10/10/2023

Visita Técnica a Cocamar

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – Conselho Temático da Fiep, como forma de estimular a sinergia entre seus conselhos promove visitas técnicas que consiste em conhecer in loco os projetos, as práticas e os processos na indústria em prol da Agenda 2030 e os critérios ESG. Essa atividade é uma ação complementar as ações do eixo Sustentabilidade na Cadeia de Valor, o qual, visa o intercâmbio de boas práticas e metodologias para criar conexões produtivas entre as empresas com os seus fornecedores, colaboradores, consumidores e demais partes interessadas. O diretor da regional Noroeste do CPCE Paulo Pereira Lima, industrial na área da Construção Civil reforça o compromisso em estimular as Indústrias a estarem prontas para disseminar suas boas práticas “Organizações integrantes do CPCE concebem a sustentabilidade como algo contínuo, preparando ações e projetos que prepare indústrias do Paraná para o futuro, com foco nos temas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG)”.

O CPCE Noroeste já realizou visitas técnicas na Crivialli, Beckhauser, e nesse ano de 2023 a regional noroeste promoveu: SANEPAR Maringá e Coca-Cola FEMSA unidade Maringá.

A indústria conselheira Cooperativa Agroindustrial de Maringá - Cocamar é um modelo indiscutível de Responsabilidade Social. Recentemente a indústria lançou um completo e detalhado Relatório de Sustentabilidade ESG Cocamar 2022 com principais informações sobre o desempenho e as práticas de gestão da cooperativa nos aspectos Ambiental, Social, e de Governança. A Gerente Executiva de Governança Fernanda Braz Volpato Czusz, fez apresentação institucional da Cooperativa que nesse ano completou 60 anos. A base na Visão 2030, a Cocamar tem como foco o planejamento alinhado ao ESG. Em sua fala, o destaque especial foi o Relatório de Sustentabilidade ESG Cocamar e nas ações de Responsabilidade Socioambiental e de Governança.  Também foram apresentadas as práticas boas práticas que mantemos para nos aproximarmos cada vez mais de nosso cooperada e perpetuando a agricultura sustentável.

A conselheira Maria Júlia Bonfim Santana da Totalmix enfatizou que a Cocamar é uma das cooperativas que está presente na região noroeste do Paraná e o momento foi oportuno para verificar suas atuações e quem sabe futuramente firmar parcerias em prol de boas ações a todos!

Aurieliza H. Takizawa da Lighsweet Indústria e Comércio de Alimentos expressou que o momento “Foi uma honra conhecer as iniciativas ESG realizadas pela COCAMAR, mais ainda os valores dessa organização, que favorecem a comunidade e o meio ambiente. Parabéns à FIEP pelo benchmarking que aproxima empresas e práticas”.

A indústria compartilhou com os conselheiros do CPCE o “Acervo Histórico da Cocamar” que retrata a linha histórica de seus 60 anos além da oportunidade de conhecer objetos, materiais, máquinas doadas por cooperados e pioneiros da região. O momento foi encerrado após demonstração dos processos de envase de molho e na indústria de óleo, processos de ecoeficiência hídrica ODS6, energética ODS7e gestão dos resíduos (ODS12) da fábrica, conhecendo uma parte do complexo industrial da Cocamar.

"A visita foi extraordinária, como é bom acompanhar empresas como a Cocamar com tantos projetos inspiradores, com responsabilidade social e ambiental, e com visão e planejamento para o futuro sustentável e regenerativo” (Robson André Ottersbach, da Beckhauser).