Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




25/07/2022

Do ambiental ao social com a Philus

Os conselheiros da Regional Campos Gerais, participaram no dia 21 de julho da Visita Técnica ao Grupo Philus, conhecendo seus projetos socioambientais e áreas de atuação.

 

O Grupo Philus fundado em 1987 conta com 6 empreendimentos, foi visitado o  Centro de Tratamento de Resíduos Vila velha e a Indústria Philus Produtos Sustentáveis.  Promove campanhas internas de voluntariado com sua equipe em atendimento a organizações sociais e colaboradores em situação de vulnerabilidade. Promove coleta de resíduos perigosos para organizações da sociedade civil garantindo que estes serão coletados, tratados e destinados de forma segura e doa mão de obra especializada e materiais necessários para a realização de serviços de manutenção e instalações elétricas.  

 

Na comunidade, apoia no resgate de animais de rua, na castração e doação. Participa anualmente dos programas de Incentivos Fiscal Municipal e Federal. E promove campanhas de conscientização  sobre “Lixo Seguro” e “Trânsito Consciente” com foco na preservação da saúde(ODS3) dos catadores e segregadores de material reciclável, além de lançar o Projeto ZeroAterro que incentiva e premia os geradores que reduzirem o percentual de resíduos destinados em aterro industrial e sanitário, auxiliando os na busca de alternativas de destinação ou redução do volume gerado de rejeitos.

 

E desenvolve boas práticas no reuso da água (ODS6) e utilizando energia fotovoltaica(ODS7) para as instalações prediais da organização. Os conselheiros puderam conferir in loco a concessão em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, ao qual o grupo presta serviços de coleta e limpeza urbana como são feitas algumas disposições de materiais na Usina Termoelétrica a Biogás e no Centro de Tratamento de Resíduos Vila Velha.

 

Os resíduos(Ods12) tratados resultam em compensação de energia em 40 unidades básicas de saúde, além de escolas e outros prédios públicos, redução da disposição final em aterro, produção de Biofertilizantes para uso na agricultura e um custo evitado de disposição final em Aterro de 1.090.000 ao ano com a produção diária de 8 toneladas, utilizando o caminhão elétrico abastecido com energia da própria usina que deixa de emitir 82 toneladas de CO² por ano comparado com um veículo a combustão, equivalente ao plantio de 577 árvores.

 

O Centro de Tratamento de Resíduos tem operado com volume médio de 9 mil toneladas mês em recebimento da destinação de resíduos sólidos urbanos de 5 municípios, o empreendimento traz em sua operação o monitoramento de fauna (ODS15) e controle das emissões (Ods13), com início do projeto de geração de energia a biogás no local.

 

Para Caroline Borsato, conselheira do Grupo Philus no CPCE, o encontro foi de muita troca, respondeu  as dúvidas levantadas pois é uma oportunidade de ofertar diversas informações aos participantes. Disponibilizando espaço para outros momentos de troca de boas práticas.