21/06/2018

VIII Fórum RSAC : longevidade e produtividade

Contou com presença das  empresas do CPCE  da região. O tema novo e relevante para o futuro das indústrias e dos profissionais, mas qual o motivo de se pensar neste assunto. Estudo confirmam o aumento da população com mais de 60 anos, atrelados a qualidade de vida e a diminuição da fecundidade, essa mudança trará um novo perfil de  profissionais no mercado e um novo comportamento, visto toda a inovação no ambiente de trabalho, as mudanças constantes da tecnologia e a necessidade de adaptação, a prevenção da saúde para uma longevidade produtiva.

O fórum contou com presença do representante do Conselho Municipal de Direitos dos Idosos, Sr. Armando Vieira que apresentou as iniciativas realizadas pelo poder público e comentou do acompanhamento que as assistentes sociais realizam para que os idosos possam ter acesso aos benefícios de gratuidades e as atividades disponibilizadas pela Prefeitura. Na sequência a Coordenadora do Centro de Inovação de Longevidade e Produtividade, Noelly Mercer, relatou sobre o cenário e os programas que o Centro vem promovendo, baseado em um método desenvolvido e o Finnish Institute Of Occupational Healt (FIOH), instituição vinculada ao Ministério de assuntos Sociais e Saúde da Finlândia, especializada nas áreas de saúde e segurança do trabalho.

Para que os participantes pudessem vivenciar um pouco da metodologia aplicada pelo Centro de Inovação e verificar os impactos no dia a dia dos profissionais e mercado de trabalho, a consultora Gerusa Franco, do SESI Ponta Grossa, trouxe o Circuito Anamnese que logo no credenciamento abordou os participantes ao questionário que traçava perfil de qualidade de vida e uma conversa com a Psicóloga Scheila Issakowicz, também do SESI Ponta Grossa. Após o case a Oficina de Vida e Trabalho deu sequência as atividades vivenciais no qual cada participante pode entender o plano de vida para que possamos atender as mudanças futuras e as iniciativas possíveis que as empresas podem adotar para estimular talentos ao longo da vida. Conforme a consultora explica, ?é preciso fortalecer os recursos individuais de cada um para a conquista da longevidade saudável e produtiva?.

Para Nelson Canabarro, conselheiro do CPCE e representante da UTFPR, discutir o tema o trabalho para a pessoa idosa é fundamental para a garantir sua inclusão e aproveitar sua experiência.