Quer exportar? Saiba a importância do registro de marca no mercado internacional

Capacitação da Fiep ensina como obter melhores resultados e proteger sua marca no Brasil e no exterior

11/03/2022 - Atualizado em 23/02/2023

compartilhe

O Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Paraná (CIN/PR) promove dia 10 de novembro, das 14 horas às 17 horas, o workshop virtual “A importância do registro de marca no mercado internacional”. Serão abordados temas como a relevância da marca para as empresas do Brasil e no exterior, tipos de registro e etapas para obter maior proteção.

 

“A marca é um dos ativos mais valiosos no mercado. Além de possibilitar a identificação das empresas, permite que os consumidores diferenciem os produtos e serviços pela sua qualidade e reputação”, justifica a gerente do CIN, Claudia Schittini.

 

Um dos argumentos para esta nova capacitação aos empresários paranaenses é que com a disseminação de novas tecnologias e a transformação digital, tornou-se mais fácil expandir o comércio de produtos e serviços para outros países. “É muito importante que os empresários saibam identificar as etapas e procedimentos de registro de marca, no Brasil e no exterior, para que possam traçar a melhor estratégia de expansão de seus negócios internacionalmente e com toda a segurança”, defende a gerente.

 

O curso é direcionado a profissionais, industriais e pessoas interessadas em iniciar um processo de internacionalização. O programa terá como abordagens a marca como ativo da empresa, tipos de marca, critérios utilizados pelos órgãos responsáveis pela análise e concessão do registro, pesquisa de anterioridades de marca, proteção regional, nacional e internacional, vantagens do registro via Protocolo de Madri e requisitos para o processo de proteção.

 

O workshop será ministrado pela advogada especialista em inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, Heloisa Cortiani de Oliveira. Ela é mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Visiting Scholar na Universidade de Michigan (UMICH) e Doutoranda em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com foco em transferência de tecnologia, políticas públicas de CT&I e desenvolvimento territorial sustentável.

 

*** O evento será transmitido pelo Microsoft Teams e as inscrições podem ser feiras neste link. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo whatsapp (41) 3271-9101.

 

Serviço:

Workshop A importância do registro de marca no mercado internacional

Data: 10/novembro

Horário: 14h00 às 17h00

Veja também