Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




11/08/2015 - Atualizado em 18/01/2024

Curitiba

Os integrantes do Conselho Superior do CPCE se reuniram pela primeira vez no dia 02 de dezembro de 2004, para discutir as premissas básicas para implementação do Conselho - como definição da linha de trabalho, missão, visão e valores  e também para apresentar os resultados esperados e proposta para elaboração de um Plano de Ação. Na primeira reunião foram apontados alguns projetos e iniciativas: Campanha Nacional Pró-Infância (incentivos fiscais), Dia V, Valorizar é Preciso. O presidente na época era o Sr. Rodrigo Rocha Loures e a coordenação executiva estava a cargo da Carla Mocellin. Nesta reunião, também foram empossados os conselheiros e foi estabelecido o agendamento das reuniões de trabalho. O CPCE iniciou seus trabalhos com 70 empresas.  Atualmente, 27 delas permanecem no Conselho: Ação Social do Paraná (ASP), Arquidiocese de Curitiba, Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação Internacional de Lions Club, Banco do Brasil, Caltec Química Industrial S/A, Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Copel, Fecomércio, Feitep, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Hospital Pequeno Príncipe, Instituto Euvaldo Lodi do Paraná, O Boticário, Risotolândia Indústria e Comércio de Alimentos, Robert Bosch Ltda, Senai, Sesi, Sindicato da Ind. Construção Civil no Estado do Paraná - Sinduscon, Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná  Sinpacel, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal), Fensa/Spal, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Volvo do Brasil e Votorantim Cimentos.

Confira aqui as instituições participantes do Conselho de Responsabilidade Social:

Ação Social do Paraná - Arquidiocese de Curitiba

AECIAR - Associação das Empresas do Município de Araucária

AECIC - Associação das Indústrias da Cidade Industrial de Curitiba

AFECE - Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial

Agressor Zero

AMBIENGE

Aldeias Infantis SOS Brasil

Arauco do Brasil

Associação Amigos do HC

Associação Amigos do Pé no Palco

Associação Beneficente Renascer

Associação Beneficente São Roque

Associação Comunitária Presbiteriana

Associação Gente do Bem

Associação Nariz Solidário

Associação de Pesquisa e Tratamento do Alcoolismo

Associação Internacional de Lions Clube - Distrito LD1 Paraná

Associação Iniciativa Cultural - Passos 

Associação Sindrome de Willians

Barion

BRDE

CargoLift SA

Cartosul

Central Integrada de Apoio Familiar - CIAF 

Central Sicredi PR/SP/RJ

Centro Universitário OPET

Centro Universitários Santa Cruz

Cia de Cimento Itambé

COCEC - Escola Especial Nilza Tartuce  

Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo

Condor Super Center

Conselho Regional de Contabilidade

Conselho Regional De Economia Do Paraná - CORECON/PR

CONSESP

COPEL Companhia Paranaense de Energia

CSN - Companhia Siderúrgica Nacional 

Cruz Vermelha

Dicas Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda

Etiquetas

ELO Apoio Social e Ambiental

FACOP

FAE - Centro Universitário

Instituto de Formação Orientação de Jovens e Adolescentes  - FORJA

Fundação de Ação Social - FAS

Fundação O Boticário

Garcia Neves Advogados Associados

Grupo Educacional OPET 

Grupo Marista  

Grupo RIC

Grupo Risotolândia

Free Helper

HI Tecnologia em Saúde Ltda

HNSG

Hospital Mater Dei

Hospital Santa Casa

Hospital Pequeno Príncipe - HPP

IBQ Quimica

Impact Hub

Instituto de Biologia Molecular Paraná - IBMP

Instituto Beija Flor - IBF

Inst Brasileiro de Graduação e Pós Graduação - IGPEX

Instituto Bom Aluno

Instituto Compartilhar 

Instituto Curitiba de Informática – ICI

Instituto de Engenharia do Paraná

Instituto GRPCom

Instituto Legado de Empreendedorismo Social

Instituto Tibagi

Inst Paranaense de Reciclagem - INPAR

Instituto Playing for Change

Instituto Robert Bosch

Instituto Votorantim

ISAE BRASIL / FGV

Irmandade Evangélica  Betânia 

Irmandade Santa Casa Misericórdia de Curitiba

Lions Cube Curitiba Batel

Laboratório Affinita Ltda

Marins de Souza Advogados

Master Iso

Mao Colorida Comunicação Visual Ltda

Neodent

Mentoris Educação e Desenvolvimento

Nobis Service

ONG Em ação Pré Vestibular/

ODPH

Planckcare

PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Radiante Engenharia de Telecomunicações

Tricofort

Sanepar

SECONCI

Seed Consultoria

Ser Sustentável - Gerenciamento de Processos

Silvana Toledo - MEI

Serviço Social Autônomo-  Paranaeducação

Sind. Ind. Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares - SINAEES

 Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná - SINQFAR

Sind. Ind. Construção Civil no Estado do Paraná - SINDUSCON  PR

Sind. Ind. de Papel, Celulose no Estado do Paraná - SINPACEL

Sindecon - Economistas

Sindicosméticos

Sindimetal

Shampoo Industria e Com de Cosméticos Ltda

Social Gifts

Sociedade Educacional Tuiuti

Socorro aos Necessitados

Sprint XP

UFPR - Universidade Federal do Paraná    (*)

Una Consultoria

UNIBRASIL - Faculdades Integradas do Brasil   *

UNICESUMAR

UNICURITIBA - Centro Universitário Curitiba

UNILEHU - Universidade Livre para Eficiência Humana (*)

UNILIVRE 

Unimed Curitiba

Unimed Paraná

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba

Volvo do Brasil

Votorantim Cimentos S A

 

Principais realizações:

Em 2023 o Conselho passa a ser chamado de Conselho de Responsabilidade Social - CPCE, destacamos os seguintes encontros: Vitrine Social, I Encontro dos Institutos e Fundações, Startups para a Paz, XVI Reatiba: Políticas Públicas, Profissionalização, Protagonismo e Participação Cidadã das Pessoas com Deficiência, contou com a participação do Senador Flávio Arns entre outros preletores; Circuito Cidadania ODS, na programação do Congresso ODS entre outras ações, realizando diversas ações incluindo as demandas dos conselheiros em diversos fóruns.  Na XXVII Reunião do Conselho Superior, recebemos a ENGIE que faz parte da Conselho Mundial Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável -  WBCSD  e a presença de Alex Mejia da Unitar que prestigiou na comemoração dos 20 anos do CIFAL Curitiba. Na ocasião foi formalizada a nova coordenação do Conselho que ficou à cargo de Fernando Y Mizote e Valter Orsi.

Em 2022 o conselho temático de Responsabilidade Socioambiental Corporativa das indústrias passou para a Gerência de Assuntos Estratégicos e suas articuladoras passaram a realizar suas ações na Casa da Indústria nas regionais. Em Curitiba a programação começou com IV Circuito de Projetos, que teve a partida do Palacete dos Leões, sede do BRDE, Foi realizada a edição do Startups para a Prosperidade. A promoção do 15º REATIBA: que fomentou o debate do Engajamento, Profissionalismo e Atitude, com a presença de palestrante nacional, representante da CNI e case da Mercedes Benz. A secretaria executiva deu a continuidade no Programa de Mentoria 21/22, com a realização do I Encontro de Mentores Seniores e coordenamos os 50 encontros no Estado e atendemos 25 organização conselheiras que trataram dos ODS com os seus públicos de interesse. E encerramos com a XXVI Reunião do Conselho Superior com a fala do CEO da Rede Pacto Global Carlo Pereira.

Em 2021, Curitiba liderou a realização dos seguintes encontros: Diálogo Intergeracional de Gênero, Circuito de Projetos Incentivados, Startups para o Planeta, II Arte que Transforma:  Cinema e o XIV Reatiba com a participação especial de Carolina Ignarra. Participou efetivamente da Campanha Essencial é Viver e fomentou a criação de diversos materiais de comunicação em prol a disseminação aos ODS, assim como realizou o Programa de Mentoria 2021-22 e outras ações com Conselho Junior. Também se fez presente em 30 encontros de capacitação promovido pelos conselheiros. Terminando o ano com Walfredo Schindler da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável - FBDS.

Em 2020 iniciou a agenda com o Café das Mulheres que contou com a participação das indústrias e outras organizações com o propósito de debater os desafios da igualdade de gênero. Em seguida e vivenciando a pandemia da Covid19 realizou o primeiro webinar:  Impacto da Covid19 no ODS o qual resultou em um Mapeamento das demandas referentes a Covid 19 e as Boas Práticas realizadas pelas empresas e instituições conselheiras. O conselho também realizou o XIII Reatiba de maneira on-line, com o tema “Todo tempo é Tempo de Inclusão”, onde os palestrantes enfatizaram o trabalho inclusivo e o home office para todos, abordando sobre a importância do respeito as diferenças. Neste ano houve a parceria com o Blog Giro Sustentável do Instituto GRPCOM, onde conselheiros (as) têm colaborado com a escrita de artigos com temas pertinentes. Além disso o CPCE inovou lançando o Programa de Mentoria que buscou unir os saberes de Conselheiros Seniores com o novo olhar dos Conselheiros Juniores. Também realizou o I Ciclo CPCE e Conexões Sustentáveis.

No ano de 2019 houve diversas parcerias internas e externas, com a oportunidade de envolvimento com a agenda da Bússola da Sustentabilidade. Esta parceria com os Observatórios do Sistema Fiep teve como objetivo mapear as práticas sustentáveis nas indústrias paranaenses fomentando a competitividade das mesmas. Neste ano o CPCE realizou uma Visita técnica ao Grupo Boticário, e participou do Congresso ODS, além de promover a primeira edição do evento ODS e Startups com foco nas pessoas. O conselho também promoveu o evento “A Arte que Transforma, com a participação de 250 pessoas, enfocando a importância do apoio das indústrias na área cultural. Realizou o XII Reatiba que tratou dos Vieses Inconscientes e fazendo referência a essa temática, cabe ressaltar que a indústria paranaense tem feitos avanços significativos na inclusão das pessoas com deficiência. Com relação ao Terceiro Setor o conselho contou com o Instituto Votorantim que apresentou o seu case de relacionamento com as comunidades. Neste ano o CPCE participou na Comissão Julgadora do Prêmio Bom Exemplo da RPC, e do evento as Boas Práticas do Terceiro Setor do Instituto GRPCOM, com a realização de Oficina de Projetos em parceria com a Unilivre e com as Aldeias Infantis. Para a disseminação dos ODS o CPCE palestrou em universidades no interior do estado, também contribuiu com o prefácio dos livros da Faculdade de Campo Largo e da Irmandade Betânia, além de contribuir na organização do evento Elas por Elas com a participação de 17 mulheres que falaram sobre os 17 ODS. O conselho também esteve presente no julgamento do Hackaton em prol de inovações para as Mudanças Climáticas promovido pelo conselheiro do Impact Hub e participou da programação do Acelerate 2030. O diferencial do ano foi o evento Habilidade para o Sec. XXI para os Conselheiros JR, formado por jovens das seguintes organizações. Assoc. Gente do Bem, Assoc. São Roque, AVA, CIAF, CSN, Elo, Humsol, ICAV, Inst. Bom Aluno, Instituto Robert Bosch, ISAE, Legado, Renault do Brasil, e o Teto. Neste evento todos os atores sociais do desenvolvimento sustentável foram incentivados a compartilhar e complementar seus conhecimentos em prol de Políticas, Programas, Projetos e Práticas de Cidadania Empresarial.

Em 2018 o CPCE realizou o evento Filantropia Itinerante com a Rede Filantropia, apresentou os ODS no Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE) em Recife, participou do Festival ABCR da Associação Brasileira de Captação de Recursos apresentando os ODS dentre outras ações, também foi convidado pela empresa Conselheira Copel a compor a mesa no High Level Regional Fórum: Atingindo os ODS na América Latina e participou palestrando  no Fórum Pulire promovido pela empresa conselheira FACOP. Em parceria com a Unilivre realizou duas Oficinas de Elaboração de Projetos visando o alcance dos ODS. Esta oficina também aconteceu posteriormente em Cianorte e Apucarana. O CPCE participou do Programa Impulso do Instituto GRPCOM, gravando uma entrevista acerca da Mobilização de Recursos. Neste ano também tivemos a participação do diretor de Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), João Carlos Redondo, que falou sobre Economia Circular. O principal case apresentado neste ano tratando da Sustentabilidade da Cadeia de Valor foi da empresa Barion - que recebeu o Selo Sesi ODS 2017 - mostrando sua prática para reduzir o consumo e o desperdício de água. O conselho finalizou o ano com a palestra Construção de novos ambientes de aprendizagem do José Pacheco e a fala de Ladislau Dowbor na XXII Reunião do Conselho Superior.

Em 2017 o CPCE inicia suas atividades com o Café com os Contadores, um encontro para fomentar a destinação de impostos para a causa social.  Neste ano juntamente com o CRC foi atualizada a cartilha do Leãozinho, referente aos incentivos fiscais, com a impressão e distribuição de mil unidades. O conselheiro José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo, apresentou o tema Sustentabilidade Econômica em uma palestra promovida pelo CPCE.  Neste ano, realizou-se as visitas dos conselheiros ao FAB LAB e Casa Sustentável do Senai CIC. Como destaque, tivemos a palestra de José Marcelo Zacchi do Grupo de Instituições Fundações e Empresas (Gife) e do gerente de Relacionamento e Diversidade da Fundação Espaço ECO® (FEE®) Guilherme Bara no X Reatiba, que mais uma vez contou com os representantes do Ministério Público e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Ressaltamos que neste ano também tivemos a fala de Antonio Nóvoa palestrando sobre a Educação como uma visão ampla de mundo. O ano foi finalizado com a homenagem ao Conselheiro Benemérito Belmiro Valverde (1942-2014). O professor Belmiro foi conselheiro do CPCE desde sua fundação. Para fomentar a cultura do voluntariado, foi distribuído aos conselheiros o livro Sai da Microsoft para mudar o mundo.  https://www.fiepr.org.br/cpce/uploadAddress/images[80141].pdf

O CPCE em 2016 contou com duas participações internacionais, Daniel Paracha, da Kennesaw State University (KSU), e a professora doutora Merja Hoppe, da Zurich University of Applied Sciencies (ZHAW), que apresentou acerca do tema Conceitos de Design Thinking para a Sustentabilidade. A participação da chefe de pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável da ZHAW foi possível devido a parcerias com o Cifal e UFPR. O conselho também teve a contribuição das empresas Copel e Sanepar apresentando seus cases voltados aos ODS 6 e ODS7. Neste ano o CPCE foi mediador em uma mesa na 6ª Edição do Fórum Sustentabilidade e Governança, promovido pela SCTP e Milano e teve a parceria do Instituto de Desenvolvimento para o Investimento Social Privado (IDIS), na promoção da palestra sobre a Era do Engajamento das Causas e Investimento Social Privado. Finalizou o ano que foi liderado pelo novo diretor geral do CPCE, o empresário Rui Gerson Brandt com a fala de Tatiana Araujo do Conselho Empresarial Brasileiro do Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). [DCM3]

https://www.fiepr.org.br/cpce/uploadAddress/relatorio_cpce_anual[73077].pdf

Em 2015 o CPCE recebeu a Sra. Marta Gil e o Doutor Ricardo Rabinovich, especialista em Direitos Humanos da Argentina, para tratar questões sobre a Inclusão da PcD no mercado do trabalho. Neste período, passaram a ser realizadas reuniões Inter núcleos, que resultaram em uma maior integração entre os conselheiros. Uma das grandes realizações do conselho em Curitiba foi o concurso Educando na Sustentabilidade, que recebeu 108 práticas inscritas. O material foi avaliado por uma comissão julgadora, que priorizou iniciativas que conseguissem alinhar bem as dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental. Ao todo, foram 2 mil pessoas impactadas. Neste ano, também atuamos em parceria com o Programa Sesi Indústria e Sociedade para atender cidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como: Bituruna, Honório Serpa, Coronel Domingos Soares e Palmas. Com relação aos Incentivos Fiscais o conselho promoveu um evento contando com a fala do presidente da Associação de Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) João Vergueiro. O CPCE que tinha como diretora geral a Sra. Mayra Andrea Doria Mattana, passou a participar da Rede Terceiro Setor. Uma importante iniciativa do conselho em 2015 foi de criar no site um espaço destinado a divulgar as organizações da sociedade civil sediadas em Curitiba aptas a receberem recursos do FIA e uma vitrine de alguns cases de conselheiros em relação à prática dos ODS. https://www.fiepr.org.br/cpce/uploadAddress/relatorio-cpce_2015[66855].pdf

Em 2014 o conselho deu ênfase ao eixo estratégico Sustentabilidade na Cadeia de Valor, isso porque a emergência das preocupações com a sustentabilidade na agenda estratégica das indústrias passou a ser uma realidade. Construção coletiva, processos colaborativos que propiciam troca de experiências e o aprendizado comum foram a aposta do CPCE. A formação de uma rede de stakeholders capaz de influenciar estas mudanças foi um dos passos mais importantes para o estabelecimento e sucesso deste projeto, oferecendo legitimidade para a disseminação de práticas sustentáveis por meio das cadeias de valor e pelo incentivo para que as empresas assumam o protagonismo de iniciativas de gestão voltadas à sustentabilidade. O CPCE sempre fomentou as plataformas da Organização das Nações Unidas (ONU) como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os Princípios do Pacto Global, e os Princípios da Gestão Empresarial Responsável. O ano foi finalizado com a Homenagem ao Conselheiro Benemérito, o bispo Dom Moacyr Vitti (1940-2014) que foi conselheiro do CPCE. https://www.fiepr.org.br/cpce/uploadAddress/10_anos_FINAL_2015[60912].pdf

Em 2013 o conselho fomentou a criação de artigos sobre os ODS e, desde então, já foram 50 artigos escritos, em sua maioria por professores das Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem o Conselho. Neste mesmo ano foram publicados diversos artigos no Blog Giro Sustentável da Gazeta do Povo. Confira no relatório

Em 2012 foi realizada a I Edição do Congresso Alianças Sociais. Dentre as diversas atividades, destacamos as palestras com Marcelo Zeppelini, Ricardo Falcão e Marcelo Stravicz para as organizações da sociedade civil, e oficinas com as empresas signatárias do Pacto Global.

https://www.fiepr.org.br/cpce/uploadAddress/relatorio_2012_CPCE_Final_2013[40376].pdf

O projeto Educando na sustentabilidade surgiu do movimento Paraná Educando na Sustentabilidade, em 2009, quando o CPCE realizou Círculos de Diálogos em diversas Universidades. Nos Círculos de Diálogo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em 2011, contamos com a presença de Leonardo Boff que fomentou ainda mais o compromisso do CPCE de promover um amplo debate com a sociedade, nas suas esferas educacionais, empresariais e civis em geral, para estabelecer um repertório compartilhado acerca da educação na sustentabilidade. Neste mesmo ano a Sra. Rosane Fontoura assume a coordenação executiva, juntamente com uma equipe administrativa.

Desde 2008 o conselho realizou dez seminários sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho com a presença de pessoas que são referências nacionais e internacionais, como Romeu Kasumi Sassaki, Flávia Cintra, Alexandre Prado Betti, Eduardo Carmello, Reinaldo Bulgarelli, entre outros, o que fortaleceu o Reatiba como um dos principais eventos realizados pelo CPCE. Muitas empresas conselheiras tiveram a oportunidade de apresentar suas boas práticas de inclusão da PcD, como: Volvo, Spaipa, Renault, BRF, Toshiba, HSBC, Grupo Uninter, Crea-PR, Levi Vida, Sesi/Senai, Copel, Wall Mart, Mac Donalds/Capitola Com.de Alimentos Ltda, Sindimetal Pr, Risotolândia, Dudalina, Cimentos Itambé, Klabin e Natura, sendo que essas são exemplos de organizações que implantaram programas de inclusão e de diversidade corporativa comprometidos com a mudança cultural, buscando cumprir as cotas com responsabilidade.

O CPCE realizou, desde 2007, campanhas regulares para esclarecer as empresas sobre a importância de destinar os impostos para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FIA), Fundo do Idoso, Lei da Cultura, Lei de Esporte, Pronon e Pronas. No caso do FIA o destino do repasse é uma opção do doador, e o recurso pode ser transferido de forma direta ao fundo ou para um projeto específico, analisado e aprovado pelos Conselhos. Os beneficiários são as organizações não governamentais que recebem os recursos destinados pelas pessoas físicas (PF) e jurídicas (PJ). Para a indústria, podemos listar alguns benefícios de apoiar projetos sociais que tenham compatibilidade com os seus projetos de RSAC, como o retorno de imagem, marketing social e incremento da sustentabilidade de seus negócios.

Conselheiros Seniores ativos e suas empresas de origem:

Adenir Fonseca (Uninter), Ana Margarida Taborda(Tuiuti), Bernet Entschev (De Bernet), Carlos Magno Corrêa Dias (UTFPR), Cassia de Almeida (FACOP), Claudia Rodrigues (Elo), Cleuton Carrijo (Nanoorganics), Cristina Gonçalves( Ex Renault),  Erycleia Freire (TMO), Elcia Valentini (FIEP), Ezilda Furquim (Caltec), Indianara M Mattar(ACIPG) Izabela Serrano,(Ex Renault) João A Petik (BB), Joceli Bosguz (Copel), José Pio Martins( UTP), Liliana Rigoni (Sanepar), Maria Cristhina Rocha ( SESI) Paula Baena(HPP), Paulo Pereira (Engeblock), Pedro Fernandes  (Novozymes), Pedro Salanek (Geração Sustentável), Rafael Bonfim (Rede Marista de Solidariedade), Rafael Gava (Monitore), Renata Amano ( Bratac), Renata R Florisbelo(Hubner), Rosane Fontoura(SESI), Rui G Brandt (SINPACEL) Sonia Leszczynski (UTFPR), Tosihiro Ida (Lions) ,Tânia Cardozo (AVA) e Vanuza Sennes.

Galeria dos palestrantes âncoras desde a sua fundação:

Antonio Nóvoa  - Universidade de Coimbra, Carolina Ignarra - Reatiba, Daniel Paracha -  Kennesaw State University - USA, Flávia Cintra - TV Globo, Gabriel Perissé,  James Marins - Instituto Legado, Jose Zacchi- GIFE, Guiilherme Bara - ECOBASF, João C Redondo - FIESP, João Vergueiro - ABCR, José Pacheco - Portugal, José Luiz Tejon - REATIBA, José Pio Martins - Reitor da Universidade Positivo, Ladislau Dowbor - Economista,Leonardo Boff - Palestrante, Marcelo Zeppelini - Rede Filantropia, Marcelo Stravicz - ABCR, Mara Belhau no REATIBA, Merja Hoppe - Zurich University, Paula Fabiani - IDIS, Ricardo Falcão - Diálogo Social, Reinaldo Bulgarelli, Ricardo Rabinovich - Argentina, Romeu Sassaki  no REATIBA, Tatiana F de Araujo  - CEBDS. Walfredo Schindler, da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável -  FBDS e Carlo Pereira da Rede Brasileira do Pacto Global.