14/03/2019

Cidadania e o desejo de alcançar o desenvolvimento sustentável

No dia 12, recebemos Rulian Maftum, autor de livro Reflexões sobre o fim do mundo e consultor na área da sustentabilidade para falar com os conselheiros sobre: Como as empresas podem ser boa para o Planeta. Utilizando da lenda da lâmpada de Aladim, começou perguntando se vc tivesse apenas um desejo para pedir para Aladim, qual objetivo de desenvolvimento sustentável você pediria?  Poderíamos pensar talvez na redução da Pobreza?  Acabar com a fome? Descobrir a cura do câncer? Aqui já teríamos acabado com os três desejos concedidos pelo gênio da lâmpada.

Reduzir a ignorância? Por fim a violência de gênero, Água em abundância? Energia farta para todos? Empregos decentes para toda a população adulta? Soluções inovadoras para os mais diversos problemas da população que vive na base da pirâmide, como o preço do aparelho para a surdez? Redução das desigualdades? Cidades seguras? Consumo consciente? Acabar com os acidentes climáticos? Menos poluição em nossos mares? Mais diversidade biológica? Menos Corrupção? ou quem sabe mais voluntários e cidadãos comprometidos com a transformação necessária. Aja gênios e aja lâmpadas, mas com politicas públicas, programas de responsabilidade social , organizações da sociedade civil sérias e comprometidas e cidadania podemos alcançar os objetivos de desenvolvimento.

O jornalista trouxe dados estatísticos da realidade e em seguida exemplos de startups que deram soluções para estes desafios na área da energia da água e outras e se utilizando da  ferramenta do Canvas o grupo presente fez suas reflexões em torno das necessidades das suas organizações.

Para o conselheiro sênior professor Carlos Magno, no todo a exposição foi muito interessante, trazendo novas perspectivas em motivação e liderança para a sustentabilidade. Ressaltando especialmente a explanação sobre o Sistema B o qual, enquanto movimento global, busca criar um novo Ecossistema de Empresas que redefine os conceitos pétreos de sucesso nos negócios substituindo a máxima do ?lucro acima de tudo? pelo princípio do ?lucro com benefícios socioambientais?, procurando, também, sensibilizar e identificar o Setor Empresarial que utilizem seu poder no mercado para encontrar soluções para questões sociais e ambientais. Mais uma vez o CPCE chama a atenção para inolvidável possibilidade quanto ao desenvolvimento da responsabilidade socioambiental no Setor Industrial Paranaense.