Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




27/05/2019

Ethos na programação do CPCE

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

 

No ano em que o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial - CPCE comemora 15 anos, o Conselho apoiou a realização do evento Conexões Ethos no último dia 24 de maio, tratou de temas caros a Cidadania Empresarial: Desafios das Mudanças Climáticas, Sustentabilidade na Cadeia de Valor, Igualdade de Gênero e Raça e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.

 

O Evento foi uma parceria com o Instituto Ethos representado pelo seu Presidente Sr. Caio Magri, contato mediado pela empresa conselheira do CPCE, FACOP por meio de sua superintendente Cassia de Almeida.

 

Abaixo trechos da fala do Sr. Magri:

 

O Conexões Ethos, são seminários organizados pelo Instituto Ethos com o objetivo de expandir as oportunidades de conectar o setor privado, em diferentes cidades, às agendas do desenvolvimento sustentável e a iniciativas capazes de apontar importantes mudanças para o patamar produtivo e social. Também são oportunidades para conectar visões sobre o desenvolvimento do empreendimento nacional e soluções e políticas para uma economia mais inclusiva e hipocarbônica. A agenda 2030 e a agenda da governança climática passou a integrar o núcleo das políticas públicas das nações desenvolvidas, e mesmo de nações emergentes. Isso reflete menos a generalização de uma consciência política virtuosa e mais um processo de entendimento e consenso de que nenhum país e economia ficará imune às alterações que vem ocorrendo no planeta e aos efeitos colaterais de uma matriz de produção e consumo intensivos, hipercarbônicos e desiguais.

Como o Brasil, crescerá economicamente e tirará a sociedade da pobreza, do extrativismo econômico?

Günther Anders, filósofo e ensaísta alemão, militante antinuclear, dizia que a arma nuclear demonstra que aconteceu uma transformação com a racionalidade ocidental e com a humanidade, ela tornou a humanidade incapaz de imaginar o que é capaz de fazer, tornou-a antiutópica. Nesse sentido, nos tornamos exímios técnicos incapazes de imaginar os potenciais e os efeitos. Talvez no que toca à mudança do clima, à desigualdade, às destruições do meio ambiente, estejamos nos tornando antiutópicos, incapazes de imaginar, pelo tamanho desproporcional das nossas ações técnicas, operacionais, seus efeitos micro sociais.

Por isso, diálogos como os de hoje são importantes. Eles ajudam a apurar nossa percepção para o que está acontecendo, para riquezas que não podemos substituir e mobilizar nossa imaginação para o que podemos fazer, para políticas e negócios que podemos criar.

Os centros produtores de commodities, como se conectam com a sustentabilidade, como a viabilizam? Temos que entender de forma definitiva que no Brasil, riqueza é transformação no meio ambiente. Portanto, como atuam para a agenda 2030? Essa é uma reflexão ética, social e econômica.

Precisamos ver o Paraná e a região sul no Brasil e o Brasil no mundo, quando se trata de mercado, quando se trata de competitividade, quando se trata de consensos multilaterais e de uma governança que se pretende global. Essa visão, queremos vê-la nas empresas, na sociedade civil, e nas comunidades. Podemos chamar isso de uma oportunidade.

 

O diretor geral do Conselho Rui Brandt fez a fala de boas-vindas, ressaltando a importância de apoiar organizações como o Ethos que tanto fez e faz para o fortalecimento da Cidadania Empresarial e agradeceu a participação dos conselheiros, aproximadamente 95 pessoas/organizações estiveram na ocasião. A programação contou com os nossos conselheiros FACOP, ISAE, Marins de Souza, AMBYENSYS, HIT TECNOLOGIA, SINPACEL, especialistas do Instituto Ethos como o presidente Caio Magri, Flavia Resende, Ana Lucia Custódio, Sheila Carvalho; Grupo Malwee, AMBEV e outros convidados.

 

Todas as falas foram inspiradoras e tinham em comum a mensagem que as empresas reconhecem a importância que tem como ator social de desenvolvimento local. E o exemplo prático veio com a empresa Hit Tecnologia em Saúde onde o Sr. Marcus Figueredo, mostrou que é possível desenvolver produtos visando de forma concreta contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável inclusive na área da saúde.