19/10/2023

Circuito ODS: Cidadania no Congresso SESI ODS

Educando na Sustentabilidade

O Conselho de Responsabilidade Social – CPCE, organizou um Circuito ODS: Cidadania, no dia 18 de outubro. O Circuito consistiu na visita às organizações conselheiras: Volvo, Sanepar, Passos da Criança e ODPH que trataram dos principais eixos da sustentabilidade: prosperidade, planeta, paz e para falar de educação/pessoas o grupo foi até a UBEC para conhecer a Cidade Mirim .

No Memorial de Segurança no Transporte, fomos recebidos pela conselheira Anaelse Oliveira, que contou histórico da responsabilidade social da indústria Volvo e os conselheiros tiveram oportunidade de interagir com vários ambientes, conhecendo mais sobre o mundo do trânsito. O memorial é um espaço educativo, onde se aprende brincando e tudo para o poderoso propósito de salvar vidas por meio da conscientização das pessoas para a redução de acidentes.  Anualmente morrem no mundo 1,5 mi de pessoas no trânsito.

Na UBEC, a Sra Vanusa Vilarinho, com 13 vereadores mirins mais a prefeita e vice-prefeita recebeu o grupo e apresentaram as propostas de gestão. A cidade mirim é uma ferramenta pedagógica poderosa, pois as crianças reproduzem na cidade fictícia “FelizCidade” como podem ser participativas e cidadãs. Para a Vanesa, diretora do Colégio Católica Curitiba, enfatiza que a interação entre os pequenos políticos e os representantes da sociedade civil e do mundo empresarial  reforça ainda mais nosso compromisso contínuo com a cidadania, o diálogo e a colaboração na busca por um futuro melhor

Na Sanepar tivemos a palestra do conselheiro Murilo Wenzel , no Memorial do Rio Iguaçu, que apresentou a importância da água, em seus mais diversos usos e o grupo interagiu com os painéis educativos instalados no espaço.

Nas organizações da sociedade civi: Passos da Criança e ODPH, localizadas na Vila Torres, foi possível ver o trabalho relevante das organizações em prol da construção de sociedades pacíficas por meio de projetos de educação e atividades de cunho cultural.

O grupo que participou do circuito foi recebido pelos palhaços da organização Nariz Solidário que de forma inusitada, divertida e comprometida demonstrou que só podemos alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável- ODS por meio de Parcerias.

Para mim o Circuito ODS Cidadania, foi extraordinário, pois podemos ver na prática a aplicação dos ODS, pelas instituições a qual visitamos.  Celso Bernardo - SIDECON.

Para Murilo, “A participação no Circuito Cidadania - ODS, evento realizado pelo CPCE, foi uma verdadeira aula de cidadania. Junto a um grupo fraterno de representantes de diversas entidades experenciamos os 5Ps dos objetivos de desenvolvimento sustentável nos corações dos visitados. O acolhimento de caminhões, ônibus vermelhos da Volvo, “cara da nossa Curitiba”, crianças prefeitas, adolescentes, educadores, arte de Poty Lazaroto, narizes vermelhos, .... Só quem se abraçou, sabe o calor de ser sustentável.