Sindimetal Sudoeste
LOGÍSTICA REVERSA - 07/04/2014

LOGÍSTICA REVERSA

Política reversa é tema para palestra

Carlos Edson Waltrich, do Senai Paraná esteve em Pato Branco na noite de quinta-feira (3/4), no Teatro SESI para falar sobre logística reversa no segmento industrial. A logística reversa trabalha as formas de reaproveitamento, re-destinação e principalmente retorno de produtos, embalagens ou materiais ao centro produtivo, ou seja, a indústria. Tudo para minimizar impactos ambientais ligados ao que sobra dos produtos consumidos pela sociedade.

Os sindicatos contrataram o Senai Paraná para elaborar o Plano de Logística Reversa que acabará gerando benefícios aos associados que deverão apresentar planos individualizados, sob o risco de responder ambientalmente na SEMA.

Os assuntos evidenciados pelo palestrante no encontro foram: a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a responsabilidade compartilhada, o edital de chamamento e aspectos legais da logística reversa.

Para o coordenador  regional da Fiep, Cláudio Petrycoski existe uma tendência sem volta de sustentabilidade e uma legislação que bate a porta do meio empreendedor. “Precisamos ficar atentos e buscar nos adequar para não ficarmos sujeitos a problemas ambientais e seus efeitos que muitas vezes podem, até, comprometer a condição de vida da empresa.”

O presidente do Sindimetal Sudoeste, Evandro Neri diz que é mais uma transferência de responsabilidades da sociedade para o setor produtiva que deverá ser absorvida e transformada, gradativamente, em custos para quem consome. “No final da cadeia está o consumidor e, geralmente, é para ele que é transferido o ônus, apesar de vivermos uma economia cada vez mais competitiva em que – em boa parte dos casos – a absorção do que é imposto – acaba sendo do empresário que não consegue repassar em valores para frente. A iniciativa gera desenvolvimento sustentável, sendo positiva, mas deve haver um real compartilhamento de atribuições, responsabilidades e custos.”

O encontro foi uma realização do Sindimetal Sudoeste, do Sindirepa, do Sindimadmov, do Sinvespar, do Sindipal e do  Simov que assinaram um termo de compromisso com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e  Recursos Hídricos (SEMA) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para elaborar uma agenda positiva para implementação de um programa de logística reversa dos resíduos sólidos gerados na cadeia produtiva industrial e de consumo. A iniciativa conta com o apoio das Coordenadorias Regionais da FIEP de Pato Branco e Francisco Beltrão.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail