Revista Sesinho

SESINHO: Educação e diversão de mãos dadas

Formar cidadãos éticos e conscientes não é responsabilidade apenas dos pais, mas também de educadores. É no dia-a-dia na escola que a criança enfrenta os primeiros desafios da vida em sociedade, aprende a trabalhar em equipe e a respeitar o próximo e o meio ambiente. 

Na rede SESI de educação, esses valores são repassados aos alunos pelo Sesinho, personagem infantil de história em quadrinhos e desenho animado. Criado em 1947 para ser o principal porta-voz das ações da entidade junto ao público de 4 a 14 anos, o Sesinho é hoje um recurso pedagógico que extrapola as fronteiras das escolas. 

Mensalmente, são distribuídos 1 milhão de exemplares dos gibis para todas as unidades de ensino do SESI e outros 12 mil endereços, entre empresas, ONGs e universidades brasileiras. Após a leitura, os alunos levam a revistinha para casa, dividindo a experiência com suas famílias. Quem tem computador conectado à internet pode, ainda, fazer download gratuito das edições anteriores. 

Diversão e aprendizado também caminham juntas na TV. O desenho animado Sesinho "É Tempo de Aprender" é distribuído em DVD para as unidades de educação do SESI e, ainda, transmitido no Canal Futura. 

Seja nas animações ou nos quadrinhos, as histórias têm sempre algo a ensinar. As experiências do Sesinho ajudam a apresentar a diversidade geográfica e cultural nacional. Em outras situações, seu comportamento exemplar mostra a maneira correta de agir. 

A identificação da criança com o personagem dá força a essa comunicação. Mas é a importância dos valores transmitidos pelo Sesinho que o torna um dos gibis mais lidos do país. Todos os meses, ele recebe mais de 500 cartas de crianças e adultos que contam como passaram a enxergar questões da vida de outra forma após a leitura. 

Revista do SESINHO  

Conhecimento, ética e diversão para toda a família. 

Ferramenta inovadora, o personagem consegue encurtar a distância entre professores e alunos. A identificação do público infantil com o Sesinho facilita a aceitação das mensagens de ética, comportamento e moral. 

Além de incentivar o hábito da leitura e estimular a imaginação das crianças, a revistinha é um instrumento lúdico para construção do conhecimento, pois apresenta as disciplinas curriculares de forma dinâmica e divertida. Assim, facilita a concentração e a assimilação do conteúdo.

Lançada em 1947, quando o Brasil ainda conhecia as primeiras atividades do recém-criado Serviço Social da Indústria, a Revista do Sesinho é o porta-voz do SESI junto às crianças. Seu personagem principal é um menino de sete anos, que vive experiências semelhantes às de seu público-alvo - com idades de 4 a 14 anos.

As histórias do Sesinho têm como pano de fundo diferentes temas da educação, como geografia, atualidades, saúde e ética. No entanto, muitas vezes o mais importante é aprender com o comportamento correto do personagem diante de certas situações. Além dos quadrinhos, todas as edições também trazem dicas de brincadeiras, passatempos e conteúdo de cultura geral. Saiba mais

Clique aqui e faça o download das últimas edições disponíveis da revista .

Veja aqui a seção de imagens dos primeiros Sesinhos. 

Centro de Memória do Sistema Fiep
Avenida Cândido de Abreu, 200 - 1° andar | Curitiba | Paraná | Fone: 41 3271-9317 e 41 3271-9065

A Rede de Participa��o Pol�tica, apartid�ria, prioriza o debate democr�tico, com respeito � diverg�ncia de id�ias e liberdade de express�o.Para que todos tenham oportunidade de expor seus pontos de vista. dentro de princ�pios �ticos, seguem algumas orienta��es: 1) N�o ser� permitido nenhum tipo de campanha, seja partid�ria ou comercial; 2) N�o ser�o tolerados textos com teor pornogr�fico ou que sejam ofensivos a qualquer participante; 3) Todos os textos ser�o de responsabilidade dos seus respectivos emitentes; 4) Os administradores do site t�m autonomia para retirar do ar qualquer opini�o que fuja do contexto �tico e democr�tico do debate.