SENAI

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

 

clique para ampliar clique
            para ampliarPrimeira Logomarca Senai (Foto: Centro de Memória)

Criado no Paraná em 12 de março de 1943, como entidade do Sistema FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná - em pleno Estado Novo, do presidente Getúlio Vargas, o SENAI é uma entidade de direito privado organizada pelo empresariado industrial, através da CNI - Confederação Nacional da Indústria - e pelas federações de indústrias, nos estados, cresceu, evoluiu e se desenvolveu oferecendo atendimento às necessidades de formação de mão-de-obra qualificada para o setor industrial. No início da década de 40, o cenário político-econômico no Brasil e no mundo era bem diferente do atual. Com cerca de 1,25 milhão de habitantes, o Paraná possuía um parque industrial ainda em formação. Hoje, com 10,28 milhões de habitantes, o Estado conta com 40 mil indústrias, que geram 500 mil empregos diretos.

Com atuação em todo o território nacional, o Senai visa a atender às necessidades de qualificação de profissionais para os setores industriais e atividades assemelhadas, incluindo serviços industriais de utilidade pública, serviços de reparação, conservação e manutenção, comunicação e pesca.

No Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi criado em 22 de janeiro de 1942, pelo Decreto-Lei nº 4048. Em meio à Segunda Guerra Mundial e com baixa produção industrial, quase tudo era importado no país. Por isso, o Brasil se lançou em um grande esforço de industrialização. Um ano depois o SENAI estava organizado nacionalmente, em 10 regiões. Em Curitiba, estabelecia-se a sede da Delegacia da 7ª Região Administrativa, que abrangia Paraná e Santa Catarina. O desmembramento aconteceu em dezembro de 1953, com a instalação do Departamento Regional do SENAI do Paraná.

Em busca do desenvolvimento sustentável, o SENAI se expandiu pelo território paranaense ao longo dos anos, promovendo a educação para o trabalho e a cidadania através de cursos de Aprendizagem Industrial, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, Técnicos, Pós-Graduação e, agora, Mestrado Profissional e desenvolvendo serviços técnicos e tecnológicos.

Alinhado às políticas de desenvolvimento do estado, o SENAI do Paraná vem desenvolvendo projetos de vertente tecnológica, gestão de recursos humanos, reconfiguração dos espaços físicos, gestão da qualidade, redefinição da filosofia da educação profissional, sempre com o intuito de promover investimentos sólidos e assegurar o atendimento das demandas do setor produtivo industrial.

Cumprindo sua missão, o SENAI Paraná desenvolve serviços técnicos e tecnológicos atendendo empresas em assistência técnica, na produção e disseminação de informação, na adequação, geração e difusão de tecnologias.

Alinhando políticas de desenvolvimento e implementando projetos de vertente tecnológica, o SENAI Paraná tem o seu processo conduzido por sistemas de gestão que lhe confere confiabilidade e qualidade no atendimento à satisfação de seus clientes.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Paraná prioriza a criação de soluções técnicas, tecnológicas e educacionais para atender expectativas de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Seus principais objetivos são formar, capacitar e qualificar profissionais de diversos segmentos industriais, além de promover a melhoria competitiva do processo produtivo.

Com a Rede de Tecnologia do Paraná (Retec), o SENAI oferece soluções para micro e pequenas empresas nas áreas de tecnologia e gestão.

RETEC - Operada pelo Sistema Fiep por meio do SENAI, a Retec oferece desde a sua criação, em junho de 2004, informações e soluções de nível técnico ou de gestão para micro, pequenas e médias empresas e também para futuros empreendedores de todo o Paraná. Fornece informações sobre a abertura de um novo empreendimento e esclarecimentos técnicos sobre processos ou produtos, desenvolvimento ou melhoria de processos ou produtos e abertura de mercado. Alguns atendimentos também são feitos através de clínicas tecnológicas, nas quais a Retec disponibiliza especialistas nacionais e estrangeiros para promover consultorias técnicas e tecnológicas, individuais ou em grupo com profissionais e empresários de diferentes setores industriais.

MISSÃO

"Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Brasileira."

Saiba mais aqui das ações do SENAI Paraná.

Centro de Memória do Sistema Fiep
Avenida Cândido de Abreu, 200 - 1° andar | Curitiba | Paraná | Fone: 41 3271-9317 e 41 3271-9065

A Rede de Participa��o Pol�tica, apartid�ria, prioriza o debate democr�tico, com respeito � diverg�ncia de id�ias e liberdade de express�o.Para que todos tenham oportunidade de expor seus pontos de vista. dentro de princ�pios �ticos, seguem algumas orienta��es: 1) N�o ser� permitido nenhum tipo de campanha, seja partid�ria ou comercial; 2) N�o ser�o tolerados textos com teor pornogr�fico ou que sejam ofensivos a qualquer participante; 3) Todos os textos ser�o de responsabilidade dos seus respectivos emitentes; 4) Os administradores do site t�m autonomia para retirar do ar qualquer opini�o que fuja do contexto �tico e democr�tico do debate.