09/09/2020

I Ciclo Webinar CPCE inicia com Cleuton Carrijo

I Ciclo Webinar CPCE “O Cenário VUCA no Mundo Corporativo”

Em 03 de setembro, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial realizou o primeiro da série de quatro diálogos que compreende o I Ciclo Webinar CPCE.

No contexto em que a pandemia do Coronavírus abalou empresas e indústrias, golpeou o mercado financeiro e desestabilizou o cenário social de forma global, impactando pessoas e modelos de gestão, organizações e indivíduos tem buscado a aplicabilidade literal da palavra “reinventar”.

Dada essa realidade o termo “VUCA” ou “MU VUCA“ se tornou ainda mais axiomático, visto que de forma singular consegue definir as transformações ocorridas a uma velocidade cada vez mais acelerada.

Em um cenário em que preferências, conhecimento, tecnologias e tendências são altamente mutáveis, diferentes respostas passam a surgir para um mesmo problema o que requer que instituições sejam cada vez mais fluidas e estejam paulatinamente preparadas para encarar tantos desafios.

Buscando contribuir com essas respostas o conselheiro sênior Cleuton Carrijo, a convite do CPCE apresentou a um público composto por representantes de organizações privadas e do terceiro setor o significado do acrônimo VUCA que representa volatilidade/visão, incerteza/entendimento, complexidade/clareza e ambiguidade/agilidade, sucedido do termo “MU” que trata da necessidade do propósito e da universalidade quando pressupõe uma reorganização de todos na busca por métodos e ferramentas que estejam em conformidade para dar conta de tais demandas.

Fato é que o ano 2020 imprimiu uma avassaladora necessidade de sobrevivência, àquela que exige que as organizações sejam ainda mais inovadoras e competitivas o que reflete diretamente no proposito de transformação também dos indivíduos, traduzindo desafios enormes de adaptação, de remodelação, de ressignificar metas profissionais, expectativas pessoais e convívio social.

Diante de desmedidos obstáculos, fica uma certeza, o mundo precisa ser melhor e com isso, diz-se que as pessoas precisam canalizar ações e esforços individuais em torno de um propósito coletivo, que dê vazão a uma nova era onde as corporações sejam justas e comprometidas para o bem de todos(universalidade) e onde refulja a empatia e a resiliência evolutiva.

A próxima palestra Transformações & Tendências na Gestão de Talento” do Ciclo, será com Fábio de Souza, CEO De Bernt no dia 06 de outubro que dará continuidade a esta série.

Palestra disponível aqui