25/11/2023

Agenda da Semana em Campos Gerais

Educando na Sustentabilidade

A regional Campos Gerais por meio da participação colaborativa da Sra Glaucia Wesselovicz. nesta semana participou de três momentos importantes de disseminação da Agenda 2030 no mundo empresarial, acadêmico e escolar, a convite dos conselheiros da região.

No dia 18, a convite da ACIPG participamos do Inova Summit, iniciativa promovida pelo Conselho Jovem da Associação Comercial, Industrial de Ponta Grossa, a dialogar no painel ESG na Prática composto pelos membros do Comitê ESG da Associação, ao qual o CPCE participa para contribuir com a importância do critério Social para o desenvolvimento das empresas e sociedade. Ao lado da conselheira Caroline Schoemberger que também faz parte da Diretoria de Meio Ambiente da ACIPG e Fábio Nabozni Empresário da tecnologia e membro do comitê, trouxeram em suas considerações a importância de uma governança estruturada para a consolidação das ações ambientais e sociais, buscando o engajamento de toda a liderança e mecanismos para monitoramento de ações que impactem dentro e fora da organização para as pessoas e o planeta. Em nota, um dos realizadores do evento, Chris Paiva, afirmou que a troca entre palestrantes e participantes do evento proporcionou insights e que conseguiram absorver conteúdos importantes, além da realização de muitos contatos.

Já no dia 22, a UTFPR promoveu dos dias 20 a 23 de novembro o XIII Seminário de Extensão e Inovação e o XXVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SEI-SICITE 2023), com objetivo de incentivar a adoção dos ODS na extensão universitária, o CPCE participou com a Oficina ODS, buscando fazer uma análise das ações que a própria instituição desenvolve e quais objetivos tem atendido com as iniciativas. Participaram da oficina acadêmicos e agentes administrativos da extensão para conhecerem melhor os indicadores e poderem ter um olhar mais abrangente das suas ações em relação ao impacto promovido na sociedade.

E ainda no dia 23, estivemos acompanhando a entrega da premiação da 14º edição do Programa Campo Limpo do INPEv, promovida pela organização conselheira Assocampos, ao qual compomos a comissão de julgamento dos trabalhos realizados por alunos de escolas municipais, neste ano concorreram trabalhos entre desenhos e redações do 4º e 5º de 53 escolas, mais de 3800 alunos de seis municípios: Carambeí, Ipiranga, Irati, Ponta Grossa, Rio Azul e Teixeira Soares. Na oportunidade, a Comissão Avaliadora dos trabalhos foi convidada a participar das entregas locais da premiação aos alunos que recebem um kit escolar completo personalizado e para 1º lugar um notebook.  A participação nestas iniciativas congrega a oportunidade de multiplicar o trabalho idealizado e realizado pelos conselheiros do CPCE da regional, por meio do compartilhamento das Boas Práticas, com a integração de Parcerias.