Sindimetal PG
Avanço - 26/06/2013

CNI aprova nova Lei dos Portos

Entidade aponta que modernização das novas regras trará mais competitividade logística ao país

O Brasil passa a dispor de um marco regulatório moderno, capaz de estimular os investimentos necessários para construir um sistema portuário compatível com o tamanho de sua economia. Na visão da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Lei 12.815/13 oferece ao setor privado regras compatíveis com as melhores práticas do mercado internacional, fator determinante para que o país inaugure um ciclo de expansão da infraestrutura portuária e novos padrões de eficiência na gestão dos terminais.

Para a CNI, a nova Lei dos Portos contribuirá sensivelmente para eliminar os gargalos dos portos, elevando o potencial de crescimento da economia, gerando empregos, renda e riqueza. O novo marco regulatório também avança ao garantir a concorrência entre operadores do setor, que resultará na redução de custos. A recuperação da deteriorada infraestrutura portuária brasileira e a adoção de práticas modernas de gestão nos terminais são essenciais para recuperar a competitividade do setor produtivo nacional.

Entre os principais avanços garantidos pela lei está o fim do conceito de carga própria, um dos principais fatores que levou à paralisia de investimentos no setor portuário. A permissão para que novos operadores de terminais possam transportar cargas de terceiros elimina a inusitada proibição, só existente no Brasil, de restrição à movimentação da carga de terceiros. Além disso, compatibiliza a legislação brasileira com a de outras potências comerciais.

Novo Horizonte – A sansão da MP dos Portos estabelece um horizonte promissor para se vencer o cenário de atraso dos portos brasileiros. Há anos a infraestrutura não comporta mais a crescente demanda de carga marítima que transita pelos terminais e os investimentos necessários e a antiga legislação inibia a realização dos investimentos necessários para eliminar os gargalos.

Essas deficiências resultaram em longas filas de navios na costa brasileira e em custos adicionais que tiram a competitividade do produto interno. O estudo Competitividade Brasil 2012, da CNI, mostra que o Brasil possui o sistema portuário menos competitivo entre 14 economias que concorrem diretamente com o setor produtivo nacional por uma fatia do comércio mundial. Entre esses países estão os BRICs (China, Rússia, Índia e África do Sul).

• P�ginas:  1

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Lynell - Terça-feira, 02 de Janeiro de 2024 - 15:57:36 - Comentar

Incredible story there. What occurred after? Good luck!

por Joy - Domingo, 31 de Dezembro de 2023 - 21:12:04 - Comentar

Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide credit and sources
back to your blog? My blog is in the exact same area of
interest as yours and my visitors would genuinely benefit
from some of the information you provide here.
Please let me know if this ok with you. Appreciate it!

por Bernie - Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023 - 16:57:38 - Comentar

I used to be suggested this web site by way of my cousin. I'm no longer certain whether this post is written by way of
him as no one else know such particular about my difficulty.
You are wonderful! Thanks!

por Tonja - Sexta-feira, 07 de Julho de 2023 - 05:42:08 - Comentar

Only the trusted dealerships that provide tested cars for a top-notch experience.

por Berniece - Quarta-feira, 18 de Agosto de 2021 - 04:18:39 - Comentar

Thanks. I value this.
edu essay
thesis writing service

por Brodie - Sábado, 06 de Março de 2021 - 08:50:41 - Comentar

When some one searches foor his vital thing, so he/she wishes to be available that in detail,
thus that thing is maintained over here.
buy kratom reddit

por Janeen - Sábado, 13 de Fevereiro de 2021 - 16:34:46 - Comentar

It's actuallly a great andd helpful pisce of info.
I'm glad that you simply shared this useful informaton with us.
Please stay us up too date like this. Thank you for sharing.

Lori
Janeen

por Lien - Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021 - 09:59:05 - Comentar

That is very attention-grabbing, You are an excessively skilled
blogger. I've joined your feed and look ahead to in search oof
more of your magnificent post. Also, I've shared your
website in my spcial networks
mmy essay writer
my esszy writer

por Rosetta - Domingo, 17 de Janeiro de 2021 - 13:07:18 - Comentar

Magnificent items from you, man. I've understand your stuff previous to andd you're just
extremely great. I really like what you have bought right
here, certainly like what you're saying and the way by which you say it.
You are making it enjoyable and youu still take care of to stay itt smart.
I can not wait to read much more frm you. Thiss is actually
a grreat web site.
online essay writing service

por Rachele - Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021 - 06:53:06 - Comentar

I've been browsing on-line more than three hours today, but I never discovered any fascinating
article like yours. It is prtetty worth enough for me. In my opinion, if
all site owners and blogers made excellent content material as you did, the
web will probably be much more helpful than ever before.

pro essay writing service

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Filie-se

Associe-se