Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




16/06/2017

Agenda 2030 na Gestão Pública e Empresarial - Cascavel

  • DATA: 18/07/2017
  • HORA: 08:30 ÀS 11:00

Fórum - A Agenda 2030 na Gestão Pública e Empresarial acontece em Cascavel

Evento debate a implementação dos ODS

 

No próximo dia 18 de julho, às 08h00, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel - ACIC, acontece o evento “A Agenda 2030 na Gestão Pública e Empresarial”, organizado pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP e o Movimento Nós Podemos Cascavel - Núcleo CPCE/ODS. O ano de 2015 apresentou uma oportunidade histórica e sem precedentes para reunir os países e a população mundial e decidir sobre novos caminhos, reunindo esforços em prol da melhoria de vida das pessoas em todos os lugares. Essas decisões determinaram o curso global de ações e parcerias para acabar com a pobreza, visando a prosperidade e bem-estar para as pessoas, protegendo o planeta e promovendo a paz . Concretizou-se a nova agenda mundial da Organização das Nações Unidas - ONU, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.


Essa agenda pactuada por 193 países incluindo o Brasil está dividida em quatro dimensões principais: A social que está relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, qualidade de vida e justiça. A ambiental, que trata da conservação do meio ambiente, com ações que objetivam a reversão do desmatamento, proteção a biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos recursos marinhos e a adoção de medidas efetivas contra as mudanças climáticas. A econômica que aborda o esgotamento dos recursos naturais, o consumo responsável, a produção de resíduos, entre outros e a dimensão institucional que diz respeito a capacidade de colocar em práticas os ODS. 
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas levam em conta o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e procuram obter avanço nas metas não alcançadas, favorecendo uma maior articulação entre os governos, setor privado, organizações da sociedade civil e academias.


Para mobilizar, debater e propor meios efetivos para implementação dos ODS na gestão pública e no âmbito empresarial o evento contará com a palestra magna proferida pela articuladora de mobilização aos ODS do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD - Inalda Beder, além da apresentação do case Renault acerca da implementação dos ODS pela Diretora do Instituto Renault – Silvia Barcik, reconhecido pelo Prêmio SESI ODS  e do exemplo do município de Ubiratã que tem se destacado pelo trabalho desenvolvido em prol dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis. 
O evento também terá em sua programação a solenidade de entrega dos certificados do Movimento Nacional ODS às instituições que fizeram adesão a plataforma da ONU, buscando contribuir com o desenvolvimento sustentável.


Programação 

8:00h - Credenciamento e café de Boas Vindas
8:30h - Abertura com  Rui Brandt, Gilberto Bordin - Diretores  CPCE/ODS e o Prefeito Municipal de Cascavel, Sr. Leonaldo Paranhos                                                       8:40h - Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no âmbito Público e Privado - Inalda Barros Beder  Programa das Nações Unidas - PNUD/ONU 
9:40h - Case Renault - vencedora do Prêmio SESI ODS 2016 ­- Silvia Barcik, Diretora do Instituto Renault.

10:10h - Implementação dos ODS - Case Município de Ubiratã

10:40h - Entrega dos certificados de Adesão do Movimento Nacional ODS

11:00h -  Encerramento  


Inscrições aqui