24/11/2023

Resultados de 2023 do Noroeste e Norte

Reuniões do Conselho

Conselheiros e parceiros das regionais norte e noroeste se reuniram no espaço Eurogarden em Maringá para a reunião do Conselho de Responsabilidade Social – CPCE que além de apresentar os resultados do ano, avançou na medida de apresentar conceitos sobre cidades sustentáveis aos convidados.

Começamos o dia com o inusitado e belo momento que  a conselheira Gracielle da Silva Flores da Sanepar, que nos abrilhantou com a declamação do poema o Menestrel - William Shakespeare, uma poesia atemporal, onde fala sobre a confiança e a importância de se importa com os outros“ E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.”

‘Fernando Mizote novo coordenador estadual do conselho desejou as boas vindas aos presentes, reforçou que o trabalho voltado a sustentabilidade é um trabalho de longo prazo, deve ser realizado coletivamente, por isso as parcerias são de extrema relevância para a efetividade e disseminação de boas práticas.

Paulo Lima, que encerra sua gestão 2017/2023 apresentou os trabalhos destaques da regional noroeste, sendo eles a 7ª edição do Incentive o Bem, a Agenda 2030 nas Universidades; ODS Impulsionadores dos Negócios em Paranavaí;  Oficina de Projetos; o Circuito ODS nas indústrias, a produção do “Chart”; Bem-estar e Cidadania Feminina na Indústria; participação na 1ª Comitiva da OIM em Roraima; a 3ª edição do Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos e a visita técnica ESG nas indústrias Coca-Cola Femsa e Cocamar.

Representando a sra. Renata Amano, gestão 2019/2023, Nayara Peixoto evidenciou as reuniões mensais itinerantes como na Belagrícola, Espaço Cocriagro e Trucks Control;  a Visita Técnica ESG na GMTex; a Oficina e orientações sobre a Destinação Fiscal; as Oficinas de Elaboração de Projetos;  as Campanhas de arrecadação de tampinhas plásticas em parceria com 9 sindicatos patronais e de Doação de Sangue; Ações de educação ambiental e Sustentabilidade com alunos da Escola SESI Internacional de Referência; Parcerias potentes com associações e núcleos entre outras ações que promoveram a integração dos diversos setores da sociedade contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Késsia Stemmer explanou o porque o Eurogarden é considerado o bairro mais sustentável do mundo contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 20 30; Eixo Ambiental - Captação de água da chuva (ODS6) e prevê a gestão integrada de águas (jardins de chuva). As edificações estão sendo projetadas para receber luz solar (ODS7). Gestão de resíduos, com lixeiras seletivas, lixeiras subterrâneas coletivas (ODS12). Serão 20 mil árvores frondosas, com mais de 300 espécies, entre elas, álamos e plátanos.(ODS15). Eixo Econômico - Adota o conceito One Stop Life, em que as pessoas e famílias não precisam realizar grandes deslocamentos para ir de casa para o trabalho, para realizar suas refeições ou para ir em busca de gastronomia, entretenimento, esportes e lazer,  contribui na construção de uma cidade inteligente (ODS11) e tecnológica (ODS9), sendo considerado o bairro mais sustentável do mundo. Eixo Social - No investimento proposto está prevista a instalação de hospital(ODS3),  escola(0DS4), e outras áreas de lazer e convivência social entre moradores do bairro. O empreendimento também tem olhar para a população do entorno na medida que permite que proporciona ações de cunho social.

Os participantes foram convidados a conhecerem duas salas imersivas que ilustram todo o conceito apresentado por Késsia.  Jeane Nogaroli também fez um fala da importância do empreendimento que será um legado para a cidade de Maringá e falou que sociedade que pensa em todos vai longe.

Organizações conselheiras que foram contemplados com o Selo SESI ODS receberam seus certificados, uma forma de reconhecer os trabalhos realizados frente as temáticas ambientais, sociais e de governança corporativa, práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Paulo Lima agradeceu aos conselheiros, a gestora Rosane Fontoura e as articuladoras Emanoela Fertonani e Nayara Peixoto e principalmente Rui Brandt que liderou o Conselho de forma brilhante desde 2016 pelo comprometimento em sua gestão e evidencia que o trabalho do conselho de responsabilidade social – CPCE é um impulsionador de soluções frente aos desafios enfrentados pela indústria e sociedade cooperando para o crescimento econômico e sustentável do Paraná