CAPACITAÇÕES EMPRESARIAIS
AGENDA DE CURSOS
Carta de crédito
Esta capacitação tem uma carga horária de 6 horas.
Investimento: R$
210,00 - Empresas associadas a sindicatos da Fiep e estudantes
R$ 240,00 - Demais participantes
Inscrições até dia 29/11 – Inscreva-se aqui!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCofN-byczavIQ1chZJqBYIjzKoUem05E6Jewlyd13eUbG5A/viewform
Os HORÁRIOS das aulas serão:
Dia 30/11 das 09h às 12h (horário
de Brasília)
Dia 01/12 das 09h às 12h (horário de Brasília)
Este curso será
transmitido AO VIVO por videoconferência, por meio da ferramenta Microsoft Teams, com interação
entre os participantes e o instrutor, em tempo real.
ATENÇÃO: Esta capacitação
não será disponibilizada após a sua transmissão
**** Os inscritos receberão
o link de acesso as salas 24 horas antes do início das aulas. Ao fim da capacitação será enviado
para o e-mail informado na inscrição o Certificado de participação para o inscrito.
______________________________________________________________________________________________________
OBJETIVO:
Apresentar e discutir com os participantes sobre operações conduzidas ao amparo de cartas de crédito
indispensáveis para a negociação comercial, riscos e vantagens inerentes ao comércio exterior
e às modalidades de pagamento, características, regulamentação, intervenientes e fluxo operacional,
principais documentos envolvidos em operações de Carta de Crédito e aplicação da UCP 600
(Uniform Customs and Practice for Documentary Credits) da Câmara de Comércio Internacional (CCI/Paris).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1 – As informações necessárias à proteção do negócio e avaliação dos principais riscos de não pagamento das exportações.
• Regras de bom senso, riscos analisados nas operações, formas de pagamento
2 – Pagamentos Internacionais
• Pagamento antecipado, remessa sem saque, cobrança documentária, crédito documentário ou carta de crédito, vantagens/Desvantagens
3 – Carta de Crédito como forma de pagamento
• Regulamentação, aplicações das Regras e Usos Uniformes para os Créditos Documentários – UCP 600 e 745, da CCI - Paris, características, definições, tipos e sua utilização, etapas das operações com carta de Crédito, partes intervenientes: applicant, importer, buyer; issuing bank; advising bank; confirming bank; beneficiary, exporter, seller; nominated bank; reimbursing bank; negotiating bank; pagamento versus documentos e não versus mercadorias
4 – Documentação • Elaboração/Apresentação de documentos • Documentos diversos exigidos •Apresentação de documentos
5 – Análise dos Documentos – Padrão Internacional de Análise
• Conformidade, discrepâncias e erros mais comuns, notificações das divergências, documentos versus documentos
6 – Liquidação
•Liquidação segundo a UCP 600 e Fechamento do Câmbio
7 – Reembolso do Crédito
8 – Situações em que os bancos não assumem responsabilidade
9 – Créditos Especiais • Alternativas ao crédito documentário
10 – Dicas úteis sobre crédito
INSTRUTOR: Maria Aparecida Bogado
Graduada em Ciências Econômicas, pela AEUDF, pós-graduada em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, em Finanças Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina e. aperfeiçoamento em Comércio Exterior Avançado. É especializada em Financiamento e Investimento, com mais de 30 anos de experiência no Sistema Financeiro Nacional. Ministra cursos, workshop e profere palestras nas áreas de Crédito, Finanças e Políticas Públicas aplicadas às Micro e Pequenas Empresas.
INFORMAÇÕES:
Camilla Bonnevialle
(41) 3271-9109
Carta de crédito
Investimento
R$ 210,00
Modalidade
Local
Esta capacitação tem uma carga horária de 6 horas.
Investimento: R$
210,00 - Empresas associadas a sindicatos da Fiep e estudantes
R$ 240,00 - Demais participantes
Inscrições até dia 29/11 – Inscreva-se aqui!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCofN-byczavIQ1chZJqBYIjzKoUem05E6Jewlyd13eUbG5A/viewform
Os HORÁRIOS das aulas serão:
Dia 30/11 das 09h às 12h (horário
de Brasília)
Dia 01/12 das 09h às 12h (horário de Brasília)
Este curso será
transmitido AO VIVO por videoconferência, por meio da ferramenta Microsoft Teams, com interação
entre os participantes e o instrutor, em tempo real.
ATENÇÃO: Esta capacitação
não será disponibilizada após a sua transmissão
**** Os inscritos receberão
o link de acesso as salas 24 horas antes do início das aulas. Ao fim da capacitação será enviado
para o e-mail informado na inscrição o Certificado de participação para o inscrito.
______________________________________________________________________________________________________
OBJETIVO:
Apresentar e discutir com os participantes sobre operações conduzidas ao amparo de cartas de crédito
indispensáveis para a negociação comercial, riscos e vantagens inerentes ao comércio exterior
e às modalidades de pagamento, características, regulamentação, intervenientes e fluxo operacional,
principais documentos envolvidos em operações de Carta de Crédito e aplicação da UCP 600
(Uniform Customs and Practice for Documentary Credits) da Câmara de Comércio Internacional (CCI/Paris).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1 – As informações necessárias à proteção do negócio e avaliação dos principais riscos de não pagamento das exportações.
• Regras de bom senso, riscos analisados nas operações, formas de pagamento
2 – Pagamentos Internacionais
• Pagamento antecipado, remessa sem saque, cobrança documentária, crédito documentário ou carta de crédito, vantagens/Desvantagens
3 – Carta de Crédito como forma de pagamento
• Regulamentação, aplicações das Regras e Usos Uniformes para os Créditos Documentários – UCP 600 e 745, da CCI - Paris, características, definições, tipos e sua utilização, etapas das operações com carta de Crédito, partes intervenientes: applicant, importer, buyer; issuing bank; advising bank; confirming bank; beneficiary, exporter, seller; nominated bank; reimbursing bank; negotiating bank; pagamento versus documentos e não versus mercadorias
4 – Documentação • Elaboração/Apresentação de documentos • Documentos diversos exigidos •Apresentação de documentos
5 – Análise dos Documentos – Padrão Internacional de Análise
• Conformidade, discrepâncias e erros mais comuns, notificações das divergências, documentos versus documentos
6 – Liquidação
•Liquidação segundo a UCP 600 e Fechamento do Câmbio
7 – Reembolso do Crédito
8 – Situações em que os bancos não assumem responsabilidade
9 – Créditos Especiais • Alternativas ao crédito documentário
10 – Dicas úteis sobre crédito
INSTRUTOR: Maria Aparecida Bogado
Graduada em Ciências Econômicas, pela AEUDF, pós-graduada em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, em Finanças Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina e. aperfeiçoamento em Comércio Exterior Avançado. É especializada em Financiamento e Investimento, com mais de 30 anos de experiência no Sistema Financeiro Nacional. Ministra cursos, workshop e profere palestras nas áreas de Crédito, Finanças e Políticas Públicas aplicadas às Micro e Pequenas Empresas.
INFORMAÇÕES:
Camilla Bonnevialle
(41) 3271-9109
Custos e benefícios pertinentes à importação
Esta capacitação tem uma carga horária de 6 horas.
Investimento: R$
210,00 - Empresas associadas a sindicatos da Fiep e estudantes
R$ 240,00 - Demais participantes
Inscrições até dia 05/12 – Inscreva-se aqui!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIks_5byIcFVi98UzI76TmJme36gPOMUfgyeC1DHPzclC6WQ/viewform
Os HORÁRIOS das aulas serão:
Dia 06/12 das 14h às 17h(horário
de Brasília)
Dia 07/12 das 14h às 17h (horário de Brasília)
Este
curso será transmitido AO VIVO por videoconferência, por meio da ferramenta Microsoft Teams, com
interação entre os participantes e o instrutor, em tempo real.
ATENÇÃO: Esta
capacitação não será disponibilizada após a sua transmissão
**** Os
inscritos receberão o link de acesso as salas 24 horas antes do início das aulas. Ao fim da capacitação
será enviado para o e-mail informado na inscrição o Certificado de participação para o
inscrito.
______________________________________________________________________________________________________
OBJETIVO:
Proporcionar aos participantes sólidos conhecimentos sobre o custo e tributação das operações
e negociação das importações terceirizadas com benefício fiscal.
Destina-se: A profissionais das empresas importadores, compradores, despachantes e assessorias que necessitem reciclar e atualizar conhecimentos tributários e estratégias de negociação com comercial importadora (trading company).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1 - Operações de importação: importação própria, por conta e ordem e por encomenda;
2 - Regimes de Tributação da Empresa: Lucro Real/Presumido e Simples;
3- Imposto de Importação (I.I.);
4 - Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
5 - PIS/Pasep e Cofins - Importação;
6 - Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS);
7 - Outros tributos e despesas aduaneiras - Taxa do Siscomex - AFRMM, TUM - IOF - Despesas Aduaneiras;
8 - Alíquota de 4% nas operações interestaduais;
9 - Benefício fiscal do ICMS: diferimento total ou parcial na entrada e suspensão do ICMS, - crédito presumido (carga tributária), regime especial do ICMS, base de cálculo reduzida;
10 - Exercício prático: simulação de caso: cálculo dos tributos e formação de preço/custos na importação e na revenda.
INSTRUTOR: Tânia Cristina Pryplotski
- Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela UTP/PR;
- Especialista em Direito Tributário pelo IBEJ, Gestão Internacional para Executivos pela PUC-PR e Marketing Internacional pela FESP
- Consultora Tributária e Aduaneira desde 1999 - Professora de graduação e pós-graduação em Negócios Internacionais
- Perita Aduaneira da Justiça Federal e Agente de Comércio Exterior pelo MDIC
INFORMAÇÕES:
Camilla Bonnevialle
(41) 3271-9109
Custos e benefícios pertinentes à importação
Investimento
R$ 210,00
Modalidade
Local
Esta capacitação tem uma carga horária de 6 horas.
Investimento: R$
210,00 - Empresas associadas a sindicatos da Fiep e estudantes
R$ 240,00 - Demais participantes
Inscrições até dia 05/12 – Inscreva-se aqui!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIks_5byIcFVi98UzI76TmJme36gPOMUfgyeC1DHPzclC6WQ/viewform
Os HORÁRIOS das aulas serão:
Dia 06/12 das 14h às 17h(horário
de Brasília)
Dia 07/12 das 14h às 17h (horário de Brasília)
Este
curso será transmitido AO VIVO por videoconferência, por meio da ferramenta Microsoft Teams, com
interação entre os participantes e o instrutor, em tempo real.
ATENÇÃO: Esta
capacitação não será disponibilizada após a sua transmissão
**** Os
inscritos receberão o link de acesso as salas 24 horas antes do início das aulas. Ao fim da capacitação
será enviado para o e-mail informado na inscrição o Certificado de participação para o
inscrito.
______________________________________________________________________________________________________
OBJETIVO:
Proporcionar aos participantes sólidos conhecimentos sobre o custo e tributação das operações
e negociação das importações terceirizadas com benefício fiscal.
Destina-se: A profissionais das empresas importadores, compradores, despachantes e assessorias que necessitem reciclar e atualizar conhecimentos tributários e estratégias de negociação com comercial importadora (trading company).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1 - Operações de importação: importação própria, por conta e ordem e por encomenda;
2 - Regimes de Tributação da Empresa: Lucro Real/Presumido e Simples;
3- Imposto de Importação (I.I.);
4 - Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
5 - PIS/Pasep e Cofins - Importação;
6 - Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS);
7 - Outros tributos e despesas aduaneiras - Taxa do Siscomex - AFRMM, TUM - IOF - Despesas Aduaneiras;
8 - Alíquota de 4% nas operações interestaduais;
9 - Benefício fiscal do ICMS: diferimento total ou parcial na entrada e suspensão do ICMS, - crédito presumido (carga tributária), regime especial do ICMS, base de cálculo reduzida;
10 - Exercício prático: simulação de caso: cálculo dos tributos e formação de preço/custos na importação e na revenda.
INSTRUTOR: Tânia Cristina Pryplotski
- Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela UTP/PR;
- Especialista em Direito Tributário pelo IBEJ, Gestão Internacional para Executivos pela PUC-PR e Marketing Internacional pela FESP
- Consultora Tributária e Aduaneira desde 1999 - Professora de graduação e pós-graduação em Negócios Internacionais
- Perita Aduaneira da Justiça Federal e Agente de Comércio Exterior pelo MDIC
INFORMAÇÕES:
Camilla Bonnevialle
(41) 3271-9109
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"Participar de uma missão do CIN-PR é uma imersão em conhecimentos tecnológicos e relações humanas. As missões proporcionam melhoria na competitividade de nossas empresas, em um mercado de constante evolução".
Diretor da MSM Química Ltda.
"A equipe do CIN/PR é extremamente assertiva em Matchmaking, para que possamos obter os resultados desejados com as nossas empresas. É sempre um prazer poder participar e faço questão de sempre divulgar esse serviço que realmente faz a diferença na nossa empresa".
Diretor & Designer da Boulle Diretor do Sindicato Moveleiro do Estado do Paraná (Simov)
ArcelorMittal
"O CIN-PR tem sido um importante aliado da Caemmun no comércio internacional ao longo dos últimos anos. Já participamos de várias capacitações, treinamentos e inclusive missões empresariais ao exterior. A parceria tem proporcionado o desenvolvimento do capital humano da equipe e gerado oportunidades de negócios que fomentam nossas exportações".
Export Manager
ArcelorMittal
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