Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Dando prosseguimento nas reuniões de Equipe de Projeto do CPCE, no dia 09 de março foi realizado um debate em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, que trata da indústria,infraestrutura e inovação no Laboratório de Criatividade, no Campus da Indústria. Estiveram presentes representantes da Agressor Zero. Brose Brazil, BS MAX – Instituto Bom Aluno do Brasil, Instituto Robert Bosch Ltda, FACOP, FAES Curitiba, IBQ Indústrias Químicas S.A (Britanite), JCS Group, Radiante Engenharia de Telecomunicações e SINAEES, SICEPOT, SINPACEL e Uninter.
Para tratar do Dia Internacional das Mulheres o Sr. Luiz Ferracin, gerente de inovação do Senai trouxe as principais invenções realizadas por mulheres, e discorreu sobre os impactos positivos na nossa sociedade.
A mulher inventou a máquina de fazer sorvete (1843) máquina de lavar louças(1893), filtro de café(1908) , geladeira elétrica (1914), as fraldas descartáveis (1951), invenções que tornaram suas vidas mais fáceis, também criou: bote salva vidas (1888), aquecimento central (1919), escada de emergência(1887), limpador para brisa (1903), vidro sem reflexo (1940), painéis solares(1947), fibra kevlar para coletes a prova de bala(1965) , circuito fechado de televisão (1969). Na área da saúde, mencionou a invenção das seringas(1899), a brasileira responsável pela compreensão dos mecanismos causadores de doenças genéticas, a identificação do HIV, o medicamentos para gota, leucemia e herpes por exemplo.
Ferracin fez uma abordagem sobre a Industria 4.0, onde as mulheres também estão presentes, pois há
muito tempo, a mulher contribui nas invenções que envolvem a tecnologia da informação a
exemplos da linguagem cobol (1944), algoritmo de computador, entre outras descobertas.
Apresentação
Participantes da Reunião (Foto: Alexandre Fraga Corrêa)