Sindimetal Sudoeste
Sindimetal Sudoeste
20/08/2014

Decisão judicial suspende efeitos de fiscalização municipal de Pato Branco

Decisão judicial suspende efeitos de fiscalização municipal de Pato Branco
Decisão judicial suspende efeitos de fiscalização municipal de Pato Branco
Imagem da
            fachada do prédio da Justiça do Trabalho em Pato Branco, no sudoeste do Paraná.
Fachada da Vara do Trabalho de Pato Branco
A Justiça do Trabalho concedeu liminar à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e determinou que a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco suspenda a fiscalização e a aplicação de multas envolvendo infrações relacionadas à saúde e à segurança do trabalhador. A decisão é do juiz José Eduardo Ferreira Ram, da 2ª Vara de Pato Branco, em mandado de segurança coletivo impetrado pela FIEP após a Ferramentaria Tramontini ter sido notificada por fiscais da prefeitura.

Os agentes municipais solicitaram à indústria os registros de treinamentos realizados quanto à saúde e segurança no trabalho com máquinas, análises quantitativas de calor, entre outras providências.
Para o magistrado, ficou evidente que muitas das questões levantadas pela Secretaria de Saúde não eram de sua atribuição. “O inciso XXIV do artigo 21 da Constituição Federal atribui competência exclusiva à União para organizar, manter e executar a inspeção do trabalho”, afirmou.

A liminar não impede, no entanto, que as indústrias do município sejam fiscalizadas pelos agentes da Secretaria Municipal no que diz respeito a questões sanitárias. “Ao SUS compete, na literalidade dos incisos II e VIII do artigo 200 da CF (...) II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; (...) VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho”, destacou o juiz em sua análise.

O magistrado determinou, também, o envio de cópias dos autos à Delegacia Regional de Pato Branco e ao Ministério Público do Trabalho para providências.
Da decisão, cabe recurso.

Processo: 01241-2014-125-09-00-5


Matéria de caráter informativo, sem cunho oficial, publicada em 05/08/2014
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313

A Liminar de Pato Branco saiu no site do TRT

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail