "Um Brasil de Cidadania".

No Paraná já foram realizadas 14 edições da Ação Global, muitas pessoas já foram atendidas, sendo que muitas delas nunca tiveram uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF ou título de eleitor e puderam, finalmente, passar a fazer parte das estatísticas oficiais do país. Viabilizou-se também a união pelo casamento, o que custa caro para qualquer um.

Quem normalmente não tem chance de ir ao médico ou dentista, recebe consultas e orientações gratuitamente. Sendo que, na última edição do evento no estado, um grupo de 50 mulheres continuou recebendo acompanhamento médico, após exame ginecológico.

Por sua dimensão e seu impacto a Ação Global tem funcionado como um termômetro das necessidades da população. Deste modo, o SESI tem estimulado outras empresas a criarem programas de responsabilidade social, além de ajudar na criação de políticas públicas.

Descrição:

1. Contribuir na minimização de carências sociais da população menos abastada, como também em sua inclusão social;
2. Formar parcerias com intuições que compõem as diversas esferas da sociedade e do voluntariado;
3. Apoiar a indústria no exercício de sua responsabilidade social;
4. Incentivar o investimento social privado;
5. Informar/mobilizar os segmentos populacionais mais pobres, com vistas à inclusão social e construção da cidadania;
6. Informar/mobilizar a sociedade no sentido de incorporar e internalizar o conceito de responsabilidade social, nas dimensões individual e coletiva;
7. Facilitar aos segmentos populacionais mais pobres o acesso a bens e serviços sociais básicos sem qualquer custo.

Veja aqui a lista dos números das ações realizadas no Paraná.

Veja aqui os números das ações de todo o Brasil. 

Campanha Operário Padrão

Teve o seu início em 1955 quando O Globo (jornal da época) lançou uma Campanha com o nome de Operário Padrão, no artigo da 1ª página em 7 de outubro.

No ano de 1956 o SESI e O GLOBO fazem um acordo de realizarem a Campanha em conjunto, em âmbito nacional, com a escolha de representantes nos diversos Estados da Federação e posterior encontro dos eleitos no Rio de Janeiro (Distrito Federal).

Denominações em Nível Nacional

1955 - Lançamento da Campanha do Operário Padrão

1956 - 1ª Campanha do Operário Padrão

1957 a 1963 - Por determinação do Departamento Nacional não houve a realização deste concurso durante este período.

1964 a 1986 - Campanha do Operário Padrão

1987 a 1995 - Operário Padrão

Denominações no Paraná

1956 - Operário Padrão

1957 a 1963 - Por determinação do Departamento Nacional não houve a  realização deste concurso durante este período.

1964 a 1973 - Concurso Trabalhador Padrão do Paraná

1974 a 1988 - Campanha Operário Padrão do Paraná

1989 a 1995 - Campanha Operário Paraná

Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho

Durante muitos anos o SESI estimulou a premiação de um trabalhador-Operário Brasil - cuja história traduzisse a importância dos industriários.

A partir de 1996 a premiação é para uma empresa que valorize as relações de trabalho, enfatizando o interesse comum existente entre os membros de uma mesma organização.

Assim o Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho é a síntese de uma nova interpretação das relações dentro da empresa.

Veja aqui as premiações.

Veja aqui uma pesquisa histórica de retrospectiva da Campanha Operário Padrão a nível Nacional.

Coment´┐Żrios - Deixe seu coment´┐Żrio

por Herbalist - Sexta-feira, 12 de Agosto de 2016 - 05:41:10 - Comentar

obat untuk kelenjar getah bening amazon Plus Mengatasi Penyakit Kanker Kelenjar Getah Bening
Caranya kerja Obat tradisonal alami Sakit Kanker Kelenjar Getah Bening amazon plus dalam bisa menyembuhkan kanker kelenjar getah bening yaitu sebagai penjelajah ke seluruh organ tubuh kita, menumpas bakteri dan zat radikal bebas. Xanthones di dalam kulit buahmanggis, kaya akan anti-oksidan tinggi, yang bertugas memberantas bakteri, virus juga mengatasi sel kanker yang muncul di bagian tubuh kita, sedangkan fungsi buah anggur dan buah apel untuk membersihkan sisa penumpasankanker oleh zat xanthone.

Kanker Prostat biasanya dialami kebanyakan laki-laki ini sampai saat ini belum ditemukan obat yang mampu menyembuhkannya. Berbagai survey baik medis maupun non medis masih belum berhasil menemukan ramuan obat yang pas untuk mengobati Penyakit Kanker Prostat yang masih menjadi bayang-bayang bagi kebanyakan pria ini. Tapi sekarang sudah hadir obat herbal prostat amazon Plus yang telah menerima berbagai kesaksian penyembuhan dari para pasien kanker prostat ini, tentu saja dari berbagai daerah di Negara Indonesia setelah minum amazon Plus.

pengobatan kanker hati secara alami amazon Plus salah satu Obat Herbal yang dibuat menggunakan bahan-bahan dari alam dengan komposisi ekstrak kulit buah manggis, bunga roselle, anggur, apel serta menggunakan madu sebagai sebagai pengawet asli. Berdasarkan survey para pakar, sudah membuktikan kandungan senyawa zat xanthone pada kulit buah manggis memiliki antioksidan yang dapat menghalang radikal bebas. Selain itu fungsi pertama zan xanthone ini sebagai anti-virus, menghambat tumbuhnya sel kanker di dalam tubuh serta membunuh sel kanker hingga tuntas.


Deixe seu coment´┐Żrio





Site Seu blog ou p´┐Żgina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr´┐Żtica do debate respons´┐Żvel. S´┐Żo abertos a todo tipo de opini´┐Żo. Mas n´┐Żo aceitam ofensas. Ser´┐Żo deletados coment´┐Żrios contendo insulto, difama´┐Ż´┐Żo ou manifesta´┐Ż´┐Żes de ´┐Żdio e preconceito;
2. S´┐Żo um espa´┐Żo para troca de id´┐Żias, e todo leitor deve se sentir ´┐Ż vontade para expressar a sua. N´┐Żo ser´┐Żo tolerados ataques pessoais, amea´┐Żas, exposi´┐Ż´┐Żo da privacidade alheia, persegui´┐Ż´┐Żes (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment´┐Żrios e pelo impacto por ele causado; informa´┐Ż´┐Żes equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss´┐Żes transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n´┐Żo se disp´┐Żem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n´┐Żo se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg´┐Żncias, que acreditamos pr´┐Żprias de qualquer debate de id´┐Żias.

 Aceito receber comunica´┐Ż´┐Żo da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Centro de Memória do Sistema Fiep
Avenida Cândido de Abreu, 200 - 1° andar | Curitiba | Paraná | Fone: 41 3271-9317 e 41 3271-9065

A Rede de Participa´┐Ż´┐Żo Pol´┐Żtica, apartid´┐Żria, prioriza o debate democr´┐Żtico, com respeito ´┐Ż diverg´┐Żncia de id´┐Żias e liberdade de express´┐Żo.Para que todos tenham oportunidade de expor seus pontos de vista. dentro de princ´┐Żpios ´┐Żticos, seguem algumas orienta´┐Ż´┐Żes: 1) N´┐Żo ser´┐Ż permitido nenhum tipo de campanha, seja partid´┐Żria ou comercial; 2) N´┐Żo ser´┐Żo tolerados textos com teor pornogr´┐Żfico ou que sejam ofensivos a qualquer participante; 3) Todos os textos ser´┐Żo de responsabilidade dos seus respectivos emitentes; 4) Os administradores do site t´┐Żm autonomia para retirar do ar qualquer opini´┐Żo que fuja do contexto ´┐Żtico e democr´┐Żtico do debate.