08/12/2023

Boas Práticas da Regional Oeste

ODS

No dia 7 de dezembro, o Conselho de Responsabilidade Social do Sistema FIEP e o Núcleo ODS de Toledo reconheceram 13 organizações por suas boas práticas sustentáveis, realizando a entrega do Selo Sesi ODS. Seis dessas instituições são de Toledo, outras seis de Marechal Cândido Rondon, e uma de Terra Roxa. Esta é uma certificação concedida a instituições que demonstraram excelência em áreas como ambiental, social, governança ou inovação por meio da realização de projetos de responsabilidade social. Os projetos são submetidos a um edital e a solenidade de boas práticas é realizada em Curitiba no prestigiado Congresso Sesi ODS.

O evento em Toledo, realizado na unidade Sesi/Senai teve por objetivo oportunizar às organizações dos municípios de Toledo, Marechal Cândido Rondo e Terra Roxa o compartilhamento das boas práticas e principalmente o reconhecimento dessas iniciativas em prol da construção de uma sociedade mais justa, êquanime em um planeta mais sustentável.

O evento contou com a presença de Fernando Mizote, coordenador do Conselho de Responsabilidade Social da FIEP, que compartilhou sua experiência com os ODS na cidade de Campo Mourão e trouxe atualizações sobre a agenda global, relatando sobre sua visita na cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) na cidade de Genebra - Suíça - no último mês. Ele ainda destacou o trabalho do Brasil com energias limpas, mas também reconheceu desafios a serem superados em comparação com o cenário mundial.

Dielson Kleber Pickler, coordenador do Núcleo ODS Toledo, destacou a importância de tornar públicas essas iniciativas transformadoras que muitas vezes passam despercebidas. O vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt, participou da cerimônia, elogiando as organizações homenageadas e enfatizando a relevância da solidariedade e do voluntariado para construir um mundo melhor.

O encontro foi inspirador, proporcionando às organizações a oportunidade de compartilhar projetos sustentáveis, trocar informações e fortalecer conexões. A articuladora do Conselho de Responsabilidade Social da Fiep, Pâmela Lemos Bortoluzzi Lunelli, elogiou a iniciativa de Toledo em reconhecer as boas práticas locais, destacando o comprometimento das organizações na construção de um mundo melhor.

Receberam o Selo Sesi ODS as seguintes instituições:

TOLEDO

Associação de ensino, Pesquisa e Extensão Biopark