05/12/2023

Os 20 anos do CIFAL Curitiba/UNITAR foram celebrados na 27ª reunião do CPCE

Ações realizadas pelo Conselho de Responsabilidade Social foram apresentadas

Nesta terça-feira, 5 de dezembro (Dia do Voluntário), a Fiep, por meio do  Conselho de Responsabilidade Social CPCE, promoveu a 27ª Reunião do Conselho. O CPCE articula e orienta os interesses em investimento social privado, apoiando a formação de empresários e cidadãos comprometidos com uma sociedade sustentável, com foco nos fatores econômico, ambiental e social. Atualmente, o CPCE é composto por 230 organizações conselheiros, 28  sêniores e  20 júniores.

Fernando Yukio Mizote, que assumiu em outubro a coordenação do Conselho Temático da Fiep, abriu o evento, enfatizando que o poder público não consegue resolver todos os problemas e que cabe à sociedade agir. “Muitas instituições já desenvolvem projetos fantásticos que precisamos potencializar, mas, também, apoiar aquelas que não sabem por onde começar”, afirmou. “Por meio dessa rede de 278 conselheiros, visamos fomentar essas ações e parcerias para impactar positivamente a comunidade paranaense.”  A distância o vice coordenador Valter Orsi acompanhou a reunião assim como o conselheiro sênior Cleuton Carrijo.

Na sequência, Mizote e João Arthur Mohr, superintendente da Fiep, entregaram uma placa à Rui Brandt pelo tempo à frente do conselho. Brandt lembrou que quando assumiu o grupo, sua visão era muito voltada para o ambiental e pouco para o social. Afinal, por atuar no setor de celulose e papel, tem a questão no DNA. “Foram sete anos de crescimento humano nas trilhas da inclusão, da diversidade, dos ODS e do ESG”, disse. “Agradeço a oportunidade de olhar o mundo fora dos números e do lado das pessoas que estendem as mãos ao próximo.” Os diretores regionais de sua gestão, Renata Amano, da Norte, Paulo Pereira Lima, da Noroeste, e Gilberto Luiz Bordin, Oeste, além de Victor Manuel Gonçalves Barbosa que não pode estar presente, também foram homenageados pelo comprometimento com a responsabilidade social, Indianara Prestes Mattar Milléo e os conselheiros do CPCE  Campos Gerais, acompanharam.

Durante a reunião, os presentes ainda conheceram os números e ações de destaque realizadas em 2023, apresentados pela executiva Rosane Fontoura – foram 80 ações, 34 encontros e 16 reuniões e 30 encontros de parceiros que atingiram a um público direto de 1818 pessoas e indireto de 3161. Além, disso, assistiram à palestra de Carolina Costa, da Engie, que apresentou as ações de sustentabilidade da instituição, a Engie faz parte do Conselho Mundial Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável - WBCSD. No final do evento, houve a entrega do Prêmio Sesi ODS às instituições que não estiveram na cerimônia oficial em outubro.

20 anos do CIFAL no Brasil

A reunião foi marcada pela celebração dos 20 anos do Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes – CIFAL Curitiba/UNITAR, o primeiro do Brasil. Higor Menezes, gerente de Relações Internacionais da Fiep, enfatizou a importância da organização em promover a colaboração entre diferentes atores da sociedade.

“Os ODS são a força motriz para o desenvolvimento sustentável nas ações coletivas para desafios globais. O CIFAL Curitiba reitera essa colaboração para apoiar os projetos alinhados à sua missão. Que essa celebração seja um impulso para um futuro mais sustentável, com cooperação global e local”, afirmou. Ele destacou também a presença de Cássio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba, e Deise Noéli Weber Kustra, membro do Conselho de Administração do UNITAR e presidente da Organização Mundial da Família, responsáveis pela vinda do CIFAL à Curitiba.

“O CIFAL Curitiba foi o primeiro a ser fundado. Trouxemos a ideia ao prefeito da época, o Cassio Taniguchi, que a abraçou na hora. Desde então, o CIFAL Curitiba nunca teve nenhuma interrupção, sempre foi muito ativo, então é uma grande alegria estar nessa comemoração”, afirmou Deise.

Apresentação dos Resultados