Eventos Históricos

I TORNEIO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Departamento Nacional do SENAI promoveu, em 1982, o I Torneio Nacional de Formação Profissional, como parte das comemorações pelos seus 40 anos. Nele concorreram os alunos concluintes de Tornearia e Ajustagem de todos os Departamentos Regionais do Brasil.

FASES

O Concurso teve duas fases distintas: Regional e Nacional.

Na fase Regional, todos os alunos que preenchiam o pré-requisito fizeram suas provas teóricas e práticas.

No Paraná, sagrou-se campeã a Escola de Telêmaco Borba, que coincidentemente venceu ambas as provas: a de Tornearia e a de Ajustagem.

A fase Nacional foi realizada no Rio de Janeiro. Nela, os alunos Luiz Gustavo Barbosa, de Tornearia, e Marcos Aurélio Calaj, de Ajustagem, representaram o Paraná.

RESULTADOS

Os três primeiros colocados foram os seguintes:

Tornearia:

1º - Moises Azevedo Dutra, Rio de Janeiro;

2º - Edílson Moreira Silva, Pernambuco;

3º - Everaldo Ferreira Barbosa, São Paulo.

Ajustagem:

1º - João Benedito Pereira, Minas Gerais;

2º - Eduardo Miota Carona, São Paulo;

3º - João Batista Assumpção Rocha, Rio de Janeiro.

CLASSIFICAÇÃO NO PARANÁ

Em Tornearia, Luiz Gustavo Barbosa classificou-se em 12º lugar. Em Ajustagem, Marcos Aurélio Calaj ficou na 20ª colocação.

Fonte: Senai Agora - Dezembro de 1982, p.2, acervo - Centro de Memória do Sistema FIEP

OLIMPIADA DO CONHECIMENTO

Em 2001, a Olimpíada do Conhecimento substituiu o antigo Torneio Nacional de Formação Profissional.

Destaca-se como grande evento educacional e importante instrumento de avaliação da qualidade voltada para a melhoria contínua do ensino.

Na Olimpíada do Conhecimento, os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades, requisitos essenciais para inserção e permanência do jovem no mercado de trabalho. São realizadas provas teóricas, mediante a resolução de situação-problema, e provas práticas, em ambientes que simulam as reais situações industriais. 

Para participar da Olimpíada - promovida a cada dois anos - vários alunos das escolas do SENAI em todo o país precisam vencer desafios da etapa escolar. A seguir, os vencedores de cada ocupação disputam a etapa estadual, que acontece sempre nos anos ímpares, e os melhores são classificados para a etapa nacional.

A disputa nacional também é realizada a cada dois anos, em anos pares, sempre em cidades diferentes, para que todos os estados possam acompanhar de perto as inovações pedagógicas e tecnológicas proporcionadas pelo evento.

Os primeiros colocados na Olimpíada do Conhecimento representam o Brasil no ano seguinte, no Torneio Mundial de Formação Profissional. 

O Brasil, um dos quatro países-membros da América, junto com o Canadá, os Estados Unidos e a Venezuela, participa do evento desde 1983. 

A Olimpíada do Conhecimento reafirma a missão social do SENAI, que é a de abrir caminhos para a juventude no campo do trabalho, da cidadania e da dignidade profissional e pessoal. 

Esta é uma iniciativa que desde 2001 congrega centenas de alunos, técnicos e docentes dos 27 Departamentos Regionais do País. Nessa competição, o conhecimento e a informação representam as medalhas a serem alcançadas. 

Os melhores atletas do conhecimento - todos os estudantes do SENAI - nas três dezenas de modalidades em disputa recebem medalhas de ouro, prata e bronze, e ganham o direito de participar da Olimpíada Internacional. 

Conhecimento exige criatividade e inovação. 

 ETAPAS 

Os alunos do SENAI participaram do desafio em quatro etapas. A Fase Estadual de 2009 foi realizada nas cidades de Londrina e Cascavel (PR).

ETAPA ESCOLAR: desenvolvida em cada uma das Unidades de Educação do SENAI, com o objetivo de selecionar seus alunos representantes para a Etapa Estadual.

ETAPA ESTADUAL: reúne alunos de todas as Unidades de Educação do SENAI dentro do Estado, visando à seleção dos melhores representantes para participarem da Etapa Nacional.

ETAPA NACIONAL: acontece a cada dois anos e reúne os melhores alunos de cada Estado, visando à escolha do campeão nacional e conseqüentemente o representante do Brasil na World Skills (Etapa Internacional).

ETAPA INTERNACIONAL: acontece a cada dois anos, onde 37 países, incluindo o Brasil, disputam provas entre si com o objetivo de selecionar o campeão "mundial" em cada uma das ocupações em que são desenvolvidas as provas.

Centro de Memória do Sistema Fiep
Avenida Cândido de Abreu, 200 - 1° andar | Curitiba | Paraná | Fone: 41 3271-9317 e 41 3271-9065

A Rede de Participa��o Pol�tica, apartid�ria, prioriza o debate democr�tico, com respeito � diverg�ncia de id�ias e liberdade de express�o.Para que todos tenham oportunidade de expor seus pontos de vista. dentro de princ�pios �ticos, seguem algumas orienta��es: 1) N�o ser� permitido nenhum tipo de campanha, seja partid�ria ou comercial; 2) N�o ser�o tolerados textos com teor pornogr�fico ou que sejam ofensivos a qualquer participante; 3) Todos os textos ser�o de responsabilidade dos seus respectivos emitentes; 4) Os administradores do site t�m autonomia para retirar do ar qualquer opini�o que fuja do contexto �tico e democr�tico do debate.