Revista Escudo

O ESCUDO 

A idéia desta Escola do Senai, de produzir um jornal feito pelos alunos, foi uma das mais adiantadas, correspondendo às aspirações de todos os que freqüentam os seus cursos, buscando experiência e técnica.

Nesse jornal, privativo dos alunos, serão publicados artigos de seus interesses, dando margem, talvez, a ótimo estímulo para vocações intelectuais. Além disso, são conhecidas as histórias de vários órgãos de estudantes, os quais, embora atuando no círculo restrito das escolas, ficaram tradicionais nas evocações do próprio jornalismo brasileiro, incorporando-se, muitos deles, à biografia de grades nomes da Pátria. Foi nesses órgãos que apareceram suas primeiras produções, indicando a altura que atingiram e que alcançariam na posterioridade.

Faço votos deque "O ESCUDO" seja um órgão condigno das nossas esperanças e que se incorpore às tradições desta Escola, na qual se aprende no trato especializado das coisas úteis ao progresso e ao futuro da nação.

Rubens M. Speltz. Setembro / 1949.

Um esclarecimento quanto ao nome foi feito na publicação de outubro de 1953, n°10:

"O escudo é o nome do nosso jornal. É lido não só no Paraná, como em todo o Brasil, pois todas as Escolas do Senai, recebem-no. É interessante frizar o seguinte:

O nome fomos nós que escolhemos, por aclamação da maioria. Os artigos nós fazemos e os professores corrigem apenas os defeitos do nosso português. Também a impressão do nosso jornal é feito por nós, nas oficinas de Artes Gráficas da nossa querida Escola. É "O Escudo" o nosso órgão, onde dizemos o que sentimos".

Alberto Begheto. Outubro / 1953.

Centro de Memória do Sistema Fiep
Avenida Cândido de Abreu, 200 - 1° andar | Curitiba | Paraná | Fone: 41 3271-9317 e 41 3271-9065

A Rede de Participa��o Pol�tica, apartid�ria, prioriza o debate democr�tico, com respeito � diverg�ncia de id�ias e liberdade de express�o.Para que todos tenham oportunidade de expor seus pontos de vista. dentro de princ�pios �ticos, seguem algumas orienta��es: 1) N�o ser� permitido nenhum tipo de campanha, seja partid�ria ou comercial; 2) N�o ser�o tolerados textos com teor pornogr�fico ou que sejam ofensivos a qualquer participante; 3) Todos os textos ser�o de responsabilidade dos seus respectivos emitentes; 4) Os administradores do site t�m autonomia para retirar do ar qualquer opini�o que fuja do contexto �tico e democr�tico do debate.