A Importância da Destinação Fiscal em Prol do Social

Na manhã da sexta-feira 19/04/24, o Conselho de Responsabilidade Social – CPCE do Sistema Fiep realizou uma live sobre Destinação Fiscal em Prol do Social, reunindo importantes protagonistas como: Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA, Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa – CEDI, Robert Bosch, Copel - Agência Londrina, Conselho Regional de Contabilidade -CRC PR e Superintendência da Receita Federal do Brasil - 9ª Região Fiscal.

A abertura foi realizada pelo Sr. Fernando Mizote, Coordenador do Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Fiep, que em sua fala ressaltou a importância de por meio da Destinação Fiscal no Imposto de Renda “tenhamos a oportunidade de fazer diferença significativa, impulsionando o crescimento econômico por meio do investimento inteligente no futuro da sociedade, direcionando nossas destinações para fundos e leis constituídos.”

Juliana Sabbag, explicou que pessoas físicas e jurídicas podem conhecer o banco de projetos no site do CEDCA -PR e lá buscar a causa que melhor se aproxime de seus interesses.

Dirceu, explicou como fazem, enquanto indústria, as suas destinações e como estimulam os funcionários a destinarem o Imposto de Renda. Kátia, da Copel Agência -Londrina mostrou uma linha do tempo desde 2012, onde hoje há melhora significativa no índice do engajamento de colaboradores da instituição.

O Sr. Fernando Borazo, representando o CRC-PR, convidou todos os participantes da live para participarem do “DOA Curitiba”, dia 26 de abril, na Boca Maldita onde profissionais contábeis voluntários, estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024, e orientar como destinar seu imposto.

A Delegada Adjunta da Superintendência da Receita Federal Maria Fernanda, explicou os passos para a realização da destinação, destacando a necessidade de pagamento do Darf até a data limite, evitando assim contratempos futuros tanto na destinação quanto com a fiscalização.

Todos os palestrantes mostraram a importância do recurso destinado para o nosso estado/município, com a possibilidade de escolha da instituição alinhada ao planejamento estratégico de sua empresa e das pessoas físicas com desejo de contribuir e impactar diretamente na realidade local, colaborando diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e com a agenda ESG no pilar Social.

Agradecemos todos os envolvidos nessa ação e a Unilehu por realizar a interpretação em LIBRAS.

Caso queira compartilhar a live disponibilizamos o link para o Vídeo no Canal da Indústria do Youtube.