Representantes de prefeituras municipais do Paraná que integram o R20 estiveram reunidos nesta terça-feira (29) no Campus da Indústria, unidade da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) do Jardim Botânico, em Curitiba, para discutir sobre a destinação de resíduos sólidos. O grupo é composto por 86 municípios responsáveis por mais de 90% do lixo gerado no estado. O Sistema Fiep apresentou ao grupo algumas ações desenvolvidas – por meio de seus conselhos setoriais, gerência de Fomento e Desenvolvimento e Senai – para dar subsídios a planos de logística reversa, previstos pela legislação.
Durante todo o dia, os integrantes do R20 conheceram cases de logística reversa de diferentes setores produtivos, como embalagens, pneus e lâmpadas. O vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, destacou os avanços na destinação de resíduos sólidos no Paraná. “É preciso trabalhar em conjunto para conseguirmos bons resultados. E é isso que temos feito neste estado, com a união dos setores público e produtivo”, avaliou.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, lembrou a missão de cada município, em apresentar soluções para o gerenciamento de descartes até agosto de 2014. “A nova legislação estabelece que as prefeituras que não acabarem com os lixões a céu aberto responderão por crime ambiental. É preciso entender que os resíduos sólidos têm seu valor social, cultural e – o que muitos ainda não perceberam – econômico”, ressaltou.
A Fiep apresentou sua estratégia de construção de planos de logística reversa para os segmentos industriais, que tem como ponto de partida pesquisas desenvolvidas pela Gerência de Fomento e Desenvolvimento. O Senai também apresentou seu trabalho de consultoria para empresas em busca de estratégias para o gerenciamento de descartes.
A Termoplast, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (Abihpec) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) apresentaram para as prefeituras propostas de parceria. A Termoplast, de Arapongas, utiliza descartes de isopor em seu processo produtivo. A partir do reaproveitamento do poliestireno expandido, a indústria produz sancas e rodapés, que podem substituir os tradicionais. As prefeituras foram convidadas a participar do processo produtivo, recolhendo e organizando este tipo de descarte em suas cidades.
O coordenador de resíduos sólidos da secretaria de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Laerty Dudas, pediu urgência na construção de planos de ação. “Há muitos bons exemplos. Precisamos aproveitar estas soluções apresentadas em nossos encontros e partir para a ação”, pediu.
Dos 399 municípios do Paraná, 214 ainda dispõem inadequadamente os resíduos gerados.
Fonte: FIEP
I have been browsing online more than three hours today, yet I never
found any interesting article like yours. It's pretty
worth
enough for me. In my view, if all site owners
and bloggers made good content as you did, the net
will
be much more useful than ever before.
Hi, this weekend is pleasant in favor of me, because this time i
am reading this impressive informative article here
at my residence.
Что делать, если украли
гос номера с авто?
получение
дубликатов номерных
знаков (https://avto-dublikat.ru) - утром обратился,
через 2 часа привез курьер
домой.
Hello, I think your website might be having browser compatibility issues.
When I look at your website in Firefox, it looks
fine but when opening in Internet
Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads
up!
Other then that, awesome blog!
Outstanding quest there. What occurred after? Take care!
https://ranginews.ir/لیست-قیمت-روز-پکیج-های-ایران-رادیاتور-ا/
اخبار روز موسیقی پاپ
و اخبار علوم پزشکی
بیرجند
و اخبار فرهنگی هنری ایرنا
و خبرهای تازه
سردشت و
گوینده اخبار ورزشی غنا
و اخبار فرهنگ عجب شیر
https://hindibookmark.com/story14286468/دانستنی-های-طلا
Envie para um amigo