TumbSolucoes.jpg
Perfis Profissionais para o Futuro

O Observatório Sistema Fiep proporciona um serviço de grande interesse às indústrias que buscam crescimento e produtividade. O Projeto Perfis Profissionais do Futuro identifica novos perfis de trabalhadores que serão demandados por organizações industriais e incentiva a antecipação da oferta de formação desses novos profissionais. Como público consumidor das informações produzidas, as instituições de ensino propõem as novas ofertas formativas que irão atender a essa demanda.

O projeto tem início com um estudo aprofundado de tendências, tecnológicas ou não, que indicam o surgimento de novas demandas de produtos e serviços, de novas possibilidades para ofertas de soluções, bem como o surgimento de novos modelos de negócios que, somando-se a tudo, indicam a necessidade de novas capacidades no futuro.

Tanto as tendências quanto os protoperfis propostos nos estudos de base são apresentados para validação em painéis de especialistas setoriais. Nos painéis também são validadas as atividades executadas pelo profissional e os domínios de conhecimento, assim como a avaliação de uma série de indicadores como relevância das tendências, importância do perfil para o setor, situação atual e previsão de intensificação da demanda do perfil.

Após essa etapa, são realizadas rodadas de entrevistas com especialistas que validam a produção obtida no painel e consolidada pelo Observatório Sistema Fiep. Por fim, é produzida uma ficha de fácil consulta para cada perfil.

Conheça:

  • Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Paranaense: Horizonte 2030
  • Perfis Profissionais Para o Futuro da Industria Cearense: Horizonte 2035

Para acesso aos resultados do Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Paranaense: Horizonte 2030, clique:

Tem interesse em nossas soluções? Fale Conosco