Pesquisas

O Observatório Sistema Fiep tem vasta experiência e domínio de métodos que priorizam a interpretação e o significado dos fenômenos no contexto industrial. São realizadas Pesquisas Qualitativas e Quantitativas capazes de retratar a situação de segmentos específicos.


PESQUISAS QUALITATIVAS

Propiciam a análise das motivações, assim como a compreensão e interpretação de comportamentos, opiniões e expectativas dos indivíduos de diferentes grupos da sociedade. Essas pesquisas não viabilizam a obtenção de números em seus resultados, mas insights que possibilitam responder questões de interesse do cliente.

Ao explorar métodos de abordagem qualitativa, são empregadas técnicas interpretativas que priorizam a busca pelo significado dos fenômenos, o que se aplica a diversos aspectos estratégicos e de futuro da atividade industrial.

O Observatório Sistema Fiep dispõe de ampla diversidade de recursos e competências para realização de grupos focais, entrevistas em profundidade, estudos etnográficos, observações de campo e painéis de especialistas. Conjugados aos métodos quantitativos, a condução dos processos de pesquisa permite a formulação de estudos robustos, como os Setores Portadores de Futuro para o Paraná. Na ocasião foram empregados o levantamento e a sistematização de informações por meio de estudos de base e tendências, prosseguidos por painéis de especialistas e, então, consolidação de resultados.

Outras soluções em destaque desenvolvidas: Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense; Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Paranaense, Programa Cidades Inovadoras.


PESQUISAS QUANTITATIVAS

As pesquisas quantitativas possuem como princípio a quantificação dos dados apoiando-se em técnicas estatísticas, a fim de responder questões de interesse do contratante. A confiabilidade e a criteriosidade na execução de pesquisas com abordagem quantitativa são fundamentais para que os resultados encontrados possam, de fato, conduzir a melhores tomadas de decisão.

Para representação de dados e informações, são desenvolvidas ou integradas técnicas e ferramentas de visualização, orientadas ao público-alvo dos estudos, de acordo com as necessidades identificadas. Esses princípios são aplicados nas publicações impressas e digitais (dinâmicas e/ou estáticas).

Com uma estrutura moderna, recursos humanos experientes e softwares estatísticos e de georreferenciamento, o Observatório Sistema Fiep possui expertise na realização de pesquisas quantitativas viabilizadas por entrevistas telefônicas, domiciliares, com uso de tablet e através de plataforma on-line própria. Realiza estudos desde a fundamentação teórica até a análise estatística descritiva ou inferencial, passando por desenhos metodológicos arrojados.

Algumas das soluções em destaque desenvolvidas: programas Bússola da Inovação® e Bússola da Sustentabilidade®, plataforma de coleta de dados Obsurvey®, Pesquisa Nacional da Avaliação Livros Didáticos Senai, Paraná em Dados, Panorama da Indústria e Oportunidades da Cadeia Produtiva de Biogás.

Tem interesse nessa solução? Fale Conosco