Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




13/07/2012 - Atualizado em 02/12/2023

Noroeste

Conheça um pouco do trabalho do CPCE NOROESTE

O CPCE Noroeste foi instituído em Maringá em julho de 2010. O conselho tem como foco fortalecer a importância da política de responsabilidade social desenvolvida pelas 32 empresas. Desde sua criação, o Conselho em Maringá teve três diretores: Sr. Wilson T Yabico, o empresário Sérgio Baccarin e na sequencia o construtor Paulo Pereira Lima que permanece na diretoria até 2023. 

Principais iniciativas

 A 7ª Ed. do Incentive o Bem trouxe o Cenário das Crianças e do Idoso do Município e entorno. Levamos a Agenda 2030 a Universidade com transmissão para outros países. O tema ODS Impulsionadores dos Negócios foi apresentado em Paranavaí. Foi realizado a Oficina de Projetos. O Circuito ODS nas indústrias, Cidadania Feminina na Indústria. Técnico com Atitude/SENAI. Participação na 1ª Comitiva da OIM em Roraima. A III Edição do Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos tratou sobre a Inclusão dos Migrantes. Aconteceu reunião na ind. Coca-Cola Femsa e Cocamar. Tambám fomos parceiros no Summit da ACIM e ACICAM. O diretor Paulo Pereira de Lima encerra a sua Gestão como diretor regional.

O CPCE regional Noroeste, sob a liderança do Sr. Paulo P. Lima, iniciou o ano de 2022 com apresentação dos indicadores do conselho da regional. Foi realizado a Visita Técnica na Beckhauser. O conselho trouxe em reunião ordinária as falas sobre o tema ESG com o CPCEJR, BRDE e Observatório Sistema Fiep. Participamos do   Programa "Chá da Tarde no UniCV" para os alunos (Brasil, Japão e Portugal) e  realizamos workshop sobre o engajamento da Cocamar em relação a Agenda 2030 e a II edição da Indústria e Academia com o tema “Sustentabilidade na Construção Civil” foi entre a Engeblock e a UEM. Tivemos as participações especiais na indústria Alisul, no  Colégio Santa Cruz, no Summit 2022 da ACIM e com o Movimento Nacional ODS Maringá a palestra “Igualdade de Gênero e Redução das Desigualdades”   e “O que a Lei Maria da Penha”.  Na sequência o evento Incentive o Bem em sua 6ª edição, com foco no  Fundo da Infância e Adolescência e Fundo do Idoso

Em 2021 iniciou os trabalhos promovendo a busca pela paz com o evento “Justiça Restaurativa”. Em meio a pandemia realizou-se o diálogo “Capitalismo Consciente e Sistema B” e no mês da indústria ofertou a palestra “Modelo de Produção Sustentável”. Neste ano o conselho intensificou a promoção da equidade (ODS5) com o II Webinar Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos que tratou do tema violência contra as mulheres. Finalizou sua agenda em prol do social com o evento V Incentive o Bem “Projetos Incentivados: Cultura e Esporte.

Em 2020, iniciou os trabalhos realizando a Palestra “Os ODS, Pacto Global e PRME” e as visitas de prospecção junto a Rede Brasil Pacto Global, nas indústrias. Também participou da ação CPCE Maringá em tempos de COVID-19, da live “Medidas importantes para manter nossos ambientes de trabalho mais seguro” e da live “Como o setor produtivo está enfrentando a Pandemia”. O conselho promoveu neste ano o Webinar Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos (Ethos) disseminando ações de projetos de Inclusão, direitos humanos e o Webinar Conexão Sustentável: ODS e a eficiência energética e hídrica na linha de produção. Também esteve envolvido no “Programa Corrente do Bem” que objetivou ampliar o acesso dos migrantes e da PcD a oportunidade ao emprego formal. Finalizou o ano realizando o webinar Conexão Sustentável: Jovens Parceiros na Construção ODS, e o IV Incentive o Bem, estimulando a destinação de incentivos fiscais.

Em 2019 realizou Visita Técnica à Indústria Crivialli, a Palestra Conexão ODS com a Rede Brasil do Pacto Global, o II e III Seminário Incentive o Bem que ocorreu com vistas a incentivar a importância da destinação fiscal nos projetos locais. Já a Bússola da Sustentabilidade marcou presença nos municípios da região noroeste abrangendo: Cianorte, Maringá, Paranavaí e Umuarama, assim como a ação do Cuide-se + que abordou temas relacionados a saúde mental. Neste ano também realizou-se o II Seminário ODS no Esporte referenciando como o esporte pode contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Há que se mencionar a parceria na ação Ecobike do 9º Fórum de Mobilidade Urbana que movimentou a sociedade de Maringá em prol dos ODSs 3, 11, 13 e 17.

Em 2018 o CPCE ofertou oficinas de Elaboração de Projetos em Cianorte e Umuarama e realizou Visita Técnica na  Spaipa entre outras ações, sendo que o site Incentive Bem o carro chefe do ano www.incentiveobem.com.br.

Em 2017 com a direção de Paulo Pereira Lima, o CPCE continua tratando do tema da Sustentabilidade nas universidades. Neste ano realizou a Oficina de Elaboração de Projetos em Apucarana e o curso de Gerenciamento de Projetos em Maringá. Em parceria com a Casa da Indústria promoveu a oficina sobre Relatórios de Sustentabilidade, dando ênfase no COP do Pacto Global, participou do projeto Vem pra Vila, Mostra de Projetos em parceria com a Faculdade Cidade Verde, e realizou a palestra sobre o Empoderamento da Mulher na FEITEP. Também é importante mencionar que neste ano iniciou-se o Projeto Incentive o Bem.

Em 2016 o CPCE iniciou suas ações com a parceria do Instituto GRPCOM para realização de uma série de Oficinas de Elaboração de Projetos para as organizações em Maringá e Paranavaí. O conselho também promoveu a palestra Sustentabilidade para o curso Educação a Distância na Unicesumar e presencial na faculdade UNIFAMA e fechou o ano com o Evento: Seminário ODS na indústria.

Em 2015 realizou doze eventos que impactaram cerca de 471 pessoas diretamente, sendo que o carro chefe deste ano foi Pacto Global. Neste ano, o conselho contava com 74 organizações conselheiras. Dentre as atividades, o conselho realizou uma visita no Instituto Cidade Canção, participou do III Encontro Mulheres Executivas: Sucessores e a Sustentabilidade Na Empresa Familiar, e promoveu o IV Encontro do Pacto Global: Educando na Sustentabilidade, além da oficina Sustentabilidade para a Competitividade.

Em 2014 foi o ano de reforçar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com apresentação das metas e indicadores para os gestores de todas as unidade da Usina Santa Terezinha, além disso, o conselho realizou palestras nas universidades dando ênfase na mobilização de novas empresas para aderirem ao Pacto Global, culminando com a realização do III Diálogo Pacto Global e o IV Encontro do PRME.

Em 2013 realizou cursos e palestras com os temas: Sustentabilidade, Pacto Global, Empresário Terceiro Milênio, Indicadores Sociais e Equidade de Gênero. Neste ano, o CPCE Maringá também realizou o evento sobre o Pacto Global e PRME, sendo que em decorrência desse trabalho houve quatro adesões ao PRME e dezessete adesões ao Pacto Global. O CPCE promoveu três Visitas Técnicas, três eventos tratando acerca do Pacto Global e participou de duas campanhas: Combate à Dengue e Semana do Rio em Maringá. O conselho também coordenou duas mostras de projetos voltados aos ODMs.

Em 2012, o CPCE de Maringá iniciou suas ações com a realização do I Ciclo de Diálogo sobre os princípios do Pacto Global, ofereceu um Curso sobre Voluntariado Corporativo, com palestras sobre Empresário do Terceiro Milênio. Também promoveu Visitas Técnicas no Instituto Cidade Canção e na Perfileve. Durante este ano o CPCE de Maringá também esteve a frente da realização do I Encontro CPCE com Instituições Ensino Superior, de dois encontros para as mulheres sobre Gestão Empresarial e Gestão Familiar e começou uma série de encontros sobre a destinação de incentivos fiscais dando a ênfase à Lei Rouanet.

 

Articuladora da Regional: Emanoela Fertonani

E-mail: Emanoela.Fertonani@sistemafiep.org.br

Telefone: (44) 3218-5681


Confira aqui todas as organizações conselheiras:

Beckhauser

Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar)

Coca Cola Femsa

COMERCIAL AGRICOLA ANHUMAI LTDA

Cooper Card

Cooperativa Agroindustrial (Cocamar)

Engeblock Planejamento e Contruções Ltda. 

Feitep - Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional

Grupo Mater Dei

Ingá Ecológica

Instituto ACIM

Instituto Cidade Canção

ISPL - Crivialli Indústria de Produtos de Higiene e Limpeza Ltda-

JV CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA

Lightsweet Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.

OAB Maringá

Prefeitura de Maringá -

Sanepar

Sicredi Dexis

SMG

Tardivo Ferraz Comercio Apicola

Totalmix Indústria e Comércio LTDA

UEM - Universidade Estadual de Maringá

Unifcv

Usina Santa Terezinha Ltda.

ZM Bombas