Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




13/07/2012 - Atualizado em 16/11/2021

Maringá

Conheça um pouco do trabalho do CPCE de Maringá

O CPCE Maringá foi instalado no dia 21 de julho de 2010. O conselho tem como foco fortalecer a importância da política de responsabilidade social desenvolvida pelas 34 empresas. Com suas ações busca também servir como suporte e promover ferramentas para que a rede de empresas e instituições envolvidas possa contribuir com o desenvolvimento sustentável local.  Desde sua criação, o Conselho em Maringá teve dois gestores: o empresário Sérgio Baccarin e atualmente o construtor Paulo Pereira Lima.  (Atualizado out/2020) 

 

 

Em 2012, o CPCE de Maringá iniciou suas ações com a realização do I Ciclo de Diálogo sobre os princípios do Pacto Global, ofereceu um curso sobre Voluntariado Corporativo, com palestras sobre Empresário do Terceiro Milênio no Cobrad  e no evento da Aiesec, com visitas técnicas no Instituto Cidade Canção e na Perfileve. Durante este ano o CPCE de Maringá também promoveu o I Encontro CPCE com Instituições Ensino Superior, dois encontros para as Mulheres sobre Gestão Empresarial e Gestão Familiar e começou uma série de encontros sobre a destinação de incentivos fiscais dando a ênfase à Lei Rouanet.

 

 Em 2013 realizou sete cursos e palestras: Sustentabilidade, Pacto Global, Empresário Terceiro Milênio, Indicadores Sociais e Equidade de Gênero. Neste ano, o CPCE Maringá também realizou o evento sobre o Pacto Global e PRME, sendo que no ano foram quatro adesões ao PRME e dezessete adesões ao Pacto Global; três Visitas Técnicas; três eventos tratando o  Pacto Global, e a participação em duas campanhas: Combate à Dengue e Semana do Rio em Maringá. O conselho também coordenou duas mostras de projetos voltados aos ODMs.

 

Em 2014 foi o ano de reforçar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com apresentação para os gestores de todas as unidade da Usina Santa Terezinha, palestras nas universidades e ênfase na mobilização de novas empresas para aderirem ao Pacto Global, culminando com a realização do III Diálogo Pacto Global e o IV Encontro do PRME.

 

Em 2015 realizou 12 eventos impactaram  471 pessoas diretamente, sendo que o carro chefe deste ano foi Pacto Global. Tínhamos, na época , 74 empresas no Conselho, foi visitado o Instituto Cidade Canção, participou do III Encontro Mulheres Executivas: Sucessores e a Sustentabilidade na empresa familiar, tratou do tema nas universidades: Feitep e UNIASSELVI IV Encontro do Pacto Global: Educando na Sustentabilidade e para oficina o Sustentabilidade para a Competitividade.

 

 

Em 2016  inicia parceria com o Instituto GRPCOM para realização de uma série de oficinas de  Elaboração de Projetos para as organizações em Maringá e Paranavaí, o CPCE realizou palestra Sustentabilidade para o curso Educação a Distância na Unicesumar e presencial na faculdade UNIFAMA e leva 32 signatários do Pacto Global para o  Evento: Seminário ODS na indústria: Afinal, qual a importância dos ODS para os negócios. Realizado em Curitiba, o que consolida o município como um case de referência na adoção aos Princípios do Pacto Global. 

 

 

Em 2017 com a nova direção de Paulo Pereira Lima, continua tratando do tema da Sustentabilidade  nas universidades: Unicesumar, realiza Oficina de Elaboração de Projetos em Apucarana e Gerenciamento de Projetos- Maringá, faz parceria com a Casa da Indústria ao  realizar a oficina sobre Relatórios de Sustentabilidade, dando ênfase no COP do Pacto Global,   participa do projeto Vem pra Vila, Mostra de Projetos em parceria com a Faculdade Cidade Verde, conta mais uma vez com apoio no SESI; realiza palestra sobre o Empoderamento da Mulher na FEITEP e inicia-se no Projeto INCENTIVE BEM.

 

Em 2018 ofertou oficinas de Elaboração de Projetos em Cianorte e Umuarama, tendo realizado Visita Técnica na  Spaipa entre outras ações, sendo que o site Incentive Bem o carro chefe do ano www.incentiveobem.com.br.

Em 2019 realizou visita técnica a indústria Crivialli. Palestra Conexão ODS Rede Brasil Pacto Global. O II e III seminário Incentive o Bem aconteceu incentivando a importância da destinação fiscal nos projetos locais. A Bússola da Sustentabilidade marcou presença nos municípios da região noroeste abrangendo: Cianorte, Maringá, Paranavaí e Umuarama. A ação do Cuide-se + abordou temas relacionados a saúde mental. Aconteceu o II Seminário ODS no Esporte referenciando como o esporte pode contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU por meio da Agenda 2030. Parceria no  Ecobike 9º Fórum de Mobilidade Urbana movimentou a sociedade de Maringá em prol dos ODSs 3,  11 , 13 – ação e ODS 17 e  finaliza o ano sendo parceiro do evento Summit Pacto Global Signatários.  

 

Em 2020,  iniciou disseminando a Palestra “Os ODS, Pacto Global e PRME”. Visitas de Prospecção Rede Brasil Pacto Global, nas indústrias. “Ação CPCE Maringá em tempos de COVID-19”. Live “Medidas importantes para manter nossos ambientes de trabalho mais seguro” e Live “Como o setor produtivo está enfrentando a Pandemia. O comitê de Planejamento Emergencial, fez um encontro em defesa da cidadania empresarial. Webinar Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos (Ethos) disseminando ações de projetos de Inclusão, direitos humanos. Webinar Conexão Sustentável: ODS e a eficiência energética e hídrica na linha de produção. O “Programa Corrente do Bem”, ampliando o acesso dos migrantes e da PcD a oportunidade ao emprego formal. O webinar Conexão Sustentável: “Jovens Parceiros na Construção ODS”, e em sequência o IV Incentive o Bem, estimulando a Destinação de Incentivos Fiscais.

2021 estreou promovendo a construção da paz “Justiça Restaurativa”; com o desafio da pandemia, favoreceu o diálogo “Capitalismo Consciente e Sistema B”; no mês da indústria ofertou “Modelo de Produção Sustentável”; intensificou a promoção da equidade (ODS5) II Webinar Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos “Violência Contra as Mulheres”; finalizando sua agenda em prol do social com o V Incentive o Bem “Projetos Incentivados: Cultura e Esporte.

Diretor regional: Paulo Pereira Lima 

Articuladora da Regional: Emanoela Fertonani

Telefone: (44) 3218-5681

 

Confira aqui todas as instituições participantes:

ABRH Noroeste

Altech do Brasil

Beckhauser 

Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar)

Coca Cola Femsa

Cooper Card

Cooperativa Agroindustrial (Cocamar)

Engeblock Planejamento e Contruções LTDA. 

Feitep -  Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional

Geração Social

Grupo Mater Dei

Guilherme Morais (MEI)

Ingá Ecológica

Instituto ACIM

Instituto Cidade Canção 

ISPL - Crivialli Indústria de Produtos de Higiene e Limpeza Ltda-

Lightsweet Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.

Ótima Gestão Inteligente

Romagnole Produtos Elétrico S.A.

Rotary Club Maringá

Pescadores de Vidas

Prefeitura de Maringá - SASC

Sanepar

Sicredi

SMG 

Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB)

UEM - Universidade Estadual de Maringá

Unifcv

ZM Bombas

Fiep   Federação das Indústrias do Estado do Paraná   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR