Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Cerca de 200 empresários participaram nesta segunda-feira (05) de um Seminário de Crédito em Curitiba. A iniciativa é promovida pela Federação as Indústrias do Estado do Paraná, através da sua Gerência de Fomento e Desenvolvimento, em parceria com o Sebrae e tem como objetivo apresentar aos participantes as ferramentas de crédito e linhas de financiamento disponibilizadas por seis instituições financeiras (BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, BRDE e Agência de Fomento do governo do Estado).
Este é o segundo ano em que a atividade acontece no Paraná. Apenas em 2011 foram realizados seminários em 21 municípios, beneficiando cerca de 2 mil empresários. Nestes encontros, além de conhecer as linhas de financiamento, os participantes participam de rodadas de crédito onde são atendidos individualmente pelos representantes das instituições financeiras.
Segundo Eduardo Kossovski, consultor técnico da Fiep na área de captação e fomento, o trabalho da instituição na aproximação do micro e pequeno empresário das ferramentas de crédito disponíveis no mercado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. "Existem linhas específicas para os empreendedores de pequeno porte, que muitas vezes são desconhecidas. A intenção com este trabalho é mostrar o caminho das pedras para acessar estes recursos.", afirma.
Para o empresário Adair Vieira, da Aldac, empresa de software localizada em Curitiba, a iniciativa é importante para esclarecer os empresários sobre as possibilidades de financiamento. "Muitas empresas não investem em software porque não conhecem estas ferramentas.", observa. Como participante do seminário realizado em Curitiba, ele buscou informações sobre linhas de crédito que podem ajudá-lo a tornar seu software mais competitivo.
Além das informações sobre as linhas de financiamento, os empresários curitibanos puderam conhecer também os interlocutores regionais que fazem a ponte com as instituições financeiras. A Fiep é um destes agentes, a federação mantém dentro da sua Gerência de Fomento e Desenvolvimento um posto de informações do BNDES que auxilia os empreendedores do Estado a acessarem as ferramentas de crédito disponibilizadas pelo banco. "Através da parceria com a Fiep vocês podem tirar qualquer dúvida, é um dos postos de informação mais atuantes em todo território nacional.", afirmou Nelson Tortosa, representante do BNDES no evento.