Revista Indústria

Revista Indústria e a evolução para a Revista Observatório.

Fruto da publicação denominada "Boletim Informativo da FIEP", transformou-se em "Revista Indústria", com sua primeira edição em setembro em 1962, de circulação mensal, de propriedade da FIEP, situado na época na Comendador Araújo, 252, 3° andar, teve como participantes da elaboração:

Direção: Danilo Loureiro;

Supervisão: Apollo Taborda França;

Redação: Luiz Carlos Albugeri;

Publicidade: Lúcio Pereira de Andrade;

Reportagem: Milton Camargo de Oliveira;

Diagramação Romeu Daldegan;

Colaboradores: Neide Almeida Faria, Júlio Assumpção Malhadas, Antonio Trevisan, Hasdrubal Bellegard, Rubem Pinheiro, Mariano do Carmo, Nilton Bührer, Raul Bley Maia.

Clicheria: Gravatex

Impressão: Imprimax Ltda.

Com objetivo de colaborar em prol do desenvolvimento do progresso e da cultura do Paraná, tratava de assuntos relacionados ao desenvolvimento da comunidade, investimentos e demais assuntos de interesse na época, tanto em sentido estadual, nacional e mundial, e da instituição em si, com informações e materiais sobre a Fiep e suas entidades formadoras.

Esta primeira fase da Revista Indústria circulou até junho de 1964. Tendo como presidente da naquela época o Senhor Lydio Paulo Bettega.

A segunda fase da Revista Indústria surge em maio de 1975, n°0, na presidência do Sr. Altavir Zaniolo, sendo dele as seguintes palavras:

"Este é o novo noticioso da Federação das Indústrias do Estado do Paraná também dos departamentos regionais do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), assim como do Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A indústria, revista que substitui o antigo Boletim, passa agora a ser editada com pretensões um pouco maiores. Irá divulgar não só as atividades desenvolvidas por esta Federação e pelas Entidades a elas vinculadas, como também tudo quanto possa interessar aos industriais do Estado e aos trabalhadores assistidos, propondo-se a fornecer - a estes e aqueles - informações completas sobre os mais diversos assuntos, de modo particular abordado matéria a respeito de seus problemas e da maneira de solucioná-los.

Assim em princípio, utilizaremos a nossa equipe funcional, para fins redacionais, e as oficinas gráficas do Senai para fins de impressão". (Altavir Zaniolo).

Equipe da FIEP:

Assessoria de imprensa e divulgação.

Editor responsável Eddy Antonio Franciosi

Diagramação e arte: Jubal Sergio Dohms

Fotografias: Mucas

Assessoria: Maria Helena Zugueib Vidal

A revista deixou de circular em maio de 1990, n°73, com o falecimento de Eddy Antonio Franciosi teatrólogo e jornalista, editor responsável e chefe de redação da Revista Indústria. Veja aqui algumas capas da Revista Indústria. Veja aqui capas da Revista Indústria.

Em julho de 2004 a "Revista Indústria" foi reestruturada e nasceu assim a "Revista Observatório da Indústria", com ideal de abordar conteúdos internos e com vistas a assuntos e acontecimentos no Brasil e no Mundo. Além de estar fixada em apresentar as atividades integradas no Sistema Fiep, voltasse a abordar atividades e episódios de suas entidades representativas, compostas por industriais, executivos e entidades do setor.

A revista Observatório da Indústria é uma publicação bimestral, com 17 edições publicadas desde julho de 2004. O mailing inclui empresas de outros setores, órgãos públicos, políticos, universidades, profissionais de diversas áreas e meios de comunicação. Em torno de um terço das 60 páginas da revista é dedicado a reportagens sobre temas relacionados à economia regional e ao universo industrial - o que abrange comércio exterior, infra-estrutura, tecnologia, inovação, empreendedorismo, gestão, responsabilidade social e meio ambiente, entre outros.

A definição do conteúdo é sempre orientada por uma pergunta: o que podemos acrescentar de relevante às informações que nossos leitores já têm sobre este assunto. Ao mesmo tempo, a publicação é um canal de divulgação das ações e serviços do Sistema Fiep, aproximando a entidade de sindicatos e empresas do setor. Saiba mais aqui. 

Baixe aqui arquivos da seção Memória da Revista Observatório da Indústria.

Centro de Memória do Sistema Fiep
Avenida Cândido de Abreu, 200 - 1° andar | Curitiba | Paraná | Fone: 41 3271-9317 e 41 3271-9065

A Rede de Participa��o Pol�tica, apartid�ria, prioriza o debate democr�tico, com respeito � diverg�ncia de id�ias e liberdade de express�o.Para que todos tenham oportunidade de expor seus pontos de vista. dentro de princ�pios �ticos, seguem algumas orienta��es: 1) N�o ser� permitido nenhum tipo de campanha, seja partid�ria ou comercial; 2) N�o ser�o tolerados textos com teor pornogr�fico ou que sejam ofensivos a qualquer participante; 3) Todos os textos ser�o de responsabilidade dos seus respectivos emitentes; 4) Os administradores do site t�m autonomia para retirar do ar qualquer opini�o que fuja do contexto �tico e democr�tico do debate.