26/04/2018

FalAÇÃO é realizado em Cascavel

Educando para a Sustentabilidade

No dia 25 de abril realizou-se em Cascavel o FaLAÇÂO ODS, um café da manhã que reuniu jornalistas, colunistas, radialistas e assessores de imprensa para tratar da Agenda Global da ONU pactuada em 2015 por 193 países.

Estamos vivendo em um momento de enormes desafios para o alcance do Desenvolvimento Sustentável, 2.2 Bi de pessoas continuam a viver na extrema pobreza, vivendo com menos de US$ 1,90 por dia e consequentemente a fome. Ameaças à saúde e ao bem-estar. As transformações na educação e os seus desafios.   A desigualdade de gênero continua a ser um desafio chave.

No eixo econômico a água e energia como elementos fundamentais para o desenvolvimento, o desemprego, particularmente entre os jovens, é uma grande preocupação. A busca de incrementar processos e produtos inovadores com uma indústria mais forte. A promoção de cidades com infraestrutura mais adequada as suas populações. Há crescentes desigualdades dentro dos países e entre os países, assim como enormes disparidades de oportunidades, riqueza e poder.

Na questão ambiental, as mudanças climáticas e os desastres naturais mais frequentes e intensos, o terrorismo, crises humanitárias e o deslocamento forçado de pessoas ameaçam reverter grande parte do progresso alcançado na área de desenvolvimento nas últimas décadas. O esgotamento dos recursos naturais e os impactos negativos da degradação ambiental, incluindo desertificação, secas, degradação do solo, escassez de água doce e a perda de biodiversidade aumentam e agravam a lista de desafios que a humanidade enfrenta.

Este é também, no entanto, um momento de grande oportunidade pois, o desenvolvimento  tem sido logrado na superação de muitas metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS são uma agenda de alcance e significância sem precedentes visando a sociedades mais pacificas onde ninguém deveria ser deixado para trás.

Foi para tratar dessa agenda global que a Coordenadora do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial ? CPCE, conselho temático da FIEP e a articuladora do Projeto 2030 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ? PNUD em parceria com a Itaipu, estiveram em Cascavel recepcionados pelo Diretor Geral do CPCE o Sr Gilberto Bordin e demais convidados(as).

O evento que reuniu cerca de 40 convidados buscou sensibilizar os comunicadores sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS que devem nortear e orientar as Políticas Públicas, Programas e Projetos e com a parceria estratégica dos meios de comunicação contribuir para que a sociedade Cascavelense possa tomar conhecimento dessa Agenda, incentivando a cidadania empresarial,  engajamento do cidadão e a mudança de cultura, assim com a parceria de todos a transformação necessária é possível. Nós podemos!