Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realizou nesta terça-feira (29), em Curitiba, um seminário sobre escrituração fiscal digital do PIS/Cofins. O evento, retransmitido por videoconferência para 19 cidades paranaenses, foi promovido em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba) e Receita Federal do Brasil.
Durante o seminário, os auditores da Receita, Jonathan José de Oliveira e Guilherme Dal Pizzol, explicaram os procedimentos que contadores e empresas devem seguir para cumprir as exigências de escrituração digital do PIS/Cofins. O calendário para que as empresas comecem a utilizar o novo sistema referente a esses tributos, que deveria começar a ser aplicado em junho, foi prorrogado para fevereiro de 2012.
"Vivemos um momento de transição, passando para a escrituração em um ambiente digital. Este é um cenário irreversível, que requer atualização, estudo e aperfeiçoamento do profissional de contabilidade", ressaltou Oliveira. Que é o supervisor da Escrituração Fiscal Digital Pis/Cofins. "Queremos que ações como este seminário para esclarecimento dos contadores sejam cada vez mais relevantes", afirmou.
O vice-presidente da Fiep, Evaldo Kosters, que no evento representou o presidente da entidade, Edson Campagnolo, ressaltou que a Federação sempre estará à disposição para a realização de eventos que auxiliem as empresas a cumprir suas obrigações com o fisco. "É importante esclarecer que as informações a serem passadas para a Receita devem ser bem tratadas desde a base. Ainda levaremos um tempo para que as empresas se habituem a essa nova realidade", disse Kosters.