Apresentação

A memória das Instituições é formada pela memória de todos nós e pelo que contribuímos de melhor, com o nosso trabalho, para elas.

A meta é de mostrar para a comunidade paranaense, em especial ao empresariado, a importância e o valor das ações desenvolvidas até o presente momento pelas Entidades do Sistema Fiep, na busca de melhores condições econômicas e sociais para o trabalhador. 

Entre as Entidades que formam o Sistema Fiep, o Sesi/PR foi o pioneiro na criação de um espaço destinado à guarda de sua memória, nos idos da década de 1970. Este espaço estava localizado em uma sala na Biblioteca Dr. Milton Ferreira do Amaral, na Avenida Cândido de Abreu, 200 - Térreo - Curitiba - Paraná.

Já o Senai, na década de 80, fazia a guarda do material de forma assistemática, num grande armário da área de Educação Tecnológica, situada na Rua Chile, 1678 - Curitiba - Paraná.

Para fazer a integração dos dados históricos dessas instituições, bem como da Fiep e do IEL, foi criado o Centro de Memória do Sistema Fiep.

Inaugurado em 24 de maio de 1999, esteve localizado por 11 anos no Cietep, Avenida Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - Curitiba Paraná,  contudo, desde abril de 2012 ele está localizado na Avenida Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - Curitiba - Paraná.

Missão
Buscar a formação de um cenário vivo, que eternize os fatos históricos presentes na trajetória do Sistema Fiep ao longo do tempo, e gerenciar seus dados históricos, documentos e objetos resgatados, coligidos na organização e armazenamento, produzindo um acervo que constitui a materialização da nossa história.

Visão
Conduzir e promover a visibilidade da importância da preservação histórica do Sistema Fiep e das Entidades que o compõem (Sesi, Senai e IEL) no contexto sócio-econômico-cultural do Estado do Paraná. 

Princípios

Entende-se o ato de preservar como um instrumento de cidadania, como um ato político e, assim sendo, um ato transformador. Ele pressupõe um processo de continuidade, que nos leva a recriar e a reconstruir, a partir de um referencial. Sem o confronto passado/presente será difícil entender o patrimônio cultural como produto e o homem como sujeito da história. Assim, o Centro de Memória do Sistema Fiep do Paraná tem por princípios:

Consciência da necessidade de preservação da história no contexto sócio-econômico-cultural do Estado do Paraná;

  • Preservação da Memória dos fatos históricos presentes na trajetória do Sistema Fiep;
  • Fornecer para usuários, internos e externos, informações históricas das Entidades que compõe o Sistema Fiep, para fins didático e organizacional;
  • Armazenamento e organização de materiais em diversos meios que representam a memória da organização;
  • Realizar a busca e disseminação de dados e informações históricas das entidades que representa.

Centro de Memória do Sistema Fiep
Avenida Cândido de Abreu, 200 - 1° andar | Curitiba | Paraná | Fone: 41 3271-9317 e 41 3271-9065

A Rede de Participa��o Pol�tica, apartid�ria, prioriza o debate democr�tico, com respeito � diverg�ncia de id�ias e liberdade de express�o.Para que todos tenham oportunidade de expor seus pontos de vista. dentro de princ�pios �ticos, seguem algumas orienta��es: 1) N�o ser� permitido nenhum tipo de campanha, seja partid�ria ou comercial; 2) N�o ser�o tolerados textos com teor pornogr�fico ou que sejam ofensivos a qualquer participante; 3) Todos os textos ser�o de responsabilidade dos seus respectivos emitentes; 4) Os administradores do site t�m autonomia para retirar do ar qualquer opini�o que fuja do contexto �tico e democr�tico do debate.