Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




13/07/2012 - Atualizado em 20/04/2022

OESTE

Conheça um pouco do trabalho do CPCE OESTE

O CPCE Oeste foi implementado em Cascavel em novembro de 2011, tendo como seu primeiro diretor regional o empresário Guido Bresolin, que permaneceu à frente dos trabalhos da regional até 2015, quando passou a diretoria ao também empresário e Presidente do Sindicato da Panificação na Região Oeste, Sr. Gilberto Bordin.

O conselho conta atualmente com cerca de 25 instituições do setor público, privado, terceiro setor e instituições de ensino.

Em 2021 o CPCE Cascavel realizou o evento O Cenário Econômico no Mundo Bani com a participação do conselheiro sênior Cleuton Carrijo, o Encontro CPCE e HUB ODS, a Palestra FalAção ODS na Faculdade Famper, o evento Geração 2030 – Conectados que mobilizou no Canal da Indústria cerca de 2100 visualizações, o evento Critérios ESG com a parceria do ISAE e que mobilizou empresas e indústrias de Cascavel, Toledo, Londrina, Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e SP e a Palestra Social Talks: Soluções Inovadoras para acadêmicos da Unioeste de Foz do Iguaçu.

Em 2020, o CPCE realizou a reunião de planejamento em Cascavel e participou da reunião de planejamento do Núcleo ODS em Toledo. Promoveu no município de Ubiratã a Oficina de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, assim como duas edições da Palestra “FalAÇÃO ODS” na Faculdade Assis Gurgacz para acadêmicos do curso de Psicologia. No segundo semestre realizou o webinar “O cenário VUCA no mundo corporativo” com a participação do conselheiro sr. Cleuton Carrijo. Realizou também o “Diálogo para educadores  -Os players da transformação” para cerca de 60 docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, sendo este o primeiro evento do projeto Conexão Sustentável. O conselho também foi convidado a participar do Congresso da Unioeste e da semana acadêmica da Univel.

Em 2019 o conselho a partir da realização de 5 reuniões de planejamento, promoveu ações e projetos que impactaram diretamente mais de 1600 pessoas, sendo 3 workshop de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, o Café com a Imprensa em Toledo, o Encontro do Terceiro Setor, Palestras acerca da Agenda 2030 na Unioeste em Toledo e Foz do Iguaçu e na unidade da Sanepar de Toledo, assim como a ação que reuniu cerca de 200 voluntários, “Dia Mundial da Limpeza” e o evento Conexão ODS: Os objetivos nas estratégias de negócios. Ainda com referência aos ODS, a região Oeste ganhou notoriedade por suas 50 instituições reconhecidas com o SELO ODS por se destacarem na realização de boas práticas alinhadas a agenda mundial da ONU. No âmbito da educação para a sustentabilidade a região Oeste teve a participação de 26 escolas municipais que inscreveram projetos para o Prêmio Peça por Peça – Melhores Iniciativas e que corroboram principalmente com o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.

Em 2018 realizou a palestra ODS e Sustentabilidade para 380 alunos da UNIPAR, a oficina de Elaboração de Projetos com a parceria do Instituto GRPCOM para instituições do terceiro setor e setor público, colaborou com a organização do evento Too fazendo a minha parte, promovido em Toledo, e lançou mais uma edição da Pedalada Sustentável, concluindo o ano com o grande evento pautando no ODS 12 - Conecta Cities.

Em 2017 o CPCE abre os trabalhos realizando a Palestra ODS aos acadêmicos da Faculdade Unopar. Promoveu a segunda edição do evento Sustentabilidade para Competitividade, assim como a palestra Os Desafios do Fracking Frente a Sustentabilidade aos alunos dos cursos técnicos e Faculdade Senai. Realizou também o evento A Agenda 2030 na Gestão Pública e Empresarial contando com a parceria do PNUD, Instituto Renault e Prefeitura Municipal de Ubiratã, reunindo 160 pessoas para debater a implementação dos ODS nas organizações. Realizou a palestra A Agenda 2030 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos servidores municipais de Cascavel, uma vez que Prefeitura de Cascavel tornou-se signatária da Agenda ODS e aos colaboradores do Núcleo Regional de Educação de Cascavel. Promoveu a IV Pedalada Sustentável, evento que contou com a participação de cerca de 600 pessoas, mobilizando 15 conselheiros e avançou no debate dos Incentivos ficais com o evento: Incentivos Fiscais: Como agregar valor à sua imagem.

Em 2016 o CPCE realizou a Palestra ODS aos conselheiros haja vista a adoção da nova Agenda Mundial da ONU para o desenvolvimento sustentável. Realizou o evento Mulheres em Cena: O Empoderamento pela vez e pela voz" que tratou do ODS 5 Equidade de Gênero e que reuniu 170 pessoas. Neste ano também realizou o fórum Os avanços e os Desafios da Logística Reversa, assim como a palestra Empresário do Terceiro Milênio aos acadêmicos da Unioeste de Foz do Iguaçu e a Mesa Redonda: ODS e Sustentabilidade no curso de Técnico em Meio Ambiente do CEEP - Pedro Boaretto Neto. A terceira edição da Pedalada Sustentável mobilizou 584 pessoas inscritas com o objetivo de disseminar os ODS.

Em 2015 o CPCE lançou algumas campanhas como: Lenço Solidário com o objetivo de arrecadar lenços para mulheres que estavam em tratamento de câncer na UOPECCAN e Campanha: Pote da Alegria, realizou também o evento Água em Foco em alusão ao Dia Mundial da Água em parceria com outros doze organizações conselheiras. Realizou a Oficina Sustentabilidade para Competitividade, o II Papo Sustentável: Um alerta para os agrotóxicos reunindo 200 pessoas e a segunda edição da Pedalada Sustentável com a participação de 350 pessoas. Buscando cumprir a tratativa da transição de agendas o CPCE realizou o Seminário: ODM rumo aos ODS.  Promoveu a palestra Empresário do Terceiro Milênio aos acadêmicos da Faculdade Univel e Faculdade SENAI Cascavel e a palestra sobre as Doenças Infectocontagiosas na Indústria Bresolin.

Em 2014 o CPCE inicia os trabalhos promovendo o evento Mulheres e Seu Jeito de Mudar o Mundo em parceria com 40 instituições. Também realizou o evento “As melhores maneiras de mobilizar recursos para ONGs” em parceria com o Instituto GRPCOM no município de Toledo, assim como a primeira edição do Papo Sustentável realizado na ACIC e que contou com a parceria da Itaipu. Em junho realizou a primeira edição da Pedalada Sustentável, mobilizando aproximadamente 400 pessoas.  Realizou também uma capacitação acerca dos Incentivos Fiscais aos conselheiros e em agosto esteve à frente do evento em dois dias intitulado Seminário de Incentivos Fiscais. Promoveu a palestra Empresário do Terceiro Milênio para acadêmicos da Faculdade Anhanguera eneste ano também realizou o evento Vem Brincar, na Escola Municipal Prof.ª Arminda T Villvock em parceria com outras onze instituições impactando 200 crianças.

Em 2013, realizou a palestra Empresário do Terceiro Milênio para os acadêmicos da Unioeste e da Unipar. Neste ano o conselho promoveu o I Encontro das Instituições de Ensino Superior da Região Oeste PRME e Pacto Global na Associação Comercial e Industrial de Cascavel, também promoveu as Oficina de Elaboração de Projetos e Oficina de Captação de Recursos em Guaraniaçu, Ibema, Três Barras do Paraná e Santa Tereza do Oeste e realizou a palestra Igualdade entre os Sexos e Valorização da Mulher para os servidores da Secretaria de Assistência Social de Cascavel.

Em 2012, o CPCE realizou a Oficina Pacto Global, o Curso Empresário do Terceiro Milênio na Associação Comercial e Industrial de Cascavel - ACIC, o Curso de Responsabilidade Social: normas e certificações, o Curso de Voluntariado Corporativo  e uma ação acerca dos Incentivos Fiscais em parceria com o SESCAP, com o objetivo tirar dúvidas da população quanto a declaração do imposto de renda e a divulgação da possibilidade de destinar  um percentual do imposto devido ao Fundo da Infância e Adolescência -  FIA. Nesse mesmo ano realizou-se várias visitas a indústrias, empresas e demais organizações para apresentar o conselho.

 

Diretor Regional: Gilberto Bordin

Articuladora da Regional: Pamela Lemos Bortoluzzi

E-mail: pamela.bortoluzzi@sistemafiep.org.br        

Telefone: (45) 3220-5466

 

Confira aqui todas as instituições participantes deste núcleo:

Associação Amor em Fios

Associação Pró Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade 

BWA Consultoria

Câmara Municipal de Cascavel

Cascavel Rosa

Companhia Paranaense de Energia (COPEL)

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR)

Hospital do Câncer de Cascavel - UOPECCAN

Lions Club

JCI

A. M Lima - Jornal O Comunitário

Motion Tecnologia em Elevação

Panificadora A Camponesa

Pastoral da Criança

Pastoral da Pessoa Idosa

Prati Donaduzzi

Prefeitura Municipal de Toledo

Projeto Recicleu Recicléo

Secretaria Municipal de Assistência Social

Secretaria Municipal de Saúde

UNIVEL

UNIMED Cascavel

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.
    Fiep   Federação das Indústrias do Estado do Paraná   Direitos Reservados
    Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR