Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




13/07/2012 - Atualizado em 20/11/2023

Campos Gerais

O CPCE Campos Gerais foi instalado no dia 31 de outubro de 2011, tendo até outubro de 2014   Ney da Nobrega Ribas na direção e atualmente a Indianara Mattar Milleo, atualmente conta com 37 organizações.

 

Confira alguns dados marcantes da nossa história:

Em 2023 os destaques em Campos Gerais  foram: Visita técnica à Madero , que oportunizou aos  conselheiros uma imersão completa nas ações de socioambientais da indústria .A realização do XI Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa com tema ESG na Prática. Também aconteceu a VII ed. Mulheres em Ação e participamos do Fórum ESG da ACIPG.

2022, foi marcado pela retomada das ações presenciais, com ações itinerantes. Iniciando com as visitas técnicas ao Campus da UTFPR Ponta Grossa e ao Grupo Philus, com visita a Usina de Biogás de Ponta Grossa. Na sequência, comemorando 10 anos o Fórum de RSAC – Responsabilidade Socioambiental Corporativa, realizado na auditório da indústria DAF Caminhões no formato híbrido. Além da continuidade das webinares, com ODS na Extensão Universitária. A 2ª edição da Mentoria Empresarial Feminina com foco na aplicabilidade dos ODS nas organizações e VI Mulheres em Ação.

Em 2021 foram diversas abordagens com instituições de ensino falando sobre “Os Caminhos para a Sustentabilidade”, mas diferente mesmo, foi realizar a primeira Visita Técnica Virtual na Sanepar,  lançando neste ano o 1º Programa de Mentoria Empresarial Feminina que apresentaram os resultados no 5º Mulheres em Ação com a participação do presidente do BRDE.

Em 2020, a Regional entrou no circuito online, diversas iniciativas se transformaram do presencial para o virtual, devido a Pandemia. Iniciando com o Workshop de Saúde Mental, Palestras para Acadêmicos na Faculdade Sagrada Família em participação no IV Congresso FASF Sustentabilidade e na UNISECAL com palestra sobre” ODS8 e as Skills 4.0”. Realizou a Webinar Aprendendo com a Sustentabilidade em parceria com a ISAE. E foi ano de se reinventar com a 4ª edição do Encontro Mulheres em Ação, que mobilizou histórias de mulheres que inovaram frente aos desafios da Pandemia, nos negócios e na profissão, retratando experiências da gente nossa terra.

Em 2019 realizou visita as indústrias Boticário e BO Packaging. Sediou em seu VIII Fórum de Responsabilidade Social o Conexão ODS.  Participou de diversas palestras na região, apresentando a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foi o ano da busca pelo engajamento ao protagonismo de cada cidadão para o alcance de uma sociedade sustentável, por meio da Campanha Circuito Sustentável que convidou organizações a mobilizarem ações que refletissem em boas atitudes sustentáveis vinculadas aos ODS, resultando em um relato com diversas iniciativas e parcerias impulsionadas pelo CPCE Campos Gerais. Também foi o palco de um Diálogo Geracional sobre Gênero, inspirador no 3º Encontro Mulheres em Ação.

No primeiro semestre de 2018 realiza VII Fórum de Responsabilidade Social: Longevidade e Produtividade, II Edição Mulheres em Ação, promoveu o I Ciclo ODS na Construção Civil e fecha o ano com apresentação dos cases da BO Packaking e Alegra Foods.

Em 2017 realizou visita as indústrias DAF Caminhões, BRF Ponta Grossa e Klabin. Palestra do Empresário do Terceiro Milênio na nova unidade da UNICESUMAR, promoveu a oficina de projetos. Realiza VI Fórum de Responsabilidade SocialMulheres em Ação. Foi o ano da mulher empoderada, que tratou principalmente da mulher no mercado de trabalho com painel com mulheres destaques em setores geralmente que se vê atuação masculina, representantes da Águia Sistemas, COPEL, DAF Caminhões, Polícia Militar, Sanepar e SESI mobilizando empreendedoras e lideranças femininas da região. Também realizou o VII Fórum de Responsabilidade Social: Economia, Transparência, Cidadania e ODS.

Em 2016 foi o ano de trazer novas ações, incluindo no calendário as visitas técnicas as organizações para conhecer in loco as boas práticas, iniciando com Hubner Fundição, e na sequência Cargill Castro e Assocampos. com participação do Programa de Sustentabilidade da Cargill Brasil e seus parceiros, trazendo foco da Responsabilidade Compartilhada para o Desenvolvimento Sustentável. Palestras sobre Pacto Global, Círculo de Diálogo com jovens na ACIPG. E o lançamento do Catálogo de Incentivos Fiscais de Ponta gGossa contando com a Lei BEPE e evento com a presença do Secretário de Estado da Cultura do Paraná apresentado a Lei Estadual de Incentivo à Cultura PROFICE. Foi realizado o V Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa: Pacto Global com a participação do CIFAL.

Em 2015 realiza o IV Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa: Incentivos Fiscais iniciando com tema de Incentivos Fiscais, com Workshop em parceria com Receita Federal que mostrou como as empresas podem ganhar em apoiar ações por meio da destinação dos Incentivos Fiscais, com apresentação de cases das empresas Fancar, CCR Rodonorte e SEPAM. E o Market Place de projetos aprovados pela Lei Rouanet que puderam apresentar suas ações diretamente ao empresariado. Realização do Campos Gerais Cidadão em Castro incorporando evento ao aniversário do município. Encontro Previna-se aberto a comunidade pontagrossense sobre a prevenção o Câncer com parceria do Núcleo Nós Podemos Campos Gerais. Oficinas de Sustentabilidade para competitividade. Abertura do Congresso das Engenharias da UTFPR.

Em 2014 continuidade dos Fóruns, realiza o III Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa: Gestão de resíduos com os cases Guardiões da Natureza, Aproveitamento de Resíduos Industriais do Grupo Hubner, Descarte adequado de resíduos: separação, destinação e seu reaproveitamento do Colégio Sagrado Coração de Jesus e cases da Rodonorte e Correio. Realização do Campos Gerais Cidadão Castro e Ponta Grossa, em parceria com Ação Global em Ponta Grossa. Além do apoio ao II Fórum PROPcD de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. Apoiando os conselheiros em articulação de palestras e mediando parcerias.

Em 2013 realiza o I Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa - RSAC: Cases Locais, nas dependências da Heineken contando com 14 apresentações de projetos com tema de Cidadania, Meio Ambiente, Saúde, Inclusão e Voluntariado e o Fórum de Sustentabilidade nas dependências do CREA tratando da Sustentabilidade nas empresas e Pacto Global, com programação estendida com Oficina de Indicadores Sociais.  Promove duas edições do Campos Gerais Cidadão, uma em Ponta Grossa e outra em Castro, contando com apoio de mais de 500 voluntários, totalizando mais de 6400 atendimentos. Palestras em Campanha ao Mês do Outubro Rosa de Prevenção ao Câncer em oito empresas locais em parceria com Rede Feminina de Combate ao Câncer, Palestra Empresário do Terceiro Milênio abertura do CONAFASF Congresso Faculdade Sagrada Família. Parceria com Programa PROPcD em realização do 1º Fórum do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. Além das ações nos municípios de Castro, Piraí do Sul, Tibagi e Sengés com os ODM. Realização da segunda edição, o II Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa.

Em 2012 realizo as primeiras Feiras do Ponta Grossa e Castro contando com total Campos Gerais Cidadão de 50 serviços, 700 voluntários e 18 mil atendimentos. Feira da Paz com mais de 6 mil atendimentos com palestras, oficinas em 42 atividades. Realizou 5 capacitações e sete palestras do Outubro Rosa nas organizações conselheiras.

 

Diretor Regional: Indianara Prestes Mattar Milléo 

Articuladora da Regional: Glaucia Wesselovicz

E-mail: glaucia.wesselovicz@sistemafiep.org.br

Telefone: (42) 3219-5037

 

Confira aqui todas as instituições participantes deste núcleo:

ABC Projetos

Agrocete Indústria e Com. de Produtos Agropecuários

Águia Sistemas e Florestal

Associação dos Municípios dos Campos Gerais - AMCG

Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG)

Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais - Assocampos

Banco do Brasil

Bo Packaging

Cargill

Cebrac

Clube Ponta-Lagoa

Colégio e Faculdade Sagrada Família

Colégio Sepam

Construtora Prestes

Copel

CREA

DAF Caminhões

Expresso Princesa dos Campos

Heineken

Hübner Componentes e Sistemas Automotivos

Grupo Philus

Ibema

INSS

Instituto GRPCOM

Instituto Mundo Melhor (IMM)

Instituto Pegaí Leitura Grátis

Instituto Vida Prestes

Mineração São Judas

Ministério Melhor Viver

OAB Ponta Grossa

Sanepar 

Sindicato de Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais (Sindpan)

Sindimadeira

RPC 

UEPG

UNICESUMAR

UTFPR

VAPZA

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.