Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Representatividade14/01/2011

Empresas podem emitir guia da Contribuição Sindical pela internet

Recolhimento é obrigatório e calculado de acordo com o capital social do negócio; prazo para pagamento é 31 de janeiro

As empresas do Paraná já podem emitir a guia de recolhimento da Contribuição Sindical Empresarial pela internet, no site www.contribuicaosindical.org.br, elaborado em conjunto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) e pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). O prazo para o pagamento é 31 de janeiro. Para fazer o recolhimento, as firmas também podem procurar seus sindicatos empresariais.

A Contribuição é a principal fonte de recursos do sistema sindical brasileiro e é compulsória. A receita é repassada a sindicatos (que ficam com 60% do que é arrecadado), federações (15%), confederações (5%) e Ministério do Trabalho (20%) e o valor a ser pago por cada companhia é calculado com base em seu capital social. Micro e pequenas empresas inscritas no Simples Nacional também devem contribuir.

Por ser previsto em lei, o pagamento da Contribuição Sindical é um dos itens verificados durante as fiscalizações do Ministério do Trabalho nas empresas. Ele também é exigido para que as companhias participem de licitações do setor público, forneçam a autarquias e estatais, e para que elas obtenham licenças e alvarás junto a órgãos federais, estaduais e municipais.

Além do caráter legal, a Contribuição Sindical traz benefícios para as empresas, que contam com um sistema de representação local e nacional para defender seus interesses. As federações e sindicatos também mantêm uma série de atividades de interesse de seus setores. A Fiep, por exemplo, oferece serviços que incluem cursos na área de gestão, capacitação profissional, assessoria jurídica e apoio nas negociações coletivas. A Federação também tem uma área que acompanha a tramitação de projetos de lei de interesse dos empresários e defende causas como a redução da carga tributária. 


COMENTÁRIOS

LILIANE MACHADO ARAUJO - Sexta-feira, 13 de Abril de 2012 - 15:15:19 - ARAGUAINA/TO

É MUITO COMPLICADO POIS O SINDICATO TINHA QUE TER UMA RELACAO DAS EMPRESAS PARA PODER NO MES CERTO MANDAR POR IMAIL. PORQUE É A MAIOR DIFICULDADE PARA CONSEGUI ENCONTRA ONDE EMITIR AS GUIAS. MUITAS COISAS TEM QUE MUDAR.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.