Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Peso dos Impostos21/12/2011

Fiep e Sinditêxtil iniciam ações para conscientizar consumidores

Mobilizações em semáforos e pontos de comércio de Curitiba têm objetivo de mostrar à sociedade a necessidade de mudanças no sistema tributário brasileiro


clique para ampliar clique para ampliarMotoristas receberam panfletos, adesivos e canetas que mostram a incidência de impostos sobre diferentes produtos (Foto: Mauro Frasson)

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná (Sinditêxtil) iniciaram nesta quarta-feira (14), em Curitiba, uma ação para mostrar o impacto da elevada carga tributária sobre o poder de consumo da população. A intenção das entidades é aproveitar o período de compras natalinas para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de uma reestruturação no sistema tributário brasileiro. A ação segue até o próximo sábado (17), quando será realizada uma mobilização no calçadão da Rua XV de Novembro, com apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Acesse a galeria de fotos da mobilização

Nesta quarta, a mobilização aconteceu na esquina da Avenida Cândido de Abreu com a Rua Barão de Antonina, no Centro Cívico, em frente à sede da Fiep. Os motoristas que passavam pelo cruzamento recebiam um panfleto com exemplos da incidência de impostos sobre diferentes produtos. Além disso, era entregue uma caneta - com uma mensagem informando que os tributos representam 48% do valor daquele brinde - e um adesivo com a indicação de que os brasileiros trabalham 5 meses por anos apenas para pagar impostos. Além disso, faixas em frente aos veículos mostravam a frase: "Você poderia comprar mais presentes neste Natal se os impostos fossem menores."

O presidente do Sinditêxtil, Nelson Furman, explica que o objetivo da mobilização é despertar a consciência das pessoas sobre a necessidade de uma carga tributária mais justa. "Não somos contra o pagamento de impostos, mas queremos aproveitar o período de compras de Natal para conscientizar a população sobre o fato de que tributos mais justos só trariam benefícios para o país", afirmou.

A mobilização promovida pela Fiep e Sinditêxtil foi bem recebida pelos motoristas que passavam pelo local. O advogado Alcir Sperandio classificou o movimento como importante, já que, apesar de se falar muito sobre o peso dos impostos, poucas pessoas têm real consciência sobre o impacto da carga tributária. "Alardeia-se muito, mas poucos conhecem o peso dos impostos", disse. "Uma carga tributária menor, desde que bem aplicada, seria benéfica para o país", acrescentou.

A opinião do bancário Alexander Creuz é parecida. "As pessoas não sabem quanto pagam em impostos", disse. "Menos impostos com certeza poderiam incentivar o consumo", completou.

A ação da Sombra do Imposto pelas ruas de Curitiba continua nesta quinta-feira (15), das 7h30 às 10 horas e das 16h30 às 19 horas, em dois pontos da cidade: no cruzamento das avenidas Marechal Floriano Peixoto e Marechal Deodoro, no Centro, e também na Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), esquina com Rua Alberto Twardowski, no Jardim Botânico.

Já no sábado (17), das 10h às 13 horas, a ação será realizada no calçadão da Rua XV de Novembro, um dos principais pontos de comércio da capital. Com apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Conselho de Jovens Empresários (CJE), o movimento fará uma passeata pelo calçadão, também com distribuição de panfletos, adesivos e canetas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.