Os integrantes do Conselho Superior do CPCE se reuniram pela primeira vez no dia 02 de dezembro de 2004, para discutir as premissas básicas para implementação do Conselho - como definição da linha de trabalho, missão, visão e valores e também para apresentar os resultados esperados e proposta para elaboração de um Plano de Ação. Na primeira reunião foram apontados alguns projetos e iniciativas: Campanha Nacional Pró-Infância (incentivos fiscais), Dia V, Valorizar é Preciso. O presidente na época era o Sr. Rodrigo Rocha Loures e a coordenação executiva estava a cargo da Carla Mocellin. Nesta reunião, também foram empossados os conselheiros e foi estabelecido o agendamento das reuniões de trabalho.O CPCE iniciou seus trabalhos com 70 empresas. Atualmente, 35 delas permanecem no Conselho: Ação Social do Paraná (ASP), Arquidiocese de Curitiba, Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação Internacional de Lions Club, Banco do Brasil, BRF Brasil Foods S.A, Caltec Química Industrial S/A, Instituto de Ação Voluntária (ICAV), Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Copel, Corrêa Chemical Indústria Ltda, Fecomércio, Federação das Assoc. Com. e Empresariais do Paraná (FACIAP), Fetiep, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Hospital Pequeno Príncipe, Instituto Euvaldo Lodi do Paraná IEL, Itaipu Binacional, O Boticário, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Petróleo Brasileiro S.A, Renault do Brasil, Risotolândia Indústria e Comércio de Alimentos, Robert Bosch Ltda, Senai, Sesi, Sindicato da Ind. Construção Civil no Estado do Paraná - Sinduscon, Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná Sinpacel, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal), Fensa, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Volvo do Brasil e Votorantim Cimentos.
Confira aqui as instituições participantes do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial:
INDÚSTRIA E SINDICATOS
AECIC - Associação das Indústrias da Cidade Industrial de Curitiba
Brafer Construções Metálicas S.A.
Caltec
Companhia Paranaense de Gás - Compagás
CSN - Companhia Siderúrgica Nacional *
Digi-Tron Industria de Balanças
Embafort Indústria e Comércio de Artefatos de Madeira Ltda
Furukawa Industrial Produtos Elétricos
Gemalto do Brasil Cartões e Terminais Ltda
Perkins Motores do Brasil Ltda
Radiante Engenharia de Telecomunicações
SIND. IND. APARELHOS ELÉTRICOS, ELETRÔNICOS E SIMILARES - SINAEES
SIND. IND. CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DO PARANÁ - SINDUSCON PR
SIND. IND. DE PAPEL, CELULOSE NO ESTADO DO PARANÁ - SINPACEL
SIND. IND. DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA NO ESTADO DO PARANÁ - SIMOV
SINDICATO DA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA DO ESTADO DO PARANÁ - SICEPOT/PR
SINQFAR Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná
COMÉRCIO E SERVIÇOS
AECIAR - Associação
das Empresas do Município de Araucária
Agresso Zero
Banco do Brasil - Superintendencia De Negócios e Varejo e Governo Paraná
Câmara Americana de Comércio - AMCHAM Brasil Curitiba
COPEL Companhia Paranaense de Energia
De Bernt Entschev Human Capital
FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná
FECOMÉRCIO - Federação do Comércio do Estado do Paraná - SENAC
Garcia Neves Advogados Associados
IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
Instituto de Engenharia do Paraná
LogosBr - Consultoria e Marketing Digital
Ser Sustentável - Gerenciamento de Processos
Souq Empreendimentos
TERCEIRO SETOR
Ação Social do Paraná - Arquidiocese de Curitiba
AFECE - Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial
APACN - Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia
Associação Comunitária Presbiteriana
Associação Internacional de Lions Clube - Distrito LD1 Paraná
Associacao Alírio Pfiffer -TMO
Associação Beneficente Renascer -
Associação Beneficente São Roque *
Instituto Cidadania e Voluntariado ICAV
Central
Integrada de Apoio Familiar - CIAF *
Centro de Transformação Social Vida Nova
Centro de Educação Infantil Mundo para todo Mundo
Centro Educacional Marista de Curitiba
CONSESP- Conselho de Entidades Sociais do Paraná
CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA DO PARANÁ - CORECON/PR
CRA-PR Conselho Regional de Administração do
Paraná
COCEC - Escola Especial Nilza Tartuce
F A S - Fundação de Ação Social
FORJA - Instituto de Formação Orientação de Jovens e Adolescentes
HPP - Hospital Pequeno Príncipe
Instituto Amarina de Educação
Inst. de Promoção do Paradesporto
Instituto Brasileiro de Transformação Social
Mentoris Educação e Desenvolvimento
UNILEHU - Universidade Livre para Eficiênica Humana
INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR
Faculdade Cenecista de Campo Largo
Fundação Dom Cabral - JValério
PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
UFPR - Universidade Federal do Paraná
UNIBRASIL - Faculdades Integradas do Brasil *
UNICURITIBA - Centro Universitário Curitiba
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba
CONSELHEIROS SENIORES e suas empresas de origem: Sérgio Gielow- Siemens, Ana Margarida Taborda - UTP, Carlos Magno - UTFPR, Cleuton Carrijo - Nanoorganics, Erycleia Freire – TMO, Joceli Boguz - Copel, Liliana Rigoni – Sanepar, Luciano Planca – Arayara, Pedro Fernandes Novozymes Pedro Salanek - Geração Sustentável, Rafael Bonfim - Rede Marista de Solidariedade, Rafael Gava Monitore e Sonia Leszczynski -UTFPR.
(*) Organizações com conselheiros juniores
O CPCE realiza, desde 2007, campanhas regulares para esclarecer as empresas sobre a importância de destinar os impostos para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FIA), Fundo do Idoso, Lei da Cultura, Lei de Esporte, Pronon
e Pronas. No caso do FIA o destino do repasse é uma opção do doador, e o recurso pode ser transferido
de forma direta ao fundo ou para um projeto específico, analisado e aprovado pelos Conselhos. Os beneficiários
são as organizações não governamentais que recebem os recursos destinados pelas pessoas físicas(PF)
e jurídicas(PJ). Para a indústria, podemos listar alguns benefícios com essa opção, como
apoiar projetos sociais que tenham compatibilidade com os seus projetos de RSAC, retorno de imagem, marketing social e incremento
da sustentabilidade de seus negócios.
Desde 2008 foram realizados dez seminários sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho com a presença de pessoas que são referências nacionais e internacionais, como Romeu Kasumi Sassaki, Flávia Cintra, Alexandre Prado Betti, Eduardo Carmello, Reinaldo Bulgarelli, entre outros, o que colocou o Reatiba como um dos principais projetos realizados pelo CPCE.
Várias empresas do Conselho já apresentaram suas boas práticas de inclusão da PcD, como Volvo, Spaipa, Renault, BRF, Toshiba, HSBC, Grupo Uninter, Crea-PR, Levi Vida, Sesi/Senai, Copel, Wall Mart, Mac Donalds/Capitola Com.de Alimentos Ltda, Sindimetal Pr, Risotolândia, Dudalina, Cimentos Itambé, Klabin e Natura são exemplos de organizações que implantaram programas de inclusão e de diversidade corporativa comprometidos com a mudança cultural e buscam cumprir as cotas com responsabilidade.
Em 2012 foi realizada a I Edição do Congresso Alianças Sociais, que depois passou a ser parceiro no Congresso Nós Podemos. Dentre as diversas atividades, destacamos as palestras com Marcelo Zeppelini, Ricardo Falcão e Marcelo Stravicz para as organizações da sociedade civil , e oficinas com as empresas signatárias do Pacto Global. Em 2014, os 10 anos do Conselho foram comemorados com a participação do presidente do Sistema Fiep Edson Campagnolo, pelo empresário Victor Barbosa, com apoio do superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares e a gerente de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep Maria Cristhina Rocha. http://www.fiepr.org.br/cpce/uploadAddress/relatorio_2012_CPCE_Final_2013[40376].pdf
O projeto Educando na sustentabilidade surgiu do movimento Paraná Educando na Sustentabilidade, em 2009, quando o CPCE realizou Círculos de Diálogos em diversas Universidades. Nos Círculos de Diálogo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em 2011, contamos com a presença de Leonardo Boff que fomentou ainda mais o compromisso do CPCE de promover um amplo debate com a sociedade, nas suas esferas educacionais, empresariais e civis em geral, para estabelecer um repertório compartilhado acerca da educação na sustentabilidade. Em 2011 Rosane Fontoura assume a coordenação executiva, juntamente com uma equipe administrativa.
Em 2013, a rede do Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade foi fortalecida nas regionais do interior por meio da realização do I Encontro das Instituições do Ensino Superior em Cascavel e o III Encontro das Instituições do Ensino Superior em Maringá, onde ocorreu a adesão de quatro instituições ao Principles of Responsible Management Education (PRME). Dede 2013 fomentamos a realização de artigos sobre os ODS e, desde então, já foram 50 artigos escritos, em sua maioria por professores das Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem o Conselho, publicamos diversos artigos no Blog Giro Sustentável da Gazeta do Povo. Confira no relatório.
Em 2014 começamos a dar ênfase na Sustentabilidade na Cadeia de Valor. A emergência das preocupações com a sustentabilidade na agenda estratégica das indústrias passa a ser uma realidade. Construção coletiva, processos colaborativos que propiciam troca de experiências e o aprendizado comum têm sido a aposta do CPCE. A formação de uma rede de stakeholders capaz de influenciar estas mudanças é um dos passos mais importantes para o estabelecimento e sucesso deste projeto, oferecendo legitimidade para a disseminação de práticas sustentáveis por meio das cadeias de valor e pelo incentivo para que as empresas assumam o protagonismo de iniciativas de gestão voltadas à sustentabilidade, sobretudo na Cadeia de Valor. O CPCE sempre fomentou as plataformas da Organização das Nações Unidas (ONU) como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Princípios do Pacto Global, e os Princípios da Gestão Empresarial Responsável. Terminamos o ano com a Homenagem ao Conselheiro Benemérito, o bispo Dom Moacyr Vitti (1940- 2014) que foi conselheiro do CPCE. http://www.fiepr.org.br/cpce/uploadAddress/10_anos_FINAL_2015[60912].pdf
Em 2015 recebemos Marta Gil e o Doutor Ricardo Rabinovich, especialista em Direitos Humanos da Argentina, para tratar questões sobre a inclusão da PcD no mercado do trabalho. Neste período, passaram a ser realizadas reuniões internúcleos, que resultaram na maior integração entre os conselheiros. Uma das grandes realizações de Curitiba foi o concurso Educando na Sustentabilidade, que recebeu 108 práticas inscritas. O material foi avaliado por uma comissão julgadora, que priorizou iniciativas que conseguissem alinhar bem as dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental. Ao todo, foram 2 mil pessoas impactadas. Neste ano, de Curitiba, tivemos ações em parceria para atender cidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com o Sesi Indústria e Sociedade nos municípios Bituruna, Honório Serpa, Coronel Domingos Soares e Palmas. Neste ano, trouxemos o presidente da Associação de Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) João Vergueiro. O CPCE passou a participar da Rede Terceiro Setor e na direção geral do CPCE contávamos com a senhora Mayra Andrea Doria Mattana . Em nosso site criamos um espaço destinado a divulgar as organizações da sociedade civil sediadas em Curitiba aptas a receberem recursos do FIA e uma vitrine de alguns cases de conselheiros em relação à prática dos ODS. http://www.fiepr.org.br/cpce/uploadAddress/relatorio-cpce_2015[66855].pdf
Tivemos em 2016 duas participações internacionais com Daniel Paracha, da Kennesaw State University (KSU), e com a professora doutora Merja Hoppe, da Zurich University of Applied Sciencies (ZHAW), que apresentou conceitos de Design Thinking para a Sustentabilidade. A participação da chefe de pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável da ZHAW foi possível devido a parcerias com o Cifal e UFPR. Tivemos também a contribuição das empresas Copel e Sanepar, que apresentaram seus cases voltados aos ODS 6 e ODS7 . Neste ano tivemos o Instituto de Desenvolvimento para o Investimento Social Privado (IDIS), que promoveu uma palestra sobre a Era do Engajamento das Causas e Investimento Social Privado. Terminamos o ano com a fala de Tatiana Araujo do Conselho Empresarial Brasileiro do Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). [DCM3] Neste ano fomos mediadores em uma mesa da 6ª Edição do Fórum Sustentabilidade e Governança, promovido pela SCTP e Milano . O ano foi liderado pelo novo diretor geral do CPCE , o empresário Rui Gerson Brandt.
http://www.fiepr.org.br/cpce/uploadAddress/relatorio_cpce_anual[73077].pdf
Começamos o ano de 2017 com o Café com os Contadores, um encontro para fomentar a destinação de impostos para a causa social. Neste ano juntamente com o CRC foi atualizada a cartilha do Leãozinho, referente aos incentivos fiscais, com a impressão e distribuição de mil unidades. O conselheiro José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo, apresentou o tema Sustentabilidade Econômica com uma palestra. Neste ano, por duas vezes, levamos os conselheiros no FAB LAB e Casa Sustentável do Senai CIC. Como destaque, tivemos a palestra de José Marcelo Zacchi do Grupo de Instituições Fundações e Empresas (Gife) e do gerente de Relacionamento e Diversidade da Fundação Espaço ECO® (FEE®) Guilherme Bara no X Reatiba - que mais uma vez contou com os representantes do Ministério Público e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Um grupo de empresas de Curitiba e Ponta Grossa visitou a unidade Puma da Klabin em Ortigueira.Acreditamos que um dos pontos fortes da programação deste ano foi a fala de Antonio Nóvoa que palestrou sobre a Educação como uma visão ampla de mundo. Terminamos o ano com a Homenagem ao Conselheiro Benemérito Belmiro Valverde (1942-2014). O professor Belmiro foi conselheiro do CPCE desde sua fundação. Para fomentar a cultura do voluntariado, foi distribuído aos conselheiros o livro Saí da Microsoft para mudar o mundo. http://www.fiepr.org.br/cpce/uploadAddress/images[80141].pdf
Em 2018 realizamos o Filantropia Itinerante com a Rede Filantropia; apresentamos os ODS no Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE) 2018 realizado em Recife, participamos do Festival ABCR da Associação Brasileira de Captação de Recursos - apresentando os ODS dentre de outras ações e também fomos convidados PELA EMPRESA Conselheira Copel a compor a mesa no High Level Regional Fórum: Atingindo os ODS na América Latina e participamos palestrando no Fórum Pulire promovido pela empresa conselheira FACOP. Em parceria com a Unilivre realizamos duas oficinas de projetos visando o alcance dos ODS que também levamos para Cianorte, Apucarana.Com o Instituto GRPCOM participamos do Programa Impulso, com a gravação de entrevista para o EAD sobre Mobilização de Recursos. Uma presença muito significativa foi do diretor de Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), João Carlos Redondo, que falou sobre Economia Circular. O principal case apresentado neste ano tratando da Sustentabilidade da Cadeia de Valor foi da empresa Barion - que recebeu o Selo Sesi ODS 2017 - mostrando sua prática para reduzir o consumo e o desperdício de água. Incluindo todas as regionais estamos com aproximadamente 300 empresas conselheiras , dos diversos setores da sociedade. Realizamos oficina com a COPEL e no Educando o ponto alto foi a palestra Construção de novos ambientes de aprendizagem com o José Pacheco e a fala de Ladislau Dowbor na XXII Reunião do Conselho Superior.
No ano de 2019 realizamos diversas parcerias internas e externas, tivemos a oportunidade de envolvimento com a agenda da Bússola da Sustentabilidade. Esta parceria com os Observatórios do Sistema Fiep teve o objetivo de mapear as práticas sustentáveis nas indústrias paranaenses fomentando a competitividade das indústrias, Realizamos uma Visita técnica ao Grupo Boticário, tivemos participação no Congresso ODS. A primeira edição referente aos ODS e Startups com foco nas Pessoas tivemos a participação das organizações Peace Labs, Favo, WASS, Tech Ladies, a maioria incubadas pelo programa de inovação da Fiep. Em junho foi realizado a edição da Arte que Transforma, com a participação de 250 pessoas e trouxemos a tona a importância do apoio das indústrias na área cultural. Realizamos o XII Reatiba que tratou dos Vieses Inconscientes , a indústria paranaense tem feitos avanços significativos na inclusão das pessoas com deficiência.Para o Terceiro Setor trouxemos o Instituto Votorantim que apresentou como se relaciona com as comunidades e o CPCE participou na Comissão Julgadora do Prêmio Bom Exemplo da RPC, as Boas Práticas do Terceiro Setor do Instituto GRPCOM, a realização de oficina de projetos em parceria com a Unilivre e com as Aldeias Infantis,
Para a disseminação dos ODS participamos palestrando em universidades no interior do estado, contribuímos com o prefácio dos livros da Faculdade de Campo Largo e da Irmandade Betânia. Corealizamos o evento Elas por Elas com a participação de 17 mulheres que falaram sobre os 17 ODS, também contribuímos no julgamento do Hackaton em prol de inovações para as Mudanças Climáticas promovido pelo conselheiro do Impact Hub e participamos também da programação do Acelerate 2030. O diferencial do ano foi o evento Habilidade para o sec. XXI para os Conselheiros JR, formado por jovens das seguintes organizações. Assoc. Gente do Bem, Assoc. São Roque, AVA, CIAF, CSN, Elo, Humsol, ICAV, Inst. Bom Aluno, Instituto Robert Bosch, ISAE, Legado, Renault do Brasil, e o Teto Todos os atores sociais do desenvolvimento sustentável foram animados a compartilhar, complementar seus conhecimentos em prol de Politicas, Programas, Projetos e Práticas de Cidadania Empresarial.
Em 2020 iniciamos a agenda com o Café das Mulheres que contou com a participação das indústrias e outras organizações que teve o propósito de debater os desafios da igualdade de gênero. Em seguida devido a Covid19 realizamos ao primeira webinar: Impacto da Covid19 no ODS e realizamos um Mapeamento das Demandas referentes a Covid 19 e as Boas Práticas realizadas pelas empresas e instituições conselheiras. Realizamos o 13º Reatiba de maneira on-line, com o tema “Todo tempo é Tempo de Inclusão”, onde os palestrantes enfatizaram o trabalho inclusivo e o home office para todos e o respeito as diferenças e no “novo normal” não possamos deixar ninguém para trás. Continuamos com a parceria com o Blog Giro Sustentável do Instituto GRPCOM, onde conselheiros (as) tem colaborado com artigos. Inovamos neste ano ao desenvolvermos um Programa de Mentoria, unindo os saberes de nossos Conselheiros Seniores com o novo olhar dos Conselheiros Juniores, realizamos o I Ciclo CPCE e Conexões Sustentáveis, aproveitando os saberes dos conselheiros(as), impactando na formação de muitos jovens.
Galeria dos palestrantes âncoras desde a sua fundação :
Antonio Nóvoa - Universidade de Coimbra
Daniel Paracha - Kennesaw State University - USA
Flávia Cintra - TV Globo
James Marins - Instituto Legado
Jose Zacchi - GIFE
Guilherme Bara - ECOBASF
João C Redondo - FIESP
João Vergueiro - ABCR
José Pacheco - Educador de Portugal
José Luiz Tejon - Palestrante
José Pio Martins - Reitor da Universidade Positivo
Ladislau Dowbor - Economista
Leonardo Boff - Palestrante
Marcelo Zeppelini - Rede Filantropia
Marcelo Stravicz - ABCR
Mara Belhau - Palestrante
Merja Hoppe - Zurich University- Suiça
Paula Fabiani - IDIS
Ricardo Falcão - Dialogo Social
Reinaldo Bulgarelli - Consultor/Palestrante
Ricardo Rabinovich - Palestrante Argentina
Romeu Sassaki - Consultor/Palestrante
Tatiana F de Araujo - CEBDS