15/03/2019 - Atualizado em 21/03/2019

Quem somos

No âmbito da sua estrutura organizacional, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná-Fiep conta com o Conselho Temático de Energia, entre outros específicos para tratar de assuntos de interesse da indústria.

Este Conselho atua com o objetivo de identificar as necessidades e potencializar o conhecimento da indústria sobre o tema energia e, para isso, mobiliza os acervos tecnológicos e de informações existentes nos vários serviços que o Sistema Fiep presta ao setor, através da Fiep, do Sesi, do Senai, dos Observatórios da Indústria e do IEL.

É de se destacar, também, que no seu cotidiano, o Conselho Temático de Energia recebe a adesão espontânea de mais de uma centena de instituições públicas e privadas especializadas no tema energia, as quais colaboram sistematicamente com os trabalhos realizados.

O Conselho Temático de Energia considera que todas essas instituições juntas, articuladas e organizadas em torno de objetivos comuns, apresentam um extraordinário potencial de trabalho para disponibilizar o conhecimento acumulado ao segmento industrial e para encaminhar soluções técnicas de grande valia para o desenvolvimento  sustentável  da  indústria paranaense e por esta razão toma a iniciativa de formular uma estratégia voltada para articular, organizar, promover e facilitar o trabalho das instituições colaboradoras, com o intuito de atuarem em plena sinergia, de  forma eficaz e eficiente.

Entre as formulações possíveis para proporcionar organização e operacionalização ao presente caso, faz-se a opção preferencial pela figura do cluster.

No mundo da indústria, cluster é uma concentração de empresas e outras instituições afins, de diversa natureza jurídica, que se comunicam por possuírem características semelhantes, objetivos convergentes e por coabitarem no mesmo local, ou região. Ao colaborarem entre si, tornam-se mais eficientes, pois complementam-se. (Michel E. Porter, economista, in Competitive Advantages of Nations, 1990)

Pensando em atender essas demandas e facilitar o acesso às energias renováveis, foi estabelecido o CLUSTER FIEP DE ENERGIAS RENOVÁVEIS.