Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




13/07/2012 - Atualizado em 20/11/2023

OESTE

Conheça um pouco do trabalho do CPCE OESTE

O CPCE Oeste foi implementado em Cascavel em novembro de 2011, tendo como seu primeiro diretor regional o empresário Guido Bresolin, que permaneceu à frente dos trabalhos da regional até 2015, quando passou a diretoria ao também empresário e ex presidente do Sindicato da Panificação na Região Oeste, Sr. Gilberto Bordin até 2023.

O conselho conta atualmente com cerca de 23 instituições do setor público, privado, terceiro setor e instituições de ensino.

Em 2023 retomamos as reuniões itinerantes,trabalhamos amplamente os ODS 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 12 “Consumo e Produção Responsáveis” por meio de visita técnica ao aterro sanitário de Cascavel, campanha Eletrônico não é Lixo que arrecadou cerca de 1,2 toneladas de resíduos eletrônicos, a blitz da sustentabilidade, Circuito ODS realizado junto a cooperativa de recicláveis e o encerramento foi no Parque Iguaçu com a presença do Sr. Gilberto Bordin. Também participamos do Fórum ESG promovido pela ACIC.

Em 2022 o CPCE Oeste realizou encontros apresentando o case Robô Laura, o tema Voluntariado e o tema Resíduos, sendo estas demandas propostas pelos próprios conselheiros. O conselho promoveu os eventos “Ecossistema de Inovação” para acadêmicos da Univel Centro Universitário e “Metodologias Ágeis em Prol da Sustentabilidade” reunindo diversos públicos de todo o Paraná e colaborou com o evento do Núcleo ODS Toledo “A cidade que temos. A cidade que queremos”. Em uma ação regional, o CPCE Oeste participou da Visita Técnica e encontro de networking realizado na Itaipu Binacional.

Em 2021 o CPCE Cascavel realizou o evento O Cenário Econômico no Mundo Bani com a participação do conselheiro sênior Cleuton Carrijo, o Encontro CPCE e HUB ODS, a Palestra FalAção ODS na Faculdade Famper, o evento Geração 2030 – Conectados que mobilizou no Canal da Indústria cerca de 2100 visualizações, o evento Critérios ESG com a parceria do ISAE e que mobilizou empresas e indústrias de Cascavel, Toledo, Londrina, Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e SP e a Palestra Social Talks: Soluções Inovadoras para acadêmicos da Unioeste de Foz do Iguaçu.

Em 2020, o CPCE realizou a reunião de planejamento em Cascavel e participou da reunião de planejamento do Núcleo ODS em Toledo. Promoveu no município de Ubiratã a Oficina de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, assim como duas edições da Palestra “FalAÇÃO ODS” na Faculdade Assis Gurgacz para acadêmicos do curso de Psicologia. No segundo semestre realizou o webinar “O cenário VUCA no mundo corporativo” com a participação do conselheiro sr. Cleuton Carrijo. Realizou também o “Diálogo para educadores  -Os players da transformação” para cerca de 60 docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, sendo este o primeiro evento do projeto Conexão Sustentável. O conselho também foi convidado a participar do Congresso da Unioeste e da semana acadêmica da Univel.

Em 2019 o conselho a partir da realização de 5 reuniões de planejamento, promoveu ações e projetos que impactaram diretamente mais de 1600 pessoas, sendo 3 workshop de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, o Café com a Imprensa em Toledo, o Encontro do Terceiro Setor, Palestras acerca da Agenda 2030 na Unioeste em Toledo e Foz do Iguaçu e na unidade da Sanepar de Toledo, assim como a ação que reuniu cerca de 200 voluntários, “Dia Mundial da Limpeza” e o evento Conexão ODS: Os objetivos nas estratégias de negócios. Ainda com referência aos ODS, a região Oeste ganhou notoriedade por suas 50 instituições reconhecidas com o SELO ODS por se destacarem na realização de boas práticas alinhadas a agenda mundial da ONU. No âmbito da educação para a sustentabilidade a região Oeste teve a participação de 26 escolas municipais que inscreveram projetos para o Prêmio Peça por Peça – Melhores Iniciativas e que corroboram principalmente com o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.

Em 2018 realizou a palestra ODS e Sustentabilidade para 380 alunos da UNIPAR, a oficina de Elaboração de Projetos com a parceria do Instituto GRPCOM para instituições do terceiro setor e setor público, colaborou com a organização do evento Too fazendo a minha parte, promovido em Toledo, e lançou mais uma edição da Pedalada Sustentável, concluindo o ano com o grande evento pautando no ODS 12 - Conecta Cities.

Em 2017 o CPCE abre os trabalhos realizando a Palestra ODS aos acadêmicos da Faculdade Unopar. Promoveu a segunda edição do evento Sustentabilidade para Competitividade, assim como a palestra Os Desafios do Fracking Frente a Sustentabilidade aos alunos dos cursos técnicos e Faculdade Senai. Realizou também o evento A Agenda 2030 na Gestão Pública e Empresarial contando com a parceria do PNUD, Instituto Renault e Prefeitura Municipal de Ubiratã, reunindo 160 pessoas para debater a implementação dos ODS nas organizações. Realizou a palestra A Agenda 2030 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos servidores municipais de Cascavel, uma vez que Prefeitura de Cascavel se tornou signatária da Agenda ODS e aos colaboradores do Núcleo Regional de Educação de Cascavel. Promoveu a IV Pedalada Sustentável, evento que contou com a participação de cerca de 600 pessoas, mobilizando 15 conselheiros e avançou no debate dos Incentivos ficais com o evento: Incentivos Fiscais: Como agregar valor à sua imagem.

Em 2016 o CPCE realizou a Palestra ODS aos conselheiros haja vista a adoção da nova Agenda Mundial da ONU para o desenvolvimento sustentável. Realizou o evento Mulheres em Cena: O Empoderamento pela vez e pela voz" que tratou do ODS 5 Equidade de Gênero e que reuniu 170 pessoas. Neste ano também realizou o fórum Os avanços e os Desafios da Logística Reversa, assim como a palestra Empresário do Terceiro Milênio aos acadêmicos da Unioeste de Foz do Iguaçu e a Mesa Redonda: ODS e Sustentabilidade no curso de Técnico em Meio Ambiente do CEEP - Pedro Boaretto Neto. A terceira edição da Pedalada Sustentável mobilizou 584 pessoas inscritas com o objetivo de disseminar os ODS.

Em 2015 o CPCE lançou algumas campanhas como: Lenço Solidário com o objetivo de arrecadar lenços para mulheres que estavam em tratamento de câncer na UOPECCAN e Campanha: Pote da Alegria, realizou também o evento Água em Foco em alusão ao Dia Mundial da Água em parceria com outros doze organizações conselheiras. Realizou a Oficina Sustentabilidade para Competitividade, o II Papo Sustentável: Um alerta para os agrotóxicos reunindo 200 pessoas e a segunda edição da Pedalada Sustentável com a participação de 350 pessoas. Buscando cumprir a tratativa da transição de agendas o CPCE realizou o Seminário: ODM rumo aos ODS.  Promoveu a palestra Empresário do Terceiro Milênio aos acadêmicos da Faculdade Univel e Faculdade SENAI Cascavel e a palestra sobre as Doenças Infectocontagiosas na Indústria Bresolin.

Em 2014 o CPCE inicia os trabalhos promovendo o evento Mulheres e Seu Jeito de Mudar o Mundo em parceria com 40 instituições. Também realizou o evento “As melhores maneiras de mobilizar recursos para ONGs” em parceria com o Instituto GRPCOM no município de Toledo, assim como a primeira edição do Papo Sustentável realizado na ACIC e que contou com a parceria da Itaipu. Em junho realizou a primeira edição da Pedalada Sustentável, mobilizando aproximadamente 400 pessoas.  Realizou também uma capacitação acerca dos Incentivos Fiscais aos conselheiros e em agosto esteve à frente do evento em dois dias intitulado Seminário de Incentivos Fiscais. Promoveu a palestra Empresário do Terceiro Milênio para acadêmicos da Faculdade Anhanguera eneste ano também realizou o evento Vem Brincar, na Escola Municipal Prof.ª Arminda T Villvock em parceria com outras onze instituições impactando 200 crianças.

Em 2013, realizou a palestra Empresário do Terceiro Milênio para os acadêmicos da Unioeste e da Unipar. Neste ano o conselho promoveu o I Encontro das Instituições de Ensino Superior da Região Oeste PRME e Pacto Global na Associação Comercial e Industrial de Cascavel, também promoveu as Oficina de Elaboração de Projetos e Oficina de Captação de Recursos em Guaraniaçu, Ibema, Três Barras do Paraná e Santa Tereza do Oeste e realizou a palestra Igualdade entre os Sexos e Valorização da Mulher para os servidores da Secretaria de Assistência Social de Cascavel.

Em 2012, o CPCE realizou a Oficina Pacto Global, o Curso Empresário do Terceiro Milênio na Associação Comercial e Industrial de Cascavel - ACIC, o Curso de Responsabilidade Social: normas e certificações, o Curso de Voluntariado Corporativo  e uma ação acerca dos Incentivos Fiscais em parceria com o SESCAP, com o objetivo tirar dúvidas da população quanto a declaração do imposto de renda e a divulgação da possibilidade de destinar  um percentual do imposto devido ao Fundo da Infância e Adolescência -  FIA. Nesse mesmo ano realizou-se várias visitas a indústrias, empresas e demais organizações para apresentar o conselho.

 

Diretor Regional: Gilberto Bordin

Articuladora da Regional: Pamela Lemos Bortoluzzi

E-mail: pamela.bortoluzzi@sistemafiep.org.br        

Telefone: (45) 3220-5466

 Confira aqui todas as instituições participantes deste núcleo:

Associação Amor em Fios

Associação Cascavel Rosa

Associação Cascavelense de Portadores de Parkinson - ACPP

BWA Consultoria

CODESC

Companhia Saneamento do Paraná - SANEPAR

COPEL - Distribuidora

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR)

Cristiane Hickmann

Hospital do Câncer de Cascavel - UOPECCAN

Lions Club de Cascavel

LFCC - UOPECCAN

JCI

Nutriplan

ONG Sistema de Integração Social - O Comunitário

Panificadora A Camponesa

Pastoral da Pessoa Idosa

Prati Donaduzzi

Prefeitura Municipal de Cascavel

Prefeitura Municipal de Toledo

Projeto Reciclei Recicléo

Provopar

Saara Engenharia Ambiental Ltda

UNIVEL

UNIMED Cascavel

UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.