Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Representatividade23/12/2011 - Atualizado em 02/01/2012

Fiep alinha eixos prioritários para transporte de cargas

Reunião com governo do Estado e empresa Macrologística elencou os principais trechos que devem ser trabalhados no projeto Sul Competitivo

 

clique para ampliar clique para ampliarDurante a reunião foram definidos os principais eixos de desenvolvimento que cortam o Estado (Foto: Mauro Frasson)

As diretrizes para o desenvolvimento do projeto Sul Competitivo, iniciativa que visa integrar e promover a infraestrutura de transporte nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, foram discutidas nesta quarta-feira (21) na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), durante a reunião do Conselho Temático de Infraestrutura.

Na ocasião, representantes do setor produtivo e do governo do Estado validaram junto à empresa Macrologística, consultoria contratada para desenvolver o Sul Competitivo, os eixos integrados de transporte que serão estudados ao longo do projeto. O objetivo do encontro foi alinhar quais os trechos mais importantes para o desenvolvimento econômico do Estado.

Iniciativa da Fiep e das federações das indústrias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Fiesc e Fiergs), com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o projeto Sul Competitivo irá traçar um diagnóstico da situação logística nos três estados e propor soluções integradas de transporte. Através de um estudo das 18 principais cadeias produtivas da região - seus fluxos, matrizes, origem e destinos -, o projeto pretende cruzar as informações relativas ao custo das obras com o retorno financeiro advindo das melhorias propostas.

"O grande objetivo desse trabalho é agregar o item econômico, precisamos dar subsídios ao Executivo para que ele possa eleger as suas prioridades.", observou o coordenador do Conselho Temático de Infraestrutura, Paulo Ceschin.

Durante a reunião, a chefe da Coordenação de Gestão de Planos e Programas da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), Rejane Karan, apresentou o Programa de Corredores Estruturantes do Estado, que acrescentou novos trechos aos eixos estruturantes previamente definidos pela Fiep em reunião realizada no último dia 14 de dezembro.

Segundo o sócio da Macrologística, Olivier Girard, a empresa já alinhou com as federações industriais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul os principais eixos de desenvolvimento da região que passam por estes estados. "Vamos fazer um estudo comparativo de todos estes eixos para avaliar quais são os prioritários em nível regional", afirmou.

Além da Fiep, da SEIL e da Macrologística, participaram da reunião representantes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), BRDE e Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sicepot-PR), Infraero e Ipardes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.