Sindimadmov
Sindimadmov

Definição

O que é APL?

Arranjo Produtivo Local - APL é o termo que se usa para definir uma aglomeração de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localiza em um mesmo espaço geográfico. Os APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando também com apoio de instituições locais como Governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Vantagens do APL

Os APLs têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico, social e tecnológico de uma região, beneficiando todas as empresas e engajando comunidades locais, centros de tecnologia e pesquisa, instituições de ensino e entidades públicas ou privadas. Tudo isso possibilita a geração de maior competência às empresas, maior competitividade e inserção em novos mercados, inclusive externos. As empresas instaladas em APLs exercem o aprendizado coletivo, a troca de informações, a eficiência coletiva e o aumento da competitividade. 

Características Locais

Os APLs atuam em torno de uma atividade produtiva principal abrangendo um território definido. Apresentam um grau intensivo de cooperação e interação entre as empresas e se organizam por meio de um sistema de governança local representativo do APL.

O Sistema FIEP e os APLs   

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), apóia a consolidação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) através do acesso a informação, mobilização do setor industrial, oferta de serviços e consultorias, participação na governança do APL, oferta de programas de desenvolvimento tecnológico e coordenação do  planejamento estratégico,utilizando a  metodologia da  Investigação Apreciativa. 

Associe-se ao

Sindimadmov

Associe-se