29/11/2023

Destinação de IR - URGENTE

Incentivos Fiscais
Conforme informações retiradas da página “Meu Imposto de Renda - Receita Federal”, atualizadas até 23/11/2023 e DARF pagos até 31/05/2023, é possível analisar o potencial que o Brasil, Estados e municípios possuem em relação aos contribuintes que encontravam-se nas condições de efetuar a chamada Doação Diretamente na Declaração e que não o fizeram principalmente por falta de conhecimento do mecanismo e acabam deixando o seu imposto nos cofres públicos.
No Brasil houve um potencial de 16.077.478 contribuintes, destes apenas 202.602 deles fizeram a Doação Diretamente na Declaração (DESTINAÇÃO) através de pagamento do DARF até 31/05/2023, informado e gerado no Programa de Declaração de Imposto sobre a Renda, o que representa um percentual de 1,26% do potencial.  No estado do Paraná houve um potencial de 933.202 contribuintes, destes apenas 22.744 deles fizeram a Doação Diretamente na Declaração (DESTINAÇÃO) por meio  de pagamento do DARF até 31/05/2023, informado e gerado no Programa de Declaração de Imposto sobre a Renda, o que representa um percentual de 2,43% do potencial. (fonte: Gisela Fonseca)
No CPCE temos alguns conselheiros Gisela Fonseca (Londrina), Leandro Marins/Eduardo Oliveira (Curitiba), William Fischer (Cascavel) que disseminam e voluntariamente explicam e esclarecem os processos da destinação, o que somos gratos pois muito podemos fazer para aumentar a destinação em prol do social.
Curitiba
Regionais
🔎Pessoas Jurídicas e Pessoas Físicas podem destinar até o dia 29 de dezembro parte do Imposto de Renda devido para o Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente, Pessoa Idosa, e outras Leis de Incentivos Fiscais como: Cultura, Esporte, Programas do PRONON e PRONAS.
📥Todo valor arrecadado é usado para financiar projetos voltados à proteção e defesa de garantia dos direitos de grupos vulneráveis em todo o Paraná.
🙏🏻Conheça as organizações da sociedade civil conselheiras do CPCE, fale com o seu contador e procure informações no seu munícipio.
🙏🏻 Confira os projetos incentivados (clique aqui)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.