Sindimadmov
Indústrias - 29/10/2012

Gabinete da Fiep visita polo moveleiro do Sudoeste

Indústrias instaladas na região desenvolveram a economia e agora estão dando mais um passo ao instalar APL para otimizar resultados

clique para ampliar clique para ampliarPresidente do Sindimadmov, Nadir de Marchi, apresentou empresas associadas ao presidente da Fiep, Edson Campagnolo (Foto: Gilson Abreu)

O Gabinete Itinerante da Fiep percorreu diversas indústrias do Sudoeste do Paraná. No dia 12 de setembro foi a vez do polo moveleiro, situado na região de Ampére. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, conheceu três empresas do município que têm investido fortemente em tecnologia para aumentar ainda mais sua produtividade.

A presidente do Sindimadmov, Nadir de Marchi, acompanhou as visitas e destacou a importância do reconhecimento. "É um estímulo muito grande aos empresários para continuarem crescendo. É um momento ímpar para a nossa região", afirma.

"O Sudoeste é referência para o Paraná e para o Brasil, porque mostra como a força empreendedora de empresários criativos e inovadores pode transformar uma cidade. Nossa intenção com essa visita é mostrar o potencial que temos no interior e a contribuição que o setor industrial dá para o desenvolvimento de todo o Estado", acrescentou Campagnolo.

As empresas escolhidas foram a Indústria de Móveis Notável, Movelmar e Gaam, todas associadas do Sindimadmov. O empresário Vianir Angonese, diretor-geral da Notável, explica que o crescimento do setor industrial no município foi fundamental para mudar os rumos da história em Ampére. "Até 25 anos atrás nossa economia era baseada em uma agricultura rudimentar. Hoje, a indústria é responsável por 60% da economia da cidade, criando oportunidades de emprego principalmente para nossos jovens", disse.

Os investimentos das empresas em automação devem se reverter em mais benefícios para Ampére a curto prazo. No caso da Movelmar Ambientes Planejados, que possui 80 funcionários, a aquisição de uma seccionadora e de uma máquina coladeira de bordas deve aumentar o faturamento da empresa em 15% a 20%. "O empresário precisa investir em produtividade, senão fica pouco competitivo no mercado", afirma o diretor da Movelmar, Leocir Marafon.

Outra empresa que investiu pesado em tecnologia foi a Gaam, que produz gabinetes e outros itens para banheiros e áreas de serviço. Recentemente, a empresa, que conta com 174 colaboradores, adquiriu dois robôs para pintura de pias, cubas e tampos, além de outros equipamentos. "A industrialização do Brasil passa necessariamente pelo interior", afirma Pedro Rodrigues da Silva, sócio-proprietário da empresa.

APL em formação - Além do caráter empreendedor dos industriais de Ampére, outro fator considerado fundamental para o desenvolvimento da indústria na região é a união dos empresários. A presidente do Sindimadmov explica que um Arranjo Produtivo Local (APL) está em fase de implantação e vai facilitar principalmente a qualificação de trabalhadores para as indústrias da região. "As empresas de nossa base, como estas de Ampére, estão investindo muito em tecnologia e por isso é preciso capacitação. Com o apoio do Sistema Fiep, estamos trabalhando para trazer mais cursos que atendam essa demanda", afirmou Nadir.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Associe-se ao

Sindimadmov