Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sustentabilidade01/04/2016

Projeto Educando na Sustentabilidade debate a Formação de Líderes Sustentáveis

Participaram da reunião professores de diversas instituições de ensino superior do Paraná

Hoje, 1º de abril, aconteceu a primeira reunião das instituições de ensino superior que participam do projeto Educando na Sustentabilidade, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE.  Na ocasião, além dos conselheiros do CPCE e professores da UFPR, ISAE, UTFPR, UNIBRASIL, UNINTER, FAE, PUC, FAE e UTP, participaram da reunião sete professores e alunos da Kennesaw State University - KSU.

clique para ampliarclique para ampliarProfessores participantes da reunião. (Foto: Divulgação)

A comitiva da universidade participa de uma agenda do Centro Internacional de Formação de Atores Locais da América Latina - CIFAL e foi recebida pelo Superintende do Sesi no Paraná , José Antonio Fares, que deu as boas vindas ao grupo e reafirmou o compromisso do Sesi com a educação de qualidade.

Todo ano a Universidade de Kennesaw State (KSU) escolhe um país para desenvolver um estudo aprofundado. Este ano foi o “Year of the Portuguese Speaking World”e por esse motivo a comitiva está conhecendo o Brasil com os desafios que estão sendo enfrentados e as alternativas que desenvolve.

O professor Daniel Paracha, da Kennesaw State University, apresentou alguns temas relacionados à liderança sustentável como: equidade, acessibilidade, empoderamento, diversidade cultural, mobilidade social, qualidade de vida, empregos, educação, biodiversidade, solo e recursos hídricos que têm sido apresentados na plataforma dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS. O palestrante mencionou que o líder sustentável deve ter conhecimentos sobre ética, transparência, direitos humanos, igualdade de gênero, mudança climática, redução da pobreza, comércio justo e a construção da paz. Ele ainda reforça a importância de pensar global e agir local, sem seguir a partir das histórias singulares, mas sim estar aberto a diferentes perspectivas, onde a coletividade deve ser a prioridade.

Segundo a coordenadora do CPCE, Rosane Fontoura, “a reunião entre as universidades paranaenses e a universidade de Atlanta foi importante para conhecer como estas universidades estão formando líderes sustentáveis e como incorporar nos valores, currículo, parcerias e no dialogo a sustentabilidade, promovendo o equilíbrio ambiental, econômico e social”, pontua.

Confira o material dos palestrantes:

CIFAL

CPCE

ISAE

KSU

PUCPR

UFPR

UNIBRASIL

UNINTER

UTFPR