Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




20/02/2020

Ubiratã avançando nos ODS

No dia 18 de fevereiro o CPCE região oeste, por meio da coordenação executiva, promoveu em Ubiratã em parceria com a Prefeitura Municipal a Oficina de Elaboração de Projetos para cerca de 45 participantes, representantes do poder público e de organizações do terceiro setor dos municípios  Assis Chateaubriand, Braganey, Cascavel, Goio-erê, Iguatu, Iracema do Oeste, Juranda, Laranjeiras do Sul, Quatro Pontes e Ubiratã. O prefeito do Município o Sr. Haroldo F Duarte   fez a abertura e falou sobre os avanços do município em relação a Agenda 2030 , que foi apresentado pelo Sr. Antonio Magron, Ubiratã faz parte de um seleto grupo de municípios que estão sendo acompanhados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em relação a localização dos ODS.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ubiratã, Antonio Hideraldo Magron, que apresentou o "case de Ubiratã" na municipalização da Agenda 2030 como um instrumento na gestão pública municipal, a oficina realizada proporcionou, aos representantes dos municípios participantes, a apropriação de várias ferramentas estratégicas para serem utilizadas na gestão pública, visando o desenvolvimento sustentável de suas comunidades.

 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas representam caminhos a serem trilhados por todos os municípios que almejam o desenvolvimento local. E quando utilizamos de técnicas para a elaboração de projetos e aprendemos onde e como buscar os recursos necessários, certamente estaremos dando um passo importante para concretizarmos os planejamentos municipais, seja por meio  do Plano Diretor Municipal, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual, todos construídos com a participação da sociedade ou simplesmente elaborarmos projetos com o objetivo de captação de recursos para finalidades diversas.

 

Os projetos são importantes instrumento técnico, administrativo e de avaliação econômica, social e ambiental tanto para organizações públicas quanto privadas e do terceiro setor e neste encontro os participantes puderam aprender como  elaborar um projeto, como definir bons objetivos específicos, a importância de uma justificativa alinhada a politicas públicas e a realidade concreta do público beneficiado com os indicadores, a  descrição das principais etapas a serem desenvolvidas,  como montar o cronograma e o orçamento além da realização de atividade com editais, estratégias para mobilizar recursos e ao final o Pitch dos projetos desenvolvidos no dia.

Ao final de um dia de atividades que buscou levar ao conhecimento dos participantes técnicas e informações que lhes possibilitem construir bons projetos pautados na Agenda 2030 que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável os grupos realizaram a apresentação dos projetos, dos quais podemos destacar: Selo de Certificação aos apicultores – ODS 2; Projeto de Educação Ambiental – ODS4 entre outros elaborados de forma pedagógica e a ecoeficiência energética na Feira dos Produtores – ODS 6 entre outros.