SERVIDORES DA RECEITA FEDERAL ENCERRAM MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA

09/02/2024

Prezados(as),

Os auditores-fiscais da Receita Federal aceitaram a proposta do Governo Federal e encerraram ontem (8/2) a mobilização da categoria. A decisão deve contribuir para a normalização e um melhor fluxo de liberação de processos de importação e exportação em portos, aeroportos e demais modais de operação.

O movimento, liderado pelo Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal, tem causado inúmeros transtornos ao setor produtivo nos últimos meses, com acúmulo de processos e aumento do backlog portuário.

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que monitora de forma permanente o ambiente portuário e logístico dessas operações, avalia que o não embarque de mercadorias dentro do prazo previsto atinge de forma direta as indústrias exportadoras, prejudicando o cumprimento de contratos e o desempenho do setor no mercado internacional.

A expectativa da Fiep é que, com o fluxo das atividades estando dentro do prazo esperado para liberação, que os entraves logísticos sejam reduzidos, assim como a cobrança de taxas de incidência decorrentes do atraso nos processos de importação e exportação.

Gerência de Relações Internacionais