27/10/2020

Habilidades para a Indústria 4.0

Educando na Sustentabilidade

No dia 26 de outubro, mais uma edição do Conexão Sustentável foi realizada, agora em parceria com a UNISECAL de Ponta Grossa, para 189 acadêmicos e professores dos cursos de Administração, Contabilidade, Gestão de Recursos Humanos e Produção. Com presença de Isabela Drago, analista do Centro de Inovação do SESI Pr em Longevidade e Produtividade e Coordenadora do CPCE, Rosane Fontoura, apresentando as metas https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/8 do objetivo de desenvolvimento sustentável denominado Trabalho Decente e Crescimento Econômico “ ODS 8 e as Skills 4.0: habilidades para os profissionais do futuro”.

O SESI Pr, por meio do Centro de Inovação, a partir da publicação do e-book Skills 4.0, traz o cenário das habilidades técnicas, de gestão e socio comportamentais necessárias para os profissionais do futuro, com o setor industrial cedendo espaço cada vez mais as fábricas inteligentes, o impacto dessa transformação, será necessário agir no presente para garantir um futuro de empregabilidade às pessoas, de todas as idades e de produtividade às empresas, assunto em que Isabela Drago retratou as competências para atender as multitarefas que hoje o mercado exige dos profissionais, além das competências comportamentais para gerir uma comunicação efetiva entre gerações dentre essas citamos: comunicação, mentalidade digital, resolução de problemas, trabalho em equipe, pensamento critico, aprendizagem ativa, adaptabilidades,  interação, tomada de decisão, flexibilidade, criatividades, liderança, negociação, visão sistêmica, administração do tempo e colaboração. Para Isabela Drago, a iniciativa é um “momento de compartilhamento de diferentes experiências enriquecedoras, pois geram novos conhecimentos e estimulam futuras gerações.”

Além disso, um contexto completamente alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, apresentado pela coordenadora executiva do Conselho, Rosane Fontoura, que trouxe o impacto dessas mudanças no atingimento das metas relacionadas ao ODS 8 que busca “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” engajando e empoderando novamente todos como protagonistas para mudança e alcance de uma sociedade igualitária, plena e sustentável, garantindo suas necessidades atuais sem deixar de garantir as necessidades das gerações futuras. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, o trabalho digno, decente é aquele que resume as aspirações de homens e mulheres no domínio profissional e abrange vários elementos: oportunidades para realizar um trabalho produtivo com uma remuneração justa; segurança no local de trabalho e proteção social para as famílias; melhores perspectivas de desenvolvimento pessoal e integração social; liberdade para expressar as suas preocupações organização e participação nas decisões que afetam as suas vidas; e igualdade de oportunidades e de tratamento. Para Rosane, além do conhecimento adquirido nas academias, das habilidades, necessitamos desenvolver atitudes cidadãs em torno ao desenvolvimento sustentável. Um cenário de crise econômica, social, ambiental protagoniza a mudança de atitude de cada um de nós para atender as mudanças, que com a pandemia tivemos a percepção antecipada do quanto é importante o desenvolvimento pessoal para estar apto aos desafios futuros,

Um momento de reflexão para nossos alunos sobre as competências e habilidades necessárias para o mercado de trabalho, de analisar o que será necessário desenvolver e avaliar a atuação como gestor, diz a coordenadora dos cursos da UNISECAL, Rúbia Santi, que comemora a parceria.

Conheça mais: